(-81)
Você está em:

Home

Artigo: As franquias que estão em alta em 2014 16/05/2014 às 17h

* José Carlos Fugice Jr.



Artigomaio14

José Carlos Fugice Jr.  

 

As franquias não param de crescer no Brasil. Segundo um estudo da Associação Brasileira da Franchising (ABF), o setor faturou 115 bilhões de reais em 201 - alta de 11,9% em relação ao ano anterior. Esse foi um grande passo para o setor de franchising, que cresceu cerca de cinco vezes mais que o PIB nacional, que avançou apenas 2,3% no ano passado. Não é à toa que o Brasil é o terceiro maior país em número de marcas, segundo o ranking do World Franchise Council, atrás apenas da China e da Coréia do Sul. Atualmente são cerca de 2,7 mil franquias com a ABF, sendo que 277 novas franquias surgiram em 2013.

Tudo indica que o ritmo forte das franquias no Brasil vai se manter em 2014. Mas, para você pegar sua fatia desse bolo que não para de crescer, é preciso ficar atento aos setores que parecem mais promissores em franchising. Empresas nos ramos de alimentação, hotelaria, locadoras de carros e serviços de nicho, como centros de treinamento e capacitação de profissionais, podem crescer bastante neste ano.

Entre os vários momentos para começar a investir, poucos são tão propícios quanto 2014. Como se não bastasse a expectativa de crescimento econômico maior do que o registrado no ano passado, a passagem da Copa do Mundo tem o potencial de alavancar os negócios de franquias.

Entre as opções, alimentação é uma aposta segura. Um setor que sempre cresce está com ainda mais possibilidades, já que o aumento dos salários no Brasil incentivou as pessoas a comerem fora de casa. Vale lembrar que é um setor que pode ser explorado no Brasil inteiro.

Outros setores que podem avançar estão muito próximos dos grandes eventos como a Copa e as Olimpíadas. Vale ficar atento em hotelaria, responsável por acomodar tanto os turistas estrangeiros, como os próprios brasileiros vindos de outras regiões. Aluguel de carros e escolas de línguas também deverão crescer muito antes e durante os eventos.

Apesar de o ano ser considerado importantíssimo para o crescimento econômico do Brasil, é importante que alguns investidores tomem cuidados no momento de investir seu capital em algumas franquias. Para empreendedores que pensam em investir em algo momentâneo durante a Copa do Mundo, com pensamento de grandes lucros apenas no mês do evento, a dica é que os cuidados com o investimento devem ser dobrados.

Investir com pressa, é óbvio, faz o risco ser maior do que um projeto de longo prazo. Além disso, é preciso que o investidor tenha noção de que, mesmo se der tudo certo, o evento é momentâneo e seu lucro, por este motivo, também estará de passagem.

De modo geral, vale a pena ficar de olho nesse setor que tem perspectivas para lá de otimistas. Contudo, pesquisar e estudar bem o negócio que se pretende investir é a melhor maneira para tomar a decisão acertada. Não se pode esquecer que, em geral, franquias são investimentos de médio e longo prazo. Ter um bom capital ou até outras fontes de renda enquanto o negócio engrena é a única opção para não transformar seu sonho em pesadelo.





*José Carlos Fugice Jr. é administrador de empresas especializado em franquias e varejo com MBA em administração de empresas pelo CEAG FGV/SP, com experiência em mais de 150 projetos de franquias. É sócio-fundador da GoAkira Consultoria Empresarial.

 



 

Últimas

» Artigo: Três dicas para impulsionar o e-commerce nas datas comemorativas do varejo 31 de Maio 2019, às 19h
» Artigo: Qual a melhor forma de fidelizar um cliente? 19 de Fevereiro 2019, às 12h
» Artigo: O pequeno varejo ampliando o acesso à automedicação responsável 26 de Novembro 2018, às 18h
» Artigo: As oportunidades e os desafios da Black Friday 23 de Novembro 2018, às 16h
» Artigo: Internet das Coisas é uma vantagem para o seu negócio? 14 de Novembro 2018, às 15h
» Artigo: O recado das ruas aos candidatos 24 de Setembro 2018, às 13h
» Artigo: Uma boa gestão pode te desviar das crises 26 de Junho 2018, às 17h
» Artigo: venda de remédios em supermercados pode reduzir preços ao consumidor 06 de Junho 2018, às 17h
» Artigo: Bancos travam cartões de crédito e o País 18 de Abril 2018, às 15h
» Artigo: Vendedor, você atende às necessidades do seu cliente? 29 de Março 2018, às 12h

Ver mais »