(112)
SuperHiper
Apresentação
Redação
Última edição
Edições Anteriores / Publicações
Meu fornecedor
Publicidade Outubro
 
Você está em:

SuperHiper

Edições Anteriores / Publicações

Abril/2015

- Pelo terceiro mês seguido, desemprego sobe e chega a 6,2% em março
- Abrasmercado varia 0,84% e acumula 5,19% em 12 meses
- Cebola e leite puxam Abrasmercado na Região Sul: 1,99% no mês
- Comércio varejista acumula queda de -1,2% no ano
- Confiança melhora e o dólar começa a procurar seu novo equilíbrio
- Indicadores macroeconômicos e do varejo

Abril/2015

Capa
Setor segue trajetória de crescimento, que dura mais de uma década, mas experimenta desaceleração em 2014, quando cresceu 8,4%, nominal, 1,8%, real, e faturou R$ 294,9 bilhões

Exclusiva
Presidente da Nielsen no Brasil, Luis Arjorna conta um pouco da sua trajetória profissional e fala, entre outros assuntos, sobre suas expectativas para o mercado de consumo brasileiro em 2015

Especial inverno
Prepare-se para vender mais produtos que ganham força no inverno. Além da habitual sazonalidade, o período traz datas comemorativas, como Dia dos Namorados e festas juninas; SuperHiper dá dicas para aproveitá-las também

Critérios e Metodologia
Saiba como é feito o Ranking Abras/SuperHiper

Análise das 500
As 500 maiores empresas do setor cresceram 12%, atestando a evolução na qualidade da amostra do Ranking, que contou com a entrada de novas e robustas empresas

Investimentos
Em 2014, os investimentos aumentaram. O principal foco foi reforma e ampliação de loja e não inaugurações. Para 2015, os investimentos devem crescer mais

Análise das 300
Boa parte do desempenho obtido pela soma das empresas do Ranking foi puxada pelas 300 maiores, cuja expansão, nominal, foi de 12,4% no período. Só, o grupo faturou R$ 253,4 bilhões

Análise das 50 maiores
Locomotiva do setor, as 50 maiores redes do Ranking cresceram 10,8%, mais do que em 2014. Além de novos declarantes, o grupo contou com forte crescimento de empresas tradicionais

Tabela das 500 maiores

Análises das pequenas
A quantidade de respondentes do Ranking deste ano chegou a 1.107 e esses 607 supermercados, à parte dos 500 maiores, mostraram números grandes: receita de R$ 3,5 bilhões e 672 lojas

Tabela da 501a à 1.107a

Análises Especiais
As principais tendências do setor estão nesta reportagem, em “detalhes” como desempenho de venda por seção de loja, composição de mix, oferta de serviços, meios de pagamento mais usados, perfil da mão de obra, etc.

Índice por estados

Análise Regional
Estudo revela, com base nas 500 maiores empresas do Ranking, o faturamento do setor por estado, a participação de cada um deles na receita e no número de lojas.

Política
Para reforçar a importância política do setor de varejo e de serviços, foi instalada, no dia 9 de abril, a Frente Parlamentar Mista em Defesa do Comércio, Serviços e Empreendedorismo. Saiba mais sobre a finalidade dessa frente nesta edição

Institucional
O setor de comércio de alimentos trabalha para ter representação política à altura de sua força econômica e a recém-criada Câmara Brasileira do Comércio de Gêneros Alimentícios (CBCGAL), da CNC, é prova disso. Nesta reportagem, SuperHiper mostra como funciona esse importante órgão

Março/2015

Capa
Em sua 16ª edição, a pesquisa Líderes de Vendas, desenvolvida pela Nielsen, mostra como ficou a disputa entre as marcas de 220 categorias pela preferência dos consumidores brasileiros. O estudo traz ainda indicadores de vendas de itens industrializados. Em 2014, o desempenho foi bom

Calendário
Numa das datas mais rentáveis do varejo, o Dia das Mães, saiba identificar o perfil de consumidoras que frequentam sua loja, que além de mais influentes estão cada vez mais heterogêneas

Evento
Em seu 16o ano seguido de realização, o Café da Manhã Líderes de Vendas homenageou as empresas que encabeçam as 220 categorias de produtos analisadas pela pesquisa homônima

Alimentos
Embalagens cartonadas mais em conta ensejaram o aumento no consumo e na frequência de compra da categoria leite condensado, que cresceu 10% em receita e 8,5% em volume em 2014

Alimentos Perecíveis
O verão estendido de 2014 trouxe seca, mas também foi a principal razão para o aumento nas vendas de sorvetes. A categoria foi o destaque da cesta Perecíveis: 19,7% de crescimento em volume, e 21,5%, em receita

Bazar
A cesta perdeu participação nas vendas do autosserviço, mas alguns segmentos foram bem. Sua linha mais forte, a de itens para cozinha cresceu 6,2% em 2014

Bebidas
Com sol mais presente que de costume, 2014 foi um ótimo ano para a cesta de Bebidas. Muitas se deram bem, entre elas os energéticos que, com embalagens mais em conta, cresceram 17,7% em volume

Eletroeletrônicos
Café é sempre bom, se for mais prático de fazer e continuar saboroso, melhor ainda. As cafeteiras elétricas ilustram bem essa ideia e se destacam entre os eletrônicos. Em receita, suas vendas cresceram 12% em 2014

Higiene e Beleza
A cesta que se comportou muito bem em 2014, teve como destaque os Oral Care, itens de higiene bucal, que cresceram 25% em receita, muito em função da sofisticação dos cremes dentais

Limpeza
Águas sanitárias e alvejantes foram os grandes destaques da cesta Limpeza em 2014. A categoria apresentou expansão de 7,7% em faturamento e maior contribuição veio dos itens sem cloro, com maior valor agregado

Benefícios
Os programas de fidelidade ou de recompensas crescem cada vez mais no varejo supermercadista. Nesta reportagem, SuperHiper mostra as modalidades existentes e como usá-las da melhor maneira em sua loja para entender quem é e o que seu cliente quer

Março/2015

- Desemprego em fevereiro atinge nível mais alto desde 2011
- Abrasmercado varia 0,69% e acumula 7,36% em 12 meses
- Região Nordeste tem a maior variação de preços do País
- Grupo Pão de Açúcar continua na liderança do setor
- Rendimento médio do trabalhador apresenta queda após 40 meses
- Indicadores macroeconômicos e do varejo

Fevereiro/2015

- Apesar do crescimento nulo do PIB, desemprego continua baixo
- Abrasmercado varia 1,04% no mês e fica abaixo do IPCA
- Região Centro-Oeste tem a maior variação de preços do País
- Vendas da Páscoa não devem mostrar crescimento este ano
- Frente às incertezas, dólar sobe. Mas isso pode favorecer recuperação
- Indicadores macroeconômicos e do varejo

Fevereiro/2015

Capa
Um dos períodos mais prósperos para o varejo, a Páscoa, está chegando. SuperHiper apresenta os principais lançamentos da indústria e mostra algumas das melhores estratégias no ponto de venda para destacar o que há de mais atrativo no mix de Páscoa para 2015; um ano desafiador para o varejo, em razão das turbulências econômicas do País

Solução de compra
Conheça o Supermercado +Fácil, novo conceito de solução de compra implantado pelo supermercado São Sebastião, de Barra Mansa (RJ). Em seis meses, o novo layout já se traduziu num ganho de 6,3% no tíquete médio

Exclusiva
Fernando Bara, principal executivo da rede paulista de atacarejo, Tenda, fala sobre o forte crescimento da empresa no mercado nacional e revela como tem sido a experiência internacional da companhia, que desde 2009 atua em Angola, onde expande seu faturamento em mais de 50% ao ano

Global NRF
A Big Show NRF 2015, um dos maiores eventos de varejo do mundo, destacou a
importância da loja física no conceito de omnichanel, tratou das transformações que os hábitos de consumo dos millenials (geração y) provocam no mix das lojas e mostrou as principais novidades tecnológicas do setor

Gestão
Num sistema tributário tão complexo, conhecer a fundo quais são as obrigações de sua empresa e prever a incidência de impostos sobre ela é uma forma eficaz de evitar surpresas desagradáveis e, muitas vezes, torná-la ainda mais competitiva no mercado

Perfil indústria
O mercado de água de coco ganha mais um concorrente e o leitor de SuperHiper tem o privilégio de conhecê-lo em primeira mão neste perfil. A indústria Frysk, do Grupo Aurantiaca, chega ao segmento com a marca Obrigado e prometendo um produto com alto grau de pureza

Veja mais: