Líderes brasileiros mudam o pensamento sobre o ESG

Leia em 2min 40s

Pesquisa da KPMG revela como estão as boas práticas diante os negócios

 

Um estudo da KPMG apontou que 65% dos líderes dos conselhos das empresas brasileiras pesquisadas indicaram que há uma integração em andamento das estratégias de negócio com as questões sociais, ambientais e éticas, resumidas em ESG (da sigla em inglês para meio ambiente, social e governança).

 

 

Deste total, 41% disseram que tais ações foram implementadas parcialmente, seguindo um planejamento de médio e longo prazos, e 24% ainda não possuem uma definição para a conclusão do processo. Essas foram as principais conclusões do estudo realizado em parceria com o Instituto Brasileiro de Governança Corporativa (IBGC) com mais de duzentos executivos.

 

Ainda segundo o relatório, apenas 16% dos entrevistados afirmaram que a agenda ESG já foi integrada de forma completa, inclusive com a remuneração do conselho de administração atrelada a métricas relacionadas ao tópico. Por outro lado, 18% responderam que o assunto consta na pauta da administração, mas sem previsão para ser aplicado, enquanto 1% dos entrevistados indicaram não ter planos neste sentido.

 

“Há uma demanda crescente do mercado e da sociedade por demonstrações de impactos ambientais e sociais, assim como por transparência nas ações corporativas que são relevantes para toda a sociedade. A forma como a liderança lida com estes temas se tornou uma forma de avaliação da habilidade dessa liderança de levar a empresa ao sucesso no novo contexto dos negócios.”, destaca a sócia-líder de consultoria em ESG da KPMG, Nelmara Arbex.

 

O estudo também questionou os executivos sobre o principal desafio para a criação de um conselho de administração de alta performance que esteja totalmente inserido em um ambiente de disrupção.

 

 

Enquanto 36% dos líderes indicaram que o maior gargalo é garantir uma equipe com maior diversidade, outros 29% apontaram ruídos no alinhamento das expectativas dos acionistas, equilibrando lucratividade com geração de impacto positivo. Para 18% dos empresários, a dificuldade está atrelada justamente aos riscos de disrupção do modelo de negócios e à velocidade das mudanças tecnológicas. Por fim, 17% consideram que a questão mais difícil é alinhar a composição do conselho de administração com a estratégia da empresa para os próximos anos.

 

Neste cenário de transformação na estratégia das empresas, a pesquisa identificou que 85% dos entrevistados consideram fundamental a criação de um comitê de tecnologia e inovação para assessorar os Conselhos na incorporação da agenda ESG.

 

 

A utilização de consultorias terceirizadas é defendida por 7%, enquanto a contratação de um conselheiro especialista no tema é a preferida de 6% dos líderes. Apenas 2% sugerem utilizar informações das áreas mencionadas para guiar as ações.

 

“O levantamento demonstrou a consolidação da mentalidade entre os empresários que uma estrutura adequada de governança contribui para a definição de estratégias cada vez mais eficientes e em consonância com diferenciais competitivos, como a utilização massiva de novas tecnologias”, resume o sócio-líder de Governança Corporativa da KPMG, Sebastian Soares.

 

Redação SuperHiper 


Veja também

Campanha do Grupo Pereira incentiva reciclagem de lixo eletrônico

Conheça a ação marcada para o próximo sábado e os incentivos desse importante projeto...

Veja mais
CNI: indústrias de pequeno porte vão investir mais em sustentabilidade

A maioria das indústrias de pequeno porte (55%) tem intenção de investir mais nos próximos d...

Veja mais
Bimbo Brasil adota aterro zero em duas fábricas

As plantas somam mais de mil toneladas de resíduos por mês e até o final de 2022, todas as unidades ...

Veja mais
J&J desenvolve absorvente sustentável com cobertura de bambu

Produto hipoalergênico e sem corantes chega aos supermercados, agredindo menos o planeta     Abs...

Veja mais
Sovena quer cortar parte do plástico na produção

Relatório de Sustentabilidade da companhia aponta metas rígidas de ESG a curto prazo   O Grupo Sove...

Veja mais
P&G lança projeto para ajudar varejistas em suas jornadas de ESG

Aceleradora vai potencializar o impacto na sociedade e meio ambiente em projetos parceiros   A P&G, uma das m...

Veja mais
Novo estudo de sustentabilidade da Kantar

  No Brasil, número dos que têm pouca preocupação com meio ambiente cresceu em dois ano...

Veja mais
Ambev tem a missão de adequar suas embalagens ao ESG até 2025

Cumprir o desafio envolve muita inovação por parte da multinacional que segue à risca as metas sust...

Veja mais
Heineken vai acabar com garrafas pet acima de 1 litro para água e refrigerante

Desempenho do segmento de bebidas não alcóolicas pesou nessa decisão aliada a fundamentos socioambi...

Veja mais