Tendências internacionais para melhorar a experiência de compra

Leia em 4min

O consumidor está cada vez mais digital e ambientes físicos não são mais simples pontos de vendas, é necessário se readaptar para atender o público

 

O consumidor está mais digital do que nunca, ainda mais em um período pós-pandemia, que o varejo precisou se adaptar para a uma nova realidade rapidamente. Hoje, os ambientes físicos não são mais somente um lugar transacional, mas sim um hub de conexão entre a marca e a pessoa.

 

Ainda, a evolução de tecnologia proporcionou que os varejistas estejam cada vez mais conectados com os seus consumidores, em um ambiente cada vez mais transmidiático. A Inteligência Artificial (IA), por exemplo, vem evoluindo e se mostrando como uma ferramenta de otimização no trabalho dos colaboradores, bem como com melhorias para aperfeiçoar a jornada do cliente.

 

Em um cenário cada vez mais aberto às mudanças, com diferenças geracionais entre os shoppers, que têm um novo comportamento de consumo e fidelidade com a marca, o varejo precisa se adaptar de forma mais veloz: seguindo e remodelando tendências.  Confira algumas tendências do mercado internacional e que também funcionam com o público brasileiro:

 

1- A loja física é um ponto de tudo 

As lojas físicas não são mais simplesmente espaço de consumo, elas evoluíram, e agora as pessoas querem viver experiências em seus espaços. Esse novo processo tem um nome, PDX: o estabelecimento é um ponto de tudo, e não somente um ponto de venda.  O modelo valoriza a jornada de compra, além de aproximar o cliente da marca.

 

Outro fator, aplicado ao modelo, mas pouco usado no Brasil, é o retail media, que são anúncios feitos tendo como base os dados dos consumidores. Uma pesquisa realizada pelo BGC e pelo Google mostrou que o recurso será responsável por quase US$ 75 bilhões dos lucros nos próximos cinco anos, crescendo 25% ao ano.

 

A Nordtrom, rede do departamento de luxo americana, por exemplo, conta com uma plataforma de publicidade para que as marcas contam as suas histórias para as pessoas. Ainda, em 2022, o Carrefour e a Publicis Group, empresa de publicidade, investiram em uma joint venture, para entender o negócio no segmento de retail media, tanto na América Latina, quanto na Europa. Com uso dessa tecnologia, a rede de supermercados tem o objetivo de atingir as duas regiões ao mesmo patamar alcançado pelo segmento nos Estados Unidos.

 

2- Ecossistema variado 

Os varejistas estão passando por um momento de variação e crescimento do ecossistema. Um exemplo disso no Brasil é o Magazine Luiza, uma vez que sua capilaridade vai além do segmento de móveis e eletrônicos. O modelo de negócio está se mostrando como um alinhamento de empresa, serviços e produtos ao seu core business, o que proporciona vivências unificadas às pessoas.

 

Um exemplo global de uma economia voltada ao consumidor é o Alibaba, dona das marcas AliExpress, Taobao, Cainiao, Tmall, Baidu e Lazada. A empresa foi fundada em 1999 e vem ampliando sua visão de negócio. Recentemente, foi anunciado que o Alibaba irá se dividir em seis unidades de negócio.

 

3- Ferramentas de autoatendimento 

Em estudo, a Associação Paulista de Supermercados (APAS), apresentou que 49% dos entrevistados já utilizam serviço de autoatendimento e, para 85% desse público, o recurso traz agilidade para finalizar a compra. A ferramenta já está em multiplicação no país e tende a aumentar ainda mais, por essa razão que o estudo mostrou: agilidade, autonomia e conveniência.

 

O self-checkout possibilita que os varejistas otimizem o fluxo de atendimento, além de reduzir custos e criar um espaço para atender um público cada vez mais digital. As redes de supermercados já estão aplicando o modelo em suas unidades, como o Minuto Pão de Açúcar, Carrefour Express, entre outros.

 

4- Estratégias centradas no consumidor 

O consumidor aumentou o número de marca que consome e, para fidelizar o cliente, os varejistas precisam investir mais. Assim, é essencial criar uma estratégia focada no consumidor. O Consumer Insights 2023 apontou que 55% dos brasileiros visitaram de cinco a sete canais de compras no primeiro trimestre do ano, ou seja, o shopper está pesquisando mais para comprar, e em múltiplo canais.

 

Dessa forma, pensar em uma estratégia que funciona exige que o cliente seja o principal foco para tomada de decisão do negócio, fazendo necessário com que os varejistas conheçam profundamente o seu público. Assim, o retail media, dados e IA são importante ferramentas para auxiliar nesse processo, resultando na entrega de produtos, serviços e a fidelização do consumidor.

 

Redação SuperHiper 


Veja também

Consumidores querem que supermercados reforcem uso de IA

Estudo mostra que clientes acreditam no potencial da tecnologia para trazer melhores ofertas e ajudar a economizar dinhe...

Veja mais
Como a IA pode auxiliar o seu negócio a crescer

A SuperHiper conversou com professor da PUC-SP que falou sobre a inteligência artificial e deu algumas d...

Veja mais
IA e digital dominam orçamentos de TI

Supermercados americanos não pretendem aumentar gastos com tecnologia em 2024, mas perfil dos investimentos tem m...

Veja mais
Buy Now Pay Later em lojas físicas tem grande aceitação e traz aumento nas vendas

No último levantamento de agosto, meio de pagamento DM Pag registrou valor de compras em pontos de venda 508% mai...

Veja mais
Tecnologia blockchain estará presente nos alimentos

A tecnologia permitirá rastrear perdas de valor ao longo da cadeia, prevenir crises sanitárias e melhorar ...

Veja mais
IA já influencia iniciativas no setor supermercadista

Do potencial para a realidade, tecnologia já vem sendo incorporada pelo varejo americano para melhorar experi&eci...

Veja mais
Uso de IA impulsiona relacionamento entre cliente e empresa

Trazendo uma série de vantagens, o uso de IA melhora a experiência do cliente, otimiza processos, entre out...

Veja mais
Conheça mais sobre nova tendência do varejo, o Retail Media

Com o objetivo de aumentar as vendas, novo formato pode gerar um crescimento de 22% ao ano para a empresa varejista &nb...

Veja mais
Tendências que instigam, transformam e mostram o que está por vir

A redação da Superhiper fez um artigo especial com algumas inovações (outras nem t...

Veja mais