2009

Logo Convenção ABRAS

Grandes ideias, bons resultados, muito otimismo

 

 

 

 

Os números da economia nacional e do setor, em meio à maior crise da história do mundo globalizado, reforçaram o clima de otimismo existente no jantar de abertura da 43ª Convenção Abras, no dia 22 de setembro, no World Trade Center (WTC), em São Paulo. Ao evento compareceram 700 empresários e executivos de supermercados e indústrias, além de representantes do governo: o presidente do Banco Central do Brasil, Henrique Meirelles; do ministro da Pesca e Aquicultura, Altemir Gregolin e do secretário nacional de Comércio e Serviços, Edson Lupatini.

 

O anfitrião do encontro, o presidente da Abras, Sussumu Honda, deu início à solenidade destacando a importância do conhecimento para os empresários do setor, sobretudo em um mundo globalizado. “Esta é uma oportunidade incrível para aprendermos mais e aprimorarmos nossos negócios e os eventos anteriores já mostraram isso. Afinal, os maiores especialistas mundiais nos falarão de temas diretamente ligados à atividade supermercadista.”

 

Sussumu ainda tratou do momento vivido pelo Brasil e pelos seus supermercados, que, mesmo sem que a crise tenha sido debelada mundo afora, apresentam crescimento, no caso do varejo alimentar, expressivo. “Há exatamente um ano, quando a crise explodiu, estávamos otimistas, mas cheios de desconfiança. Agora, diante da reação de nossa economia e de nosso setor à crise, o otimismo é muito maior.”

 

O presidente da Abras enalteceu os 2% de crescimento no volume de vendas do autosserviço nacional até agosto deste ano e os mais de 5% verificados em faturamento. “As estimativas para o fechamento do ano seguem em linha com os números alcançados até aqui. Embora nossa projeção oficial fosse faturar 4,5% no acumulado de 2009, os números recentes nos permitem expandir esse percentual para 5%.”

 

Antes de encerrar o discurso, Sussumu reiterou os agradecimentos às autoridades, executivos e empresários presentes ao evento e salientou o forte trabalho que os inúmeros órgãos da Abras têm realizado, caso da revista SuperHiper, cuja tiragem de 36 mil exemplares mantém informados empresários do setor em todo o País; e da Fundação Abras, que por meio da Escola Nacional de Supermercados (ENS) forma, também Brasil afora, profissionais multiplicadores de conhecimento voltado à operação supermercadista.