(430)
Convenção
Convenção ABRAS 2017
Convenção ABRAS 2016
Convenção ABRAS 2015
Convenção ABRAS 2014
Convenção ABRAS 2013
Convenção ABRAS 2012
Convenção ABRAS 2011
Convenção ABRAS 2010
Convenção ABRAS 2009
Apresentação
 
Você está em:

Convenção

Convenção ABRAS 2015 reuniu os maiores líderes do setor de 15 a 17 de setembro, em Atibaia-SP
 
Em paralelo à Convenção ABRAS aconteceu a 5ª Exposição e Feira de Tecnologia e o Workshop ALAS com representantes de diversos países da América Latina
 
A Convenção ABRAS 2015 foi mais um sucesso. Realizada pela Associação Brasileira de Supermercados, o evento foi finalizado no dia 17 de setembro, no Bourbon Convention & Resort, em Atibaia (SP), e trouxe uma programação repleta de palestras sobre importantes temas do varejo: comportamento do consumidor, hard discount, vendas, novos formatos, sustentabilidade, economia, entre outros. O presidente da ABRAS, Fernando Yamada, finalizou a Convenção apontando caminhos para as empresas do setor manterem seus consumidores motivados para comprar. "Já vivenciamos crises mais desafiadoras no passado e sabemos como podemos ativar e motivar nossos clientes. Podemos reverter as estimativas este ano e fechar com resultado de vendas estável, e chegar a números positivos em 2016", disse.
Yamada encerrou o evento com um convite a supermercadistas e fornecedores para que novamente estejam juntos na Convenção ABRAS em 2016, que será um ano de grande comemoração, porque o encontro de líderes do setor chegará a sua 50ª edição, e contará com uma programação especial.
 
Palestras Internacionais
Durante a Convenção ABRAS 2015, importantes nomes do varejo mundial compartilharam com os participantes suas experiências com o mercado consumidor. Paul Foley, ex-CEO do grupo Aldi, especialista em hard discount, trouxe sua visão sobre o tema em sua palestra. Ressaltou que, atualmente no Brasil, ainda não há uma empresa que atue, de fato, com o formato de hard discount, a exemplo dos modelos adotados pelos grupos Aldi e Lidl. Segundo ele, o formato demanda acima de tudo eficiência na gestão do negócio. (Mais informações: http://foleyretailconsulting.com/)
 
Phil Lempert, um dos maiores especialistas do mundo em comportamento do consumidor, destacou em sua apresentação a importância de se antecipar às tendências de consumo para que oportunidades não sejam perdidas. O vice-presidente de operações do grupo Walgreens, Marlin Hutchens, lembrou em sua apresentação a história dos 114 anos de atuação do grupo, e ressaltou a capacidade que a empresa teve, ao longo de todo esse tempo, de reciclar-se, mantendo-se equilibrada e se adaptando ao ambiente.
O responsável pela sustentabilidade do grupo Woolworths, na África do Sul, Justin Smith, compartilhou as boas práticas na área de sustentabilidade, desenvolvidas pelo grupo, e destacou que mais do que resultados financeiros, um programa de sustentabilidade bem executado gera ganhos para todos no sentido de poupar recursos naturais, auxiliar causas sociais, além de fortalecer imagem do negócio. No último dia da Convenção ABRAS, o economista Aldo Musacchio, membro da universidade americana de Harvard, trouxe sua perspectiva e projeções da economia do Brasil para os próximos anos, destacando que os ajustes econômicos são necessários no atual momento para evitar uma crise ainda maior no futuro."Se esses ajustes forem bem realizados agora, em 2017 o País pode voltar a crescer."
 
Bloco do Conhecimento
O Bloco do Conhecimento foi um dos destaques na 49ª Convençãopor trazer importantes nomes do varejo nacional para falar do cenário macroeconômico atual e dos desafios e oportunidades para os próximos anos. A primeira parte do Bloco, realizado no dia 16/9 contou com a participação do diretor-presidente da GfK Brasil, Felipe Mendes; do presidente da rede Verdemar, Alexandre Poni; do diretor de Vendas da Ambev, Fernando Soares; do diretor de Lojas de Proximidade do Grupo Pão de Açúcar (GPA), Renato Giarolla; do diretor de Trade Marketing do grupo JBS, Marcelo Costa; e do diretor de Inovação e Alianças Estratégicas da GS1 Brasil, Roberto Matsubayashi. Dentre as principais observações feitas pelos executivos estão: a importância dos supermercados no atual momento econômico, priorizando a alimentação dentro do lar, e a necessidade de atuar sempre para surpreender os clientes, que estão cada vez mais multicanais, tornando a experiência de compra mais divertida.
 
A segunda parte do Bloco do Conhecimento, que aconteceu ontem (17/9), foi composto pelo empresário e presidente do grupo mineiro Multiformato, Euler Fuad Nejm; pelo presidente da Nielsen, Luis Arjona; pela diretora de Costumer and Market Insight da Unilever, Maria Luisa Orlando; pelo codiretor de Comunicação e Novos Negócios da rede Hortifruti, Fabio Hertel; e pelo presidente da empresa de programa de fidelidade, Dotz, Roberto Chade. Dentre as discussões levadas aos presentes estavam a desaceleração e o início da retração das vendas do setor, com destaque também para formatos e segmentos que, mesmo com o cenário desfavorável, continuam a crescer como o Cash & Carry, da necessidade de as empresas, nesse momento, trabalharem mais do que apenas preços e promoções, focando na experiência de compra, e que o momento de crise pode incentivar novas oportunidades.
 
5ª Exposição e Feira de Tecnologia
A 5ª Exposição e Feira de Tecnologia para Supermercados aconteceu paralelamente à Convenção ABRAS e, alinhada com o tema do evento, “Um supermercado para cada consumidor”, focou em “Uma tecnologia para cada negócio”. Na oportunidade, empresas nacionais e multinacionais apresentaram seus últimos lançamentos para auxiliar na fidelização de clientes, na redução de custos, e melhora da gestão da loja e das empresas.
 “A tecnologia, bem aplicada no ponto de venda, é fundamental para o varejo atender e reter o consumidor. Foi por isso que junto com nossos parceiros fornecedores criamos há mais de cinco anos essa exposição que traz as melhores e mais modernas soluções do mercado”, explica Fernando Yamada,  presidente da ABRAS.  
 Seguindo essa premissa, a 5ª Exposição de Tecnologia ABRAS apresentou ao setor soluções de empresas desenvolvedoras de inúmeras e diferentes tecnologias, como softwares, hardwares, suprimentos, serviços e equipamentos, entre outras novidades.
Importantes empresas participaram desta 5ª edição da feira: Arius, Bematech, Grupo CCRR, Compex, Consinco, Cyclopes, Fricon, GfK, Glory, Gunnebo Gateway, InfoPrice, Kantar Worldpanel, Luminae, Nielsen, OKI Brasil, PC Sistemas, RP Info, Seal,  Sisqual, Sysmo, Tlantic, Toledo, Top Sistemas, Tyco, Vian, Visual Mix, VR Software e Toshiba.
 
Workshop ALAS
A Associação Latino-americana de Supermercados (ALAS) realizou no dia 15 de setembro, em paralelo à Convenção ABRAS 2015, em Atibaia – SP, seu tradicional workshop, que reuniu os principais líderes supermercadistas da América Latina e do Brasil.
O evento, coordenado pelo presidente da ALAS,  Tomislav Kuljis,  recebeu empresários supermercadistas de 15 países como: Brasil, Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Paraguai, Peru, México, entre outros, e contou com a apresentação de estudos e casos sobre as últimas tendências do setor varejista latino-americano.
 
   
Clique abaixo e confira as palestras da Convenção ABRAS 2015:
 
 
 
 
 
 
Clique aqui e conheça o hotsite da Convenção ABRAS 2015.