São Paulo ganha associação para reciclar sucata

Leia em 2min 10s

O Brasil produziu 12 bilhões de embalagens de aço em 2011. Em peso, 600 mil toneladas. Mas nem a metade, 280 mil toneladas, foi devidamente coletada após o uso e encaminhada para a reciclagem. É pouco para um material que pode ser 100% reaproveitado e que tem mercado certo: as siderúrgicas, que apenas no ano passado utilizaram 8,1 milhões de toneladas de sucatas metálicas em seu processo produtivo. Recentemente, 15 fabricantes dessas embalagens formaram uma associação, a Prolata, com o objetivo de alcançar, em cinco anos, uma taxa de reciclagem de 70% da produção anual.

Se o patamar for atingido, os fabricantes associados calculam que haverá uma redução de 4 milhões de toneladas de CO2 emitidos na atmosfera por ano. Segundo cálculos do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), cada tonelada de aço encaminhado para reciclagem poupa a extração de 1.140 kg de minério de ferro e economiza 154 kg de carvão.

Fernando Mourão, presidente da Prolata, informa que serão estabelecidos 20 centros de processamento de sucatas de aço nas maiores capitais. O primeiro, com capacidade para receber 20 toneladas diárias, está previsto para ser inaugurado em julho, em São Paulo. Teve investimento de R$ 1 milhão em um terreno na zona norte, de aproximadamente mil m2, e equipamentos como eletroímãs, esteiras de classificação, balança eletrônica e prensa hidráulica. O projeto prevê outros quatro centros de processamento na capital paulista.

Em uma segunda fase, quando tentará chegar próximo de 80% de reciclagem, a associação pretende levar os centros de processamento para o interior do país, por meio de franquias. O modelo de inspiração do Prolata foi o Reciclaço, desenvolvido pela fabricante de embalagens Cia. Metalic, que conseguiu elevar a taxa de reciclagem de latas de aço para bebidas no Nordeste de 20% em 2001 para 88%, com a ajuda de 50 mil catadores de sucata cadastrados.

Para abastecer o centro de processamento paulistano, a Prolata já está cadastrando cooperativas de catadores. Por outro lado, negocia a venda do material coletado com siderúrgicas como a Gerdau e a CSN. Mas, como diz Mourão, o desafio é estimular o consumidor a realizar o descarte correto das embalagens, por meio de sistemas de coleta seletiva, de modo que elas não sigam diretamente para lixões e aterros. "Nós temos uma boa equação econômica para a reciclagem, uma vez que as siderúrgicas nos garantem a compra de todo material que processarmos, o que não temos ainda é uma oferta adequada de sucata", diz.

Pesquisa do Ipea estima que um milhão de toneladas de aço são destinadas a aterros por ano no Brasil. O problema concentra-se principalmente entre os pequenos materiais, como embalagens de alimentos e latas de tintas.



Veículo: Valor Econômico


Veja também

Bactérias retornáveis

Análise de ecobags de cem consumidores feita em laboratório a pedido da Folha mostra que a maioria cont&ea...

Veja mais
Fim das sacolas plásticas gratuitas divide consumidor

Elogios e críticas são feitos a acordo entre supermercados e governo do Estado; gerente de loja diz que ho...

Veja mais
Consumidor reclama no 1º dia sem sacolinha plástica em SP

Os consumidores que foram às compras ontem levaram embalagens retornáveis de casa, mas muitos ainda reclam...

Veja mais
São Paulo é exemplo para todo o Brasil na substituição das sacolas

Secretária de Articulação Institucional e Cidadania Ambiental do Ministério do Meio Ambiente...

Veja mais
Reeducação é nova bandeira contra as sacolas de plástico

A partir de hoje os supermercados de São Paulo deixam de disponibilizar as sacolas plásticas que sã...

Veja mais
Supermercados vão dar 'sacola vaivém'

Consumidor poderá levar embalagem para casa e devolvê-la na próxima compra; sacolas plásticas...

Veja mais
Supermercados deixam de distribuir sacolas plásticas hoje

A partir de hoje os supermercados do estado de São Paulo devem suspender a distribuição de sacolas ...

Veja mais
Sem sacola, nem caixa

Após o fim da distribuição de sacolas plásticas nos supermercados, que acabou ontem, o consu...

Veja mais
Supermercados deixam de dar sacolas de plástico e propõem 'aluguel' de retornáveis

Consumidor poderia adquirir sacola reutilizável e, quando voltar à loja, devolvê-la e pegar dinheiro...

Veja mais