(112)
SuperHiper
Apresentação
Redação
Última edição
Edições Anteriores / Publicações
Meu fornecedor
Publicidade Janeiro
 
Você está em:

SuperHiper

Edições Anteriores / Publicações

Maio/2015

- Conjuntura– PME (IBGE): Desemprego continua em alta, com 6,4% em abril
- Abrasmercado varia 1,40% e acumula 4,95% em 12 meses
- Abrasmercado: Com alta de 1,78%, Região Norte volta a ser a mais cara do País
- PMC: comércio varejista acumula queda de -0,8% no ano
- Análise macro – Brasil deverá ter um dos piores resultados da economia global
- Indicadores – Indicadores macroeconômicos e do varejo

Maio/2015

Capa
Confira nesta edição as conclusões do VII Estudo sobre Gerenciamento por Categoria, realizado com exclusividade pela Kantar Worldpanel para SuperHiper. A pesquisa mapeia a relação de consumo do shopper com cerca de 100 categorias e revela diversos indicadores estratégicos que auxiliam o varejista na definição do seu mix, como tíquete médio, faturamento das categorias, presença nos lares, frequência de compras, o comportamento das classes econômicas, principais canais de venda, dentre outros dados.

Exclusiva
Entrevista com o deputado federal Manoel Júnior (PMDB-PB) revela suas expectativas e responsabilidades à frente da recém-criada Frente Parlamentar Mista em Defesa do Comércio, Serviços e Empreendedorismo

Oportunidade
O segmento premium de cervejas está em ascensão no País e merece a atenção do varejo supermercadista. Redes estão vendendo mais rótulos especiais e a indústria possui boas expectativas para os próximos anos

Evento
Evento em Brasília reuniu supermercadistas, profissionais da indústria e autoridades políticas para apresentar os resultados do 38o Ranking Abras/SuperHiper. Solenidade homenageou as 20 primeiras colocadas do setor e contou com a apresentação da Frente Parlamentar Mista em Defesa do Comércio, Serviços e Empreendedorismo

Regionais
A pesquisa especificou o desempenho de cada região do País, detalhando questões importantes, como o perfil do shopper, desembolso e principais canais de vendas

Mercearia seca
No geral, seção teve desempenho positivo em 2014, com alta nos indicadores de receita, volume e gasto médio do consumidor

Refrigerados
Seção de refrigerados foi a que apresentou maior elevação do tíquete médio e também avançou em outros índices de consumo

Mercearia líquida
Com alta em diversos índices, cesta novamente registrou o maior crescimento em unidades comercializadas no ano passado

Higiene e beleza
Faturamento da cesta avança e outros indicadores de consumo também se comportam de maneira positiva

Limpeza
Cesta de limpeza apresenta elevado crescimento no índice de receita e, além disso, foi a campeã no aumento de volume e gasto médio

Bazar
Varejo supermercadista ampliou a sua participação nas vendas de chinelos e manteve elevada importância na comercialização de rações para cães

Abril/2015

- Pelo terceiro mês seguido, desemprego sobe e chega a 6,2% em março
- Abrasmercado varia 0,84% e acumula 5,19% em 12 meses
- Cebola e leite puxam Abrasmercado na Região Sul: 1,99% no mês
- Comércio varejista acumula queda de -1,2% no ano
- Confiança melhora e o dólar começa a procurar seu novo equilíbrio
- Indicadores macroeconômicos e do varejo

Abril/2015

Capa
Setor segue trajetória de crescimento, que dura mais de uma década, mas experimenta desaceleração em 2014, quando cresceu 8,4%, nominal, 1,8%, real, e faturou R$ 294,9 bilhões

Exclusiva
Presidente da Nielsen no Brasil, Luis Arjorna conta um pouco da sua trajetória profissional e fala, entre outros assuntos, sobre suas expectativas para o mercado de consumo brasileiro em 2015

Especial inverno
Prepare-se para vender mais produtos que ganham força no inverno. Além da habitual sazonalidade, o período traz datas comemorativas, como Dia dos Namorados e festas juninas; SuperHiper dá dicas para aproveitá-las também

Critérios e Metodologia
Saiba como é feito o Ranking Abras/SuperHiper

Análise das 500
As 500 maiores empresas do setor cresceram 12%, atestando a evolução na qualidade da amostra do Ranking, que contou com a entrada de novas e robustas empresas

Investimentos
Em 2014, os investimentos aumentaram. O principal foco foi reforma e ampliação de loja e não inaugurações. Para 2015, os investimentos devem crescer mais

Análise das 300
Boa parte do desempenho obtido pela soma das empresas do Ranking foi puxada pelas 300 maiores, cuja expansão, nominal, foi de 12,4% no período. Só, o grupo faturou R$ 253,4 bilhões

Análise das 50 maiores
Locomotiva do setor, as 50 maiores redes do Ranking cresceram 10,8%, mais do que em 2014. Além de novos declarantes, o grupo contou com forte crescimento de empresas tradicionais

Tabela das 500 maiores

Análises das pequenas
A quantidade de respondentes do Ranking deste ano chegou a 1.107 e esses 607 supermercados, à parte dos 500 maiores, mostraram números grandes: receita de R$ 3,5 bilhões e 672 lojas

Tabela da 501a à 1.107a

Análises Especiais
As principais tendências do setor estão nesta reportagem, em “detalhes” como desempenho de venda por seção de loja, composição de mix, oferta de serviços, meios de pagamento mais usados, perfil da mão de obra, etc.

Índice por estados

Análise Regional
Estudo revela, com base nas 500 maiores empresas do Ranking, o faturamento do setor por estado, a participação de cada um deles na receita e no número de lojas.

Política
Para reforçar a importância política do setor de varejo e de serviços, foi instalada, no dia 9 de abril, a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Comércio, Serviços e Empreendedorismo. Saiba mais sobre a finalidade dessa frente nesta edição

Institucional
O setor de comércio de alimentos trabalha para ter representação política à altura de sua força econômica e a recém-criada Câmara Brasileira do Comércio de Gêneros Alimentícios (CBCGAL), da CNC, é prova disso. Nesta reportagem, SuperHiper mostra como funciona esse importante órgão

Março/2015

Capa
Em sua 16ª edição, a pesquisa Líderes de Vendas, desenvolvida pela Nielsen, mostra como ficou a disputa entre as marcas de 220 categorias pela preferência dos consumidores brasileiros. O estudo traz ainda indicadores de vendas de itens industrializados. Em 2014, o desempenho foi bom

Calendário
Numa das datas mais rentáveis do varejo, o Dia das Mães, saiba identificar o perfil de consumidoras que frequentam sua loja, que além de mais influentes estão cada vez mais heterogêneas

Evento
Em seu 16o ano seguido de realização, o Café da Manhã Líderes de Vendas homenageou as empresas que encabeçam as 220 categorias de produtos analisadas pela pesquisa homônima

Alimentos
Embalagens cartonadas mais em conta ensejaram o aumento no consumo e na frequência de compra da categoria leite condensado, que cresceu 10% em receita e 8,5% em volume em 2014

Alimentos Perecíveis
O verão estendido de 2014 trouxe seca, mas também foi a principal razão para o aumento nas vendas de sorvetes. A categoria foi o destaque da cesta Perecíveis: 19,7% de crescimento em volume, e 21,5%, em receita

Bazar
A cesta perdeu participação nas vendas do autosserviço, mas alguns segmentos foram bem. Sua linha mais forte, a de itens para cozinha cresceu 6,2% em 2014

Bebidas
Com sol mais presente que de costume, 2014 foi um ótimo ano para a cesta de Bebidas. Muitas se deram bem, entre elas os energéticos que, com embalagens mais em conta, cresceram 17,7% em volume

Eletroeletrônicos
Café é sempre bom, se for mais prático de fazer e continuar saboroso, melhor ainda. As cafeteiras elétricas ilustram bem essa ideia e se destacam entre os eletrônicos. Em receita, suas vendas cresceram 12% em 2014

Higiene e Beleza
A cesta que se comportou muito bem em 2014, teve como destaque os Oral Care, itens de higiene bucal, que cresceram 25% em receita, muito em função da sofisticação dos cremes dentais

Limpeza
Águas sanitárias e alvejantes foram os grandes destaques da cesta Limpeza em 2014. A categoria apresentou expansão de 7,7% em faturamento e maior contribuição veio dos itens sem cloro, com maior valor agregado

Benefícios
Os programas de fidelidade ou de recompensas crescem cada vez mais no varejo supermercadista. Nesta reportagem, SuperHiper mostra as modalidades existentes e como usá-las da melhor maneira em sua loja para entender quem é e o que seu cliente quer

Março/2015

- Desemprego em fevereiro atinge nível mais alto desde 2011
- Abrasmercado varia 0,69% e acumula 7,36% em 12 meses
- Região Nordeste tem a maior variação de preços do País
- Grupo Pão de Açúcar continua na liderança do setor
- Rendimento médio do trabalhador apresenta queda após 40 meses
- Indicadores macroeconômicos e do varejo

Veja mais: