(441)
Convenção
Convenção ABRAS 2016
Convenção ABRAS 2015
Convenção ABRAS 2014
Convenção ABRAS 2013
Convenção ABRAS 2012
Convenção ABRAS 2011
Convenção ABRAS 2010
Convenção ABRAS 2009
Apresentação
 
Você está em:

Convenção

Convenção ABRAS 50 anos 

Simplificação: a melhor forma de se inovar

 

 

 

   

A 50ª edição da Convenção ABRAS reuniu mais de 700 líderes supermercadistas do Brasil de 8 a 10 de novembro no Bourbon Convention & Resort, em Atibaia (SP). Durante os três dias os participantes acompanharam palestras e painéis de renomados especialistas nacionais e internacionais, além da 6ª edição da Exposição e Feira de Tecnologia ABRAS, com lançamentos e tendências em soluções, equipamentos e serviços para o varejo de alimentos.

Este ano a Convenção ABRAS trouxe o tema Simplificação: a melhor forma de se inovar com o objetivo de ajudar os empresários do varejo a adaptar-se às inovações para potencializar melhores resultados para os supermercados, se tornando cada vez mais competitivos.

 

“A Convenção ABRAS completou 50 anos em um evento especial que teve como principal objetivo ajudar o supermercadista a gerar oportunidades para simplificar o dia a dia nas lojas e tornar os processos mais fáceis e práticos com uma gestão eficiente. O evento traz todos os anos uma ótima oportunidade de estreitar relacionamentos e trocar experiências com as principais lideranças da cadeia de abastecimento do País”, destaca o presidente da ABRAS, Fernando Yamada.

 

Workshop ABRAS 2016

No primeiro dia da Convenção, 8/11 aconteceu o Workshop ABRAS, no qual renomados especialistas, por meio de blocos e painéis discutiram  temas relacionados à sustentabilidade e à simplificação no atendimento ao consumidor.  No workshop foram abordados:

Sustentabilidade – simplificando para melhores resultados

Este tópico discutiu por meio de painel e bloco temas como gases de refrigeração (HCFCs), eficiência energética, entre outras questões que impactam diretamente os supermercados como os custos relacionados ao consumo de energia. Na oportunidade foram debatidos: redução de custos, alternativas para aumentar a eficiência, e como melhorar os resultados quando o assunto é sustentabilidade.

Nesta parte do workshop participaram: Magna Luduvice, gerente de Proteção da Camada de Ozônio, do Ministério do Meio Ambiente; Stefanie Von Heinemann, gerente de Projetos da Agência Alemã GIZ; Paulo Neulaender, vice-presidente de Meio Ambiente da Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento (ABRAVA), Rogério Marson, gerente de Engenharia da Eletrofrio; Aroldo Lima, gerente geral de Manutenção e Obras da Companhia Zaffari Bourbon; Rodrigo Sauaia, presidente da Absolar, João Ferreira Barreto, assessor técnico da ABRACEEL, Claudio Vicente Barbosa, gerente de Utilidades, Planejamento e Operações de Manutenção do GPA, Pierre-yves Mourgue, diretor-presidente no Brasil da Greenyellow.

 

Outro tema do workshop foi: Comportamento do consumidor – como simplificar para atender melhor com palestras voltadas ao comportamento do consumidor que apresentaram soluções para uma gestão eficiente de processos para ajudar na fidelização e engajamento dos clientes. Especialistas debateram maneiras de estimular a inovação, a criação de novas experiências para facilitar o dia a dia do consumidor e tornar a dinâmica de compra mais fácil e prática. Essa segunda parte do Workshop ABRAS contou com: Patrícia Beber, country manager da Kantar Worldpanel; Gabriel Marioto, gerente de Inteligência da Cielo; Nivi Valentini, presidente da Movimento Arredondar. No Bloco de FLV foi discutida a importância da rastreabilidade para o consumidor, o qual participaram: Margarete Boteon, pesquisadora do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA); Ana Paula Maniero, gerente de Engajamento e Projetos Setoriais da GS1; Débora Cosenza, supervisora de Segurança de Alimentos da Coopertativa de Consumo (COOP) e Giampaolo Buso, diretor comercial da Paripassu.

 

O tópico sobre consumidor também contou com o Painel da União Nacional de Entidades de Comércio e Serviços (UNECS), realizado no dia 8/11, que teve a presença dos representantes das sete das maiores instituições brasileiras representativas da área do comércio e serviços, que constituem a UNECS: Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (ABAD), Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (ABRASEL), Associação Nacional dos Comerciantes de Material de Construção (ANAMACO), Associação Brasileira de Lojistas de Shopping (Alshop), Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB).

 

6ª Exposição e Feira de Tecnologia

 

Em paralelo à Convenção ABRAS aconteceu a 6ª Exposição e Feira de Tecnologia para Supermercados, também baseada no tema Simplificação: a melhor forma de se inovar, que apresentou soluções e tendências do varejo que irão auxiliar e facilitar os negócios dos supermercadistas: fidelização de clientes, redução de custos, e melhora da gestão das lojas.

 

A exposição contou com importantes empresas nacionais e internacionais desenvolvedoras de softwares, hardwares, serviços e equipamentos como: Bematech,Compex, Conductor, Consinco, Cyclopes, Danfoss, DMCard, Gunnebo Gateway, Honeywell, InfoPrice, Luminae, Oki Brasil, Perto, R-Dias, RP Info Sistemas, Sensormatic /Tyco, Sisqual, Symphony Eyc, Sysmo, Systax , Tlantic, Toledo, Top Sistemas, Toshiba Global, Visual Mix, Zebra Technologies e Zuum.

Na Feira e Exposição de Tecnologia aconteceu ainda a Ilha de Eficiência Energética, com as últimas soluções voltadas ao setor apresentadas por empresas do segmento: BEP, Engie, Honeywell, Trinity e Wx Energy. E também a Ilha de FLV, com o foco em projetos saudáveis de alimentação e na rastreabilidade de produtos, incluindo a apresentação do Programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos da ABRAS (RAMA). Essa Ilha contou com as empresas: Bayer, Benassi, Benafrutti, Carrefour, Dallas, Ferretti ,Fischer, Frutas AP, Lucato, Mallmann e  Sitio Barreiras.

 

Cerimônia de abertura

A abertura oficial da Convenção ABRAS 2016 aconteceu na noite do dia 8/11, e recebeu os principais proprietários, diretores e executivos do varejo supermercadista do Brasil, além de representantes do governo federal e do governo estadual, além de líderes de entidades empresariais.

Na oportunidade foi apresentado o novo presidente da ABRAS, João Sanzovo Neto, eleito por unanimidade em Assembleia Geral, durante a Convenção, e a diretoria da entidade nacional para o biênio 2017/2018. 

 

Clique aqui para conhecer a nova diretoria da ABRAS.

 

 

 

 

 

 

 

 

Palestrantes internacionais e nacionais

Renomados especialistas internacionais e nacionais participaram da Convenção ABRAS 2016, dentre eles um dos grandes nomes do varejo da atualidade, Freddy Cameron, que foi durante longo tempo um dos principais gestores operacionais do grupo Costco nos EUA, e atualmente é gerente-sênior do Sam’s Club, do Grupo Walmart.

 

Outro nome que fez parte do time de palestrantes da Convenção 2016 foi Sean Thompson, vice-presidente de marcas próprias da 7-Eleven, uma das maiores cadeias de lojas de conveniência do mundo.  E também Jason Young, renomado consultor internacional, especialista em desenvolvimento de lideranças, com atuação de destaque na gerência da Southwest Airlines, companhia conhecida por criar o modelo de negócio que revolucionou os mercados de transporte aéreo nas últimas três décadas: o low cost (baixo custo).

A Convenção deste ano também trouxe outros importantes destaques nas palestras, como o diretor de Vendas da Unilever, Ricardo Zuccolo que falou da sua experiência na área, e apresentou cases e temas para potencializar as vendas nos supermercados. Assim como Frederico Bellini Coelho, gerente de Marketing e Sustentabilidade da GS1 Brasil, que mostrou soluções da empresa para melhorar e efetivar a automação no setor.

 

Grandes empresas apoiam o evento

Realizada há 50 anos, a Convenção ABRAS contou mais uma vez com o apoio de grandes empresas, que acreditaram na força do evento que reúne os principais líderes supermercadistas do Brasil para apresentar as últimas tendências do varejo de alimentos, e por meio de sua programação contribuir com o desenvolvimento da gestão de lojas.

Este ano a Convenção contou com renomados patrocinadores:

 

  • Diamante: Ambev, GS1 Brasil, Nestlé, Safra, Unilever.
  • Platina: Grupo Petrópolis.
  • Ouro: Brasil Kirin, Cielo, Concha Y Toro, Heineken.
  • Prata: Eletofrio, Cargill, Colgate.

 

Bloco do Conhecimento

A Convenção ABRAS trouxe este ano o Bloco do Conhecimento com protagonistas da cadeia de abastecimento nacional em palestras rápidas e com foco estratégico no negócio supermercadista, realizado em duas etapas: a primeira, trouxe o tema Nova geração do setor. Dentre os participantes desse bloco estavam: Felipe Mendes, presidente da GfK Brasil, Osman Viloria Brando, vice-presidente de Autosserviço da AMBEV; João Cláudio Nunes, presidente da Associação Baiana de Supermercados (ABASE), e Thúlio Fernandes Martins, diretor de Vendas do Supermercado ABC.

 

A segunda etapa do Bloco do Conhecimento trouxe o tema Gestão Simplificada, e contou com: Luiz Arjona, presidente da Nielsen, José Roberto Mussnich, diretor-presidente do Atacadão, Severino Ramalho Neto, presidente do Mercadinhos São Luiz, e Ricardo Citrângulo, vice-presidente de Vendas da Nestlé.

 

Painel Economia

No último dia da 50ª Convenção ABRAS (10/11) aconteceu o Painel Economia.  Na oportunidade foram debatidas projeções econômicas para 2017 e os reflexos da economia atual no varejo brasileiro.

 Com mediação da jornalista Mara Luquet, da Globonews, o painel contou com a participação de Fernando Yamada, presidente da ABRAS e coordenador da UNECS; Luciano Gremone, diretor sênior da S&P Global Ratings; Luisa Vilhena, diretora de Classificação Corporativa da S&P Global Ratings; Carlos Kawall, economista-chefe do Banco Safra.

Durante o evento, os participantes destacaram leve melhora no cenário econômico do Brasil, mas pontuaram que ainda há muitos desafios significativos a serem resolvidos como taxas de juros, desemprego, inflação, instabilidade política, entre outros.

 

Veja mais informações sobre a Convenção ABRAS 2016 nos links abaixo:

 

 

Clique aqui e confira as fotos da Convenção 50 anos.

 

Clique aqui e veja o hotsite da Convenção ABRAS 2016.

 

 

 

 

Atualizado em Novembro de 2016