GPA vai acelerar revitalizações de supermercados em 2019

Leia em 3min 40s

O Grupo Pão de Açúcar (GPA) planeja acelerar o ritmo de conversões e revitalizações no formato de supermercados em 2019, além de continuar apostando em crescimento robusto do atacarejo, com meta de abertura de 15 a 20 lojas Assaí por ano, disseram nesta sexta-feira executivos da companhia.

 

"O super é um formato importante para que tenhamos um posicionamento competitivo com os regionais, que cresceram no mesmo ritmo que o atacarejo na crise", afirmou à Reuters o presidente do GPA, Peter Estermann, em entrevista após teleconferência com analistas sobre os resultados do terceiro trimestre.

 

Na véspera, a varejista controlada pelo grupo francês Casino reportou lucro líquido consolidado de 138 milhões de reais no terceiro trimestre, superando em 37 por cento o montante apurado um ano antes, apoiada na alta de dois dígitos das receitas em meio à contínua firmeza da bandeira Assaí e à melhora nas demais operações da companhia.

 

Desde abril, o GPA vem ganhando participação de mercado em todos os formatos e bandeiras, uma tendência que Estermann vê continuar no quarto trimestre, com a inauguração de mais 11 lojas Assaí, 12 Compre Bem, 13 Mercado Extra, além de três revitalizações em lojas Pão de Açúcar.

 

"O último trimestre é extremamente sazonal, temos Black Friday e Natal, então é normalmente bastante competitivo e a companhia está preparada para participar desses eventos de modo forte", afirmou o executivo.

 

Além dessas duas datas importantes para o varejo, as aberturas e reinaugurações previstas para o período também exigem intensificação das atividades promocionais, o que possivelmente limitará ganhos de margem com uma eventual aceleração da inflação alimentar até o fim do ano, segundo Estermann.

 

"O impacto da inflação na margem não é tão significativo... parte temos que reinvestir para termos as vendas que esperamos", explicou.

 

No multivarejo, o plano de conversões e revitalizações das 187 lojas Super Extra avança conforme o planejado e o GPA vê potencial de transformar 50 por cento delas em Compre Bem e 50 por cento em Mercado Extra, de acordo com o executivo.

 

Só em 2018, serão 36 lojas convertidas. "Não temos nenhum interesse em não ter mais a marca Extra... O Mercado Extra é a revitalização do Super com menos investimento", disse Estermann.

 

No caso da marca Pão de Açúcar, serão 15 lojas revitalizadas este ano, totalizando 20 desde 2017, afirmou Marcelo Bazzali, diretor-executivo do Pão de Açúcar. Dentro do formato proximidade, o GPA também tem planos de abrir novas unidades do Minuto Pão de Açúcar no próximo ano e do Mini Extra a partir de 2020.

 

Para o Assaí, o foco será crescimento orgânico, com entrada em novas regiões e Estados, o que vem exigindo uma mudança no posicionamento de marketing da bandeira, destacou o presidente da divisão de atacarejo, Belmiro Gomes.

 

Na avaliação dele, a "volta discreta" da inflação alimentar vem favorecendo o reajuste de preços no atacarejo, mas é improvável que a margem bruta do Assaí ultrapasse a marca de 16 a 16,5 por cento.

 

As ações do GPA encerraram a sexta-feira em queda de 2,24 por cento, cotadas a 77,98 reais, enquanto o Ibovespa terminou em alta de 1,95 por cento. Em 2018, os papéis da companhia acumulam ganho de apenas 0,2 por cento.

 

Via Varejo e Novo Governo

 

Estermann ainda ressaltou que a venda da subsidiária de móveis e eletrodomésticos Via Varejo segue em andamento e que o GPA espera que o processo "evolua" passado o período eleitoral.

 

"Entendendo melhor os rumos para o ano que vem, devemos ter evolução do processo", disse presidente do GPA sem dar mais detalhes.

 

Questionado sobre as expectativas para o novo governo, ele afirmou que, independentemente de quem seja eleito, a companhia deseja estabilidade do câmbio, inflação controlada e um Banco Central independente.

 

"E as reformas também são vitais para que possamos ter investimento significativo no país e se reduza a taxa de desemprego", completou Estermann.

 

Fonte: Reuters

 


Veja também

GPA manterá ritmo de abertura de loja

O Grupo Pão de Açúcar (GPA) vem ganhando participação de mercado em todos os formatos...

Veja mais
GPA tem lucro 37% maior no 3º tri, reitera metas traçadas para 2018

O Grupo Pão de Açúcar (GPA) teve lucro líquido consolidado de 138 milhões de reais no...

Veja mais
STF derruba lei que exigia contratação de empacotadores em supermercados

O Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou nesta quarta-feira (24), por sete votos a três, uma lei que exigia a con...

Veja mais
Higiene pessoal e produtos de beleza premium entram na mira do atacarejo

Considerado como um dos destinos preferidos dos consumidores para a compra de itens de necessidade básica, princi...

Veja mais
Serviço e portfólio são trunfos do hipermercado

Diante do apelo promocional dos modelos de cash and carry para os produtos mais básicos, o investimento em &aacut...

Veja mais
Supermercados Mundial contrata pessoas com deficiência para lojas no Rio de Janeiro

O Supermercados Mundial, tradicional rede carioca, está com vagas abertas para pessoas com deficiência em s...

Veja mais
Rede Confiança Supermercados inova em campanha de fim de ano

     Para quem está acostumado com as novidades que a rede Confian&ccedi...

Veja mais
Qualitá se reposiciona e lança novos produtos

A Qualitá, marca própria do Grupo GPA, passará por um reposicionamento e ganhará novos produ...

Veja mais
França e Brasil aceleram vendas do Carrefour no 3º tri

O Carrefour, maior varejista da Europa, disse nesta quarta-feira que o crescimento das vendas acelerou no terceiro trime...

Veja mais