(418)
SuperHiper
Apresentação
Redação
Equipe comercial
Assine
Última Edição
Edições Anteriores
Publicidade
» Internacional
 
Você está em:

SuperHiper

Artigo: Carrefour se reinventando 28/01/2019 às 17h

*Antonio Carlos Ascar

 

O Carrefour está se reinventando com essa "nova" loja que fica na Bélgica, em Mont-Saint-Jean, Waterloo (aquela região da famosa batalha de Napoleão). Foi reinaugurada no ano passado, e é primeira de uma série de lojas já adaptadas com inovações.

 

Até no Brasil várias lojas já tiveram seus layouts modificados, bem como a adoção de uma nova filosofia de trabalho que tem trazido os funcionários mais próximos de seus clientes. Vejam as novidades encontradas na loja de Waterloo.

 

• Um espaço denominado L'Atelier, para preparo de pratos no local, como pizzas (feitas por pizzaiolos), pratos asiáticos, sopas, sucos preparados na hora, entre outros; alguns pratos podem ser consumidos no espaço café (criado com uma parceria), considerado um espaço de convivência;

• Oferta de mais de 900 itens orgânicos, com apoio de seus fornecedores

• Hortifrúti nos orgânicos é feito 100% a granel. No hortifrúti tradicional as embalagens também tendem a desaparecer;

• Pesagem assistida no hortifrúti, compondo uma atmosfera de mercado tradicional;

• Peixaria imponente, majestosa, com variedade aumentada, defumação de salmão e preparo de sushis no local.

• Aumento na variedade de produtos étnicos;

• A padaria está trabalhando com uma forte equipe de padeiros, que está oferecendo pão fresco durante todo o dia (e não apenas de manhã);

• Açougue com uma boa oferta de carne premium e maturada para os amantes da carne;

• Seção de vinhos completa, com informações e orientação para os iniciantes, com o apoio de um sommelier;

• Corredor central amplo e bem promocional;

• Mais de 600 referências de cervejas organizadas por região de produção;

• Seção de beleza com entretenimento e serviços planejados, como serviço de manicure;

• Cantinho do bebê, com roupas, alimentos, fraldas e produtos para cuidados;

• Uma boa área usada pela livraria;

• Uma área de oferta de produtos sazonais;

• Seção de brinquedos, eletrônicos e multimídia;

• Drive no estacionamento para entrega de produtos de pedidos on-line.

• Área de atendimento e serviços como postagem, tiragem e revelação de fotos, financiamento, viagens, (serviços oferecidos pelo próprio Carrefour ou com um parceiro);

 

E mais: o Carrefour também priorizou a sustentabilidade, substituiu os cartazes de papel por inúmeras telas, instalou novas geladeiras a gás CO2, com portas que limitam as perdas de energia e iluminação LED de potência total integrada, o que resultará em uma redução de 15% no consumo de energia;

 

Uso de tecnologia digital para facilitar a vida dos clientes e oferecer uma experiência de compra moderna. O cliente tem a oportunidade de imprimir no local os cupons de desconto, ver o mapa da loja, fazer pedidos on-line; usar telas interativas para encomendar livros fora de estoque nas lojas, e, claro, usar o wi-fi gratuito; tem também a opção de escanear e pagar os produtos mais rapidamente;

 

A impressão não é mais a de ir ao hipermercado, mas a de visitar várias lojas especializadas sob um mesmo teto.
Parece que todas essas inovações estão trazendo bons serviços para os consumidores e deixando claro a criação de valor e de uma excelente experiência de compras.

 

 


*Antonio Carlos Ascar é estudioso das tendências mundiais do varejo de autosserviço. Graduado e pós-graduado em Administração de Empresas pela FGV (SP), e especialização em Empreendedorismo pela Babson College de Boston (EUA). É autor do livro Glossário Ascar de Termos Supermercadistas e do livro Distribuindo as Camisas, (à venda no site www.mercadolivre.com.br). Por 31 anos foi diretor executivo do Grupo Pão de Açúcar, implantou diversos formatos de loja como: Extra, Minibox, Superbox, Peg Faça, Express, entre outros. Atualmente é consultor e sócio diretor da Ascar & Associados, empresa de consultoria que atua na prestação de serviços a redes supermercadistas. Ascar é também palestrante internacional, consultor de varejo da Abras e articulista da revista SuperHiper, publicação da Abras. www.ascarassociados.com.br

 

 

 



 

Últimas

» Artigo: Última geração da Albertsons em funcionamento 25 de Setembro 2019, às 16h
» Artigo: Jungle Jim’s International Market 23 de Julho 2019, às 14h
» Artigo: Pretensão exagerada? 31 de Maio 2019, às 13h
» Artigo: Aldi no país berço do supermercado 02 de Abril 2019, às 11h
» Artigo: Carrefour se reinventando 28 de Janeiro 2019, às 17h
» Artigo: Kroger multiformatos - uma rápida história 23 de Outubro 2018, às 17h
» Artigo: News from Alibaba 07 de Junho 2018, às 17h
» Artigo: Este é o futuro? 29 de Março 2018, às 17h
» Artigo: E daqui a cinco anos? 12 de Dezembro 2017, às 17h
» Artigo: O que mais falta ser inventado? 10 de Outubro 2017, às 17h

Ver mais »