Carrefour lança sua 1ª “Celebração Internacional da Diversidade”

Leia em 7min 30s


Em 28 de outubro, o Carrefour celebrou a diversidade e a igualdade de oportunidades. Nos 10 países em que está localizado, 381 mil colaboradores se mobilizaram por meio de centenas de ações para marcar o dia em torno das ações do Carrefour em favor da inclusão: palestras com atletas de alto nível, improvisação teatral, mesas-redondas sobre estereótipos, concursos e exposições fotográficas, conferências no escuro, etc.

 

No Brasil, a companhia realizou, entre os dias 24 e 28 de outubro, a 4ª edição da Semana da Diversidade A iniciativa contou com diversas ações internas, como Painel sobre o Compromisso da empresa com os Direitos Humanos LGBT, com a presença da cartunista Laerte Coutinho; palestra sobre gênero e raça com a ex-consulesa Alexandra Loras; e mesa redonda com o alteta paraolímpico de rugby em cadeira de rodas, Lucas Junqueira. A Semana também contou com interação teatral e exibições de filmes com a temática diversidade pelo o Projeto Cinemóvel Carrefour, sala de cinema itinerante que visitou a sede da empresa e contou com a presença de beneficiários de organizações sociais parceiras, como o Projeto Casulo.

 

Com mais de 11,900 mil, que são o retrato das comunidades e dos bairros em que estão localizadas e signatário desde 2004 da Carta da Diversidade, o Carrefour realiza, todos os anos, ações concretas em resposta aos desafios locais para que a diversidade se reflita em todas as profissões e em todos os níveis da empresa.

 

Deficiência, inclusão e retenção
+ 21,3% das pessoas com deficiência contratados pelo Carrefour entre 2011 e 2015

Membro fundador da Rede Mundial de Empresas e Deficiência da OIT, o Carrefour acolhe 11,2 mil pessoas com deficiência. Para favorecer a integração e a retenção dos profissionais, o Carrefour implementa ações em todos os seus países.

 

 No Brasil, 100% das lojas empregam pessoas com deficiência. O Carrefour implementou o programa "Eu pratico a inclusão" e o dispositivo "Meu amigo é especial" para apoiar sua integração internamente.

 Na França, os hipermercados têm uma taxa de emprego superior à taxa legal de 6%, com até 14% para alguns hipermercados. O acordo "Missão Deficiência" (Mission Handicap), iniciado em 1999 e renovado seis vezes desde então. Acordos também vem sendo assinados e ações empreendidas nos supermercados há 10 anos e na logística.

 Na Bélgica, o Carrefour lançou em 2015 o programa "Duo Day" em parceria com a Agence Wallonne, para a Integração das Pessoas com Deficiência. Os colaboradores são convidados a trabalhar em dupla com uma pessoa com deficiência por vários dias. A operação permite apresentar o mundo do trabalho para pessoas com deficiência e sensibilizar sobre o emprego dessas pessoas cheias de potencial.

 Por fim, na Polônia, o Carrefour acolhe 700 colaboradores com deficiência, ou seja, 6% do efetivo. Além disso, a empresa trabalha com a associação Ekon e permitiu assim a contratação de 150 pessoas com deficiência intelectual. Em 2015, 346 pessoas com deficiência encontraram um emprego no Carrefour Polônia.


Uma diversidade promovida com os parceiros sociais
Anualmente, o Carrefour assina, na França e em outros países, cerca de 200 acordos com seus parceiros sociais sobre temas como emprego, deficiência, igualdade de gênero, etc. Entre eles, um acordo internacional assinado em 2015 com a federação sindical internacional UNI Global Union sobre a promoção do diálogo social e da diversidade e o respeito pelos direitos fundamentais.

 

Diversidade em todos os níveis da empresa e em todas as profissões: 

+8,6% das mulheres na gerência entre 2011 e 2015, ou 38,3% da gerência.

O Carrefour acompanha o desenvolvimento profissional de seus colaboradores com atenção particular às posições femininas, que representam cerca 58% dos efetivos. Para favorecer o acesso delas às funções de liderança, o Carrefour lançou em 2011 o programa "Women Leaders" (Líderes Mulheres, em tradução livre). Além de veicular uma ambição comum e compartilhada em todos os países do Grupo, este programa se adapta também às realidades locais, incentivando o compartilhamento das boas práticas. Seu impacto é tangível, com um aumento de 8,6% de participação de mulheres em cargos de gestão, dos quais 38,3% são ocupados por mulheres.

O programa é implementado localmente em cada país através de mentoring (França, Itália, Argentina, entre outros) e da criação de comitês de carreiras dedicados para detectar os talentos femininos. Ele permitiu a criação de redes de mulheres, creches de empresas ou ainda a organização de horários quando a mulher volta da licença maternidade.

 

Inserção dos jovens: 

Com 34% dos trabalhadores com idade abaixo de 30 anos, ou 125 mil pessoas, o Carrefour apoia o emprego de jovens de todas as origens, com ou sem qualificação.

Em todos os lugares em que a empresa atua, o Carrefour acompanha a inserção e a inclusão de jovens através da aprendizagem e da formação.


 Na França, o Carrefour contratou 20 mil jovens com idade abaixo de 26 anos, em 2015, dos quais 6 mil com contrato por tempo indeterminado e 5,5 mil em alternância, dos quais alguns obtêm um certificado de qualificação profissional no final e são recrutados. A marca organiza anualmente o Dia do Emprego dos Jovens, bem como um "Concurso do melhor aprendiz de açougueiro e padeiro". Em fim, o Carrefour apoia a inserção de jovens em dificuldades através de seu Espaço Emprego em colaboração com estruturas de formação e inserção como Apprentis d'Auteuil (Aprendizes de Auteuil), Tremplins des Restos du Cœur (Trampolins da Associação Restaurantes do Coração) ou Ecole de la 2e Chance (Escola da 2ª Chance), etc.

 No Brasil, o Carrefour, por meio do programa Jovem Talento, contrata anualmente mais de 2 mil aprendizes. Além disso, 2,5 mil jovens em situação de vulnerabilidade social são formados anualmente no Projeto Conexão Varejo, que é apoiado pelo Instituto Carrefour e realizado pela Rede Cidadã. O projeto consiste na formação para o varejo alimentar e inclui formação teórica, visita as lojas, conhecimento das profissões, etc.

 Na Argentina, o Carrefour implementou o programa Jovenes con futuro (Jovens com futuro) para oferecer oportunidades profissionais a jovens vindos de áreas vulneráveis, que, por algum motivo, se viram obrigados a abandonar seus estudos. 

Em paralelo, o Carrefour realiza iniciativas destinadas a jovens diplomados com elevado potencial. É o caso na França, onde os programas "Graduate Programmes Carrefour" (Programas de Graduação Carrefour) permitem, todos os anos, que 40 jovens diplomados façam um curso operacional e internacional com acompanhamento individual, dando-lhes muito rapidamente uma dimensão gerencial e comercial de primeiro nível. Os Graduate Programm descobrem diferentes profissões e diversas funções: gerente, profissões digitais, profissões da logística, diretor de hipermercado, diretor de supermercado. 

 

 Grupo Carrefour
Segundo distribuidor mundial e primeiro na Europa, o Carrefour emprega mais de 380 mil colaboradores no mundo. Presente em 35 países com mais de 11,9 mil lojas, o Grupo realizou um volume de negócios total das marcas de 100,5 bilhões de euros, em 2014. Varejista multilocal, multiformato e multicanal, o Carrefour é o parceiro do dia a dia. Recebe todos os dias cerca de 12,5 milhões de clientes em todo o mundo. Parceiro da COP21, por meio de suas iniciativas diárias, o Carrefour tem compromisso com um comércio mais sustentável e responsável. A iniciativa RSE do grupo gira em torno de 3 pilares: a luta contra toda forma de desperdício, a proteção da biodiversidade e o acompanhamento dos parceiros da empresa.

 

Grupo Carrefour
Há 41 anos no Brasil, o Grupo Carrefour é reconhecido como empresa pioneira no mercado varejista. A companhia está presente em todas as regiões do país e conta com os formatos Carrefour Hiper, Carrefour Bairro, Carrefour Express, Carrefour.com, Atacadão e Supeco, além de oferecer serviços diversos para a conveniência dos clientes, como postos de combustível, drogarias e serviços financeiros. A cada mês, cerca de 22 milhões de compras são registradas em seus mais de 520 pontos de vendas. Com faturamento de R$ 42,7 bilhões no Brasil em 2015 e uma equipe de 76 mil colaboradores, a empresa é a maior varejista de alimentos do país e a segunda maior operação dentre todos os mercados nos quais o Grupo Carrefour opera. No mundo, a companhia está presente em 35 países, sendo 10 com operações próprias, e emprega cerca de 380 mil colaboradores. O Grupo Carrefour está presente na vida de 100 milhões de clientes que visitam suas mais de 12 mil lojas espalhadas pela Europa, Ásia e América Latina. Atualmente, cerca de 13 milhões de compras são realizadas a cada dia em seus diversos formatos distribuídos pelo mundo. www.carrefour.com

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Carrefour


Veja também

Hipermercado Big será Walmart em todo o País

Até 2020, a marca Big terá virado história. Onze anos após a aquisição da rede...

Veja mais
Grupo Pão de Açúcar tem prejuízo de R$ 308 mi no 3º trimestre

SÃO PAULO (Reuters) - O Grupo Pão de Açúcar (GPA) teve prejuízo líquido de R$ ...

Veja mais
Supermercado DIA inaugura primeira loja em Barretos

A rede de supermercados DIA inaugura, na sexta-feira (28/10), a primeira loja do município de Barretos. Com cerca...

Veja mais
Superminas movimenta R$ 1,7 bilhão em negócios

Desempenho supera expectativa A 30ª Superminas surpreendeu os supermercadistas e panificadores mineiros e superou ...

Veja mais
Condor inicia seleção de jovens em vulnerabilidade social

Com a finalidade de contribuir para o aprimoramento profissional e pessoal de jovens em situação de vulner...

Veja mais
Assaí investe R$ 40 mi e abre primeira operação em Sergipe

São Paulo - Com um investimento estimado de R$ 40 milhões, o Assaí Atacadista inaugurou ontem (20) ...

Veja mais
Carrefour vê alta operacional puxada por Brasil e França

São Paulo - A segunda maior rede de varejo do mundo, Carrefour, afirmou ontem que o crescimento das vendas aceler...

Veja mais
Coop repassa R$161,5 mil para Federação das APAes

A  Cooperativa de Consumo (Coop) acaba de repassar, por meio do Programa Troco do Bem e Revista Coop, R$ 161.461,60...

Veja mais
Verdemar investe R$ 70 milhões em 4 lojas

Primeira delas foi inaugurada na Savassi; as demais ficam na Pampulha, Serra e no Pátio Savassi  A rede de ...

Veja mais