(-81)
Você está em:

Home

Artigo: Internet das Coisas é uma vantagem para o seu negócio? 14/11/2018 15:36:51

*Ricardo Zanlorenzi

 

O IoT (Internet Of Things), ou Internet das Coisas, é um termo recente, mas muito comum e está em pauta nas principais feiras de inovação ao redor do mundo. Popularizado nos últimos dois anos, tem como essência coletar e acessar um banco de dados de informação bruta, gerado e acessado através de diversos canais. Mas essa tal IoT é realmente uma vantagem para o seu negócio?

 

O principal ponto que a IoT traz quando falamos de atendimento ao cliente, é que ela possibilita uma análise comportamental exclusiva de cada um. Quando o cliente se relaciona por vários meios de comunicação, ter essas informações armazenadas em um grande bancos de dados segmentado, torna não só essa análise mais adequada, como pode ajudar a transformar a experiência desse atendimento ao cliente algo único e incrível, o que claro, é sempre bom para os negócios.

 

Essa integração feita pela IoT faz com que a empresa passe a receber notificações instantâneas quando determinado produto demonstra algum tipo de problema, possibilitando que o próprio IoT tome medidas de proteção, agendando recalls e mitigando maiores dores de cabeça ao consumidor do produto ou solução. Isso também é uma vantagem, já que teremos o problema solucionado muito mais rápido e o consumidor satisfeito.

 

Mas como integrar esse tão falado IoT a sua empresa? A adesão mais comum é a instalação de um software de monitoramento no produto e integrá-lo ao banco de dados referente ao cliente, assim ele consegue prever problemas e oferecer um atendimento alinhado com o que o consumidor deseja naquela situação. Estamos em uma busca constante por novas tecnologias que melhorem o relacionamento e o atendimento ao cliente, não é à toa que o IoT é uma delas, e deve ser muito explorado nos próximos anos.

 

Esse é o futuro do atendimento ao cliente. Com a internet das coisas a interação humano-humano tender a diminuir, uma vez que a predição de um problema será toda computada e apresentada de forma natural ao cliente, prevenindo descontentamento com a marca. Essa tecnologia é um ótimo investimento para quem quer se relacionar de forma satisfatória com o cliente, oferecendo um relacionamento próximo e que realmente conheça cada um deles.

 


*Ricardo Zanlorenzi é especialista em gestão e comunicação empresarial e é CEO da Nexcore Tecnologia

 

 



 

Últimas

» Artigo: O pequeno varejo ampliando o acesso à automedicação responsável 26 de Novembro 2018, 18h27
» Artigo: As oportunidades e os desafios da Black Friday 23 de Novembro 2018, 16h39
» Artigo: Internet das Coisas é uma vantagem para o seu negócio? 14 de Novembro 2018, 15h36
» Artigo: O recado das ruas aos candidatos 24 de Setembro 2018, 13h16
» Artigo: Uma boa gestão pode te desviar das crises 26 de Junho 2018, 17h55
» Artigo: venda de remédios em supermercados pode reduzir preços ao consumidor 06 de Junho 2018, 17h55
» Artigo: Bancos travam cartões de crédito e o País 18 de Abril 2018, 15h23
» Artigo: Vendedor, você atende às necessidades do seu cliente? 29 de Março 2018, 12h12
» Artigo: O desperdício de alimentos continua alto 20 de Fevereiro 2018, 11h43
» Artigo: Os caminhos do ‘atacarejo' brasileiro 21 de Dezembro 2017, 11h08

Ver mais »