Venda da Via Varejo pode custear expansão de GPA

Leia em 2min 10s



O CEO do Casino, Jean-Charles Naouri, afirmou ontem que os recursos obtidos com venda da Via Varejo, que deve ser concluída até o final do ano, poderão ser utilizados para expandir o número de lojas do Grupo Pão de Açúcar, sobretudo da rede Assaí, ou para reduzir a dívida do GPA no Brasil. Isso dependerá da taxa de juros praticada no país.

"Se as taxas de juros continuarem baixando, e achamos que isso deve ocorrer, os recursos serão progressivamente utilizados na ampliação da rede de lojas", disse Naouri. O valor de mercado da Via Varejo, que reúne as redes Casas Bahia e Ponto Frio, é de cerca de € 1,6 bilhão. "Se as taxas de juros baixarem a um nível inferior a 10%, isso nos incitará a ampliar, com esses recursos, nossa expansão no Brasil", afirmou Naouri.

As novas lojas serão principalmente da rede de atacarejo (mistura de atacado com varejo) Assaí, que já representam 36% da receita da divisão alimentar do GPA, após a abertura de 13 lojas em 2016, e da transformação de dois hipermercados Extra em lojas Assaí no ano passado.

Uma parte dos recursos provenientes da venda da Via Varejo também poderá ser usada de "maneira secundária" para a renovação de hipermercados ou de lojas do Pão de Açúcar. A rentabilidade dos hipermercados Extra é uma prioridade. Para isso, diz Naouri, é preciso aumentar as vendas. "Não acreditamos em uma estratégia de retorno da rentabilidade com um faturamento em queda. "A receita da rede Extra aumentou progressivamente ao longo dos últimos trimestres." A dinâmica foi restabelecida. Esperamos que ela se mantenha nos próximos meses."

O Casino passou por uma grande transformação em 2016, quando teve sua nota de crédito rebaixada pela Standard & Poor's. Além de decidir vender o negócio de eletrodomésticos e móveis no Brasil, o grupo francês vendeu suas filiais na Tailândia e no Vietnã por € 3,8 bilhões. Com isso, a dívida do grupo foi reduzida quase pela metade, passando de € 6 bilhões em 2015 para € 3,4 bilhões em 2016.

O Casino teve lucro líquido de € 2,68 bilhões no ano passado, revertendo prejuízo de € 33 milhões registrado em 2015. A receita subiu 2%, para € 36 bilhões. Em relação ao Brasil, o Casino informou queda no lucro comercial das operações, "devido aos programas de revitalização de vendas no Extra e ao ambiente econômico". As ações do Casino caíram ontem 5,59% na bolsa de Paris. O motivo foi a previsão de aumento de 10% no lucro operacional, que decepcionou o mercado por indicar prudência em relação à America Latina.

Por Daniela Fernandes | De Paris

Fonte: Valor Econômico


Veja também

Carrefour no Brasil faz IPO neste ano, diz Abilio

A entrada em bolsa da filial brasileira do Carrefour irá ocorrer em meados deste ano, confirmou ontem em Paris o ...

Veja mais
Extra traz Dia do Consumidor para varejo físico com 15 dias repletos de ofertas

Rede lança campanha "Quinzenaço do consumidor" repleta de "Ofertaços" em homenagem à data. A...

Veja mais
Números amargos no Pão de Açúcar

Em seu sétimo trimestre consecutivo no vermelho, o Grupo Pão de Açúcar (GPA) reduziu seu pre...

Veja mais
Receita do Grupo Pão de Açúcar cresce 11,7% e soma R$ 45 bilhões em 2016

 Resultado só considera varejo de alimentos e não contempla negócios da Via Varejo; vendas do ...

Veja mais
Hipermercados Extra Diadema e Vl. Luzita viram Assaí

Duas unidades do Hipermercado Extra no Grande ABC, Diadema (situado na Av. Piraporinha) e Vila Luzita (Av. Capitã...

Veja mais
Walmart impulsiona e índices de ações dos EUA fecham em patamar recorde

Os três principais indicadores do mercado financeira americano - Dow Jones, Nasdaq e S&P 500 - atingiram suas ...

Veja mais
RS: Walmart fecha mais uma loja Nacional na Capital

De 2016 até agora, já foram encerradas 15 filiais em todo o Estado O mapa de lojas do Walmart com a band...

Veja mais
Jaú Serve cresce 18,05% e anuncia novos investimentos

A próxima inauguração será a segunda loja em Lençóis Paulista, a maior da Rede...

Veja mais
Aplicativo seleciona ofertas em supermercados

 Instaofertas quer alcançar 100 mil usuários  Entender, atrair e fidelizar o consumidor n&atild...

Veja mais