Setor atacadista em MG tem melhora e já estima crescimento

Leia em 2min 40s

Alta prevista é de 2% em 2016


 Assim como o setor atacadista nacional já ensaia uma recuperação nas vendas, uma leve melhora foi registrada pelos atacadistas mineiros, que normalmente acompanham a média de crescimento do País. No primeiro semestre deste ano foi apurada uma estabilidade nos volumes comercializados frente à primeira metade de 2015. A expectativa é encerrar 2016 com crescimento real de até 2% sobre o ano anterior.
 
A justificativa para o “respiro”, de acordo com o vice-presidente da Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (Abad), Leonardo Severini, é a melhora no otimismo da população e dos empresários, diante das mudanças na política econômica brasileira, desde que Michel Temer (PMDB) assumiu interinamente a Presidência. Segundo ele, o setor é considerado um dos termômetros da economia, uma vez que abastece os centros comerciais.
 
“Somos os últimos a sentir as consequências de uma crise e os primeiros a se recuperar. Porém, essa recuperação ocorre de maneira gradativa e não de uma só vez como em outros segmentos. Neste sentido, em junho já foi possível perceber uma melhora no ânimo dos compradores e, consequentemente, elevar as vendas”, ressalta.
 
Conforme a entidade, as perdas reais acumuladas no ano passaram de 0,7%, em maio, para 0,22% em junho, aproximando o setor do cenário de estabilidade. Levando-se em conta que a economia ainda apresenta algum grau de incerteza, o resultado, embora ainda negativo, é considerado satisfatório. “Principalmente quando comparados com outras áreas, os números são motivos para se comemorar”, enfatiza.
 
Já os dados nominais (não deflacionados) de junho apontam crescimento de 4,5% em relação a maio e 11,31% na comparação com junho do ano passado. No acumulado do ano, a variação é de 9,41% sobre os primeiros seis meses de 2015.
 
No caso de Minas Gerais, Severini explica que o setor representa cerca de 10% do desempeno nacional, o que justifica a representatividade e o acompanhamento no ritmo de vendas. Segundo ele, o nível de participação das empresas mineiras já foi maior. No entanto, a proporção mudou com o passar dos anos e as alterações nas questões tributárias do Estado.
 
ICMS - “No passado, os atacadistas mineiros eram maioria até pelas condições oferecidas para instalação no Estado, com isenção e descontos em ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços) e outros tributos. Assim, tornavam-se responsáveis por abastecer grande parte dos pequenos e médios varejos de todo o País. Hoje, essa situação mudou. Cada região tem seus próprios abastecedores e Minas Gerais viu-se com um mercado mais restrito”, observa.
 
Há alguns meses, o setor travou  uma longa negociação com o governo do Estado para garantir o regime de tributação especial. Até 2015, os atacadistas trabalhavam com um regime diferenciado, no qual o pagamento do ICMS ocorria após a venda dos produtos. Mas, neste ano, o governo passou o recolhimento do imposto para o momento em que os produtos fossem adquiridos em outros estados e entrassem em Minas Gerais.
 
A mudança foi vista de forma negativa pelos atacadistas por causa do risco de bitributação. O governo voltou atrás e as empresas que têm mais de 95% de compras realizadas junto às indústrias tiveram o regime especial de tributação mantido, assim como aqueles que têm suas mercadorias vendidas fora do Estado.
 
Fonte: Jornal Diário do Comércio de Minas


Veja também

Rede Shibata inaugura unidade no Shopping Pátio Pinda

A rede de supermercados Shibata inaugura, na próxima quarta-feira (10), às 10h, a sua 19ª unidade, no...

Veja mais
Desconhecidas, redes regionais driblam crise

Na contramão da retração do varejo, empresas como o supermercado Nagumo, de SP, ou a rede gaú...

Veja mais
Ofertas olímpicas atraem consumidores às redes

...

Veja mais
Carrefour reinaugura mais três lojas na bandeira Nova Geração

O Carrefour reinaugurou ontem (4) três unidades em São Paulo e região metropolitana sob o conceito N...

Veja mais
Atacadão realiza campanha nacional para arrecadação de roupas, brinquedos e alimentos

Até o dia 30 de setembro, 126 lojas espalhadas pelo Brasil recebem doações destinadas a institui&...

Veja mais
Jaú Serve inaugura sua terceira loja em Piracicaba

Unidade está localizada no coração da cidade e gerou 100 empregos diretos     ...

Veja mais
Coop repassa R$170,8 mil para federação das APAEs

O Programa Troco do Bem e a Revista Coop, ambos da Coop - Cooperativa de Consumo, garantiram à Federaç&ati...

Veja mais
Aplicativo gera economia de até 40% na conta do supermercado

A partir de agora, os consumidores brasileiros já podem comparar os preços de diversos itens de um superme...

Veja mais
Savegnago Supermercados divulga programação especial da comemoração de seus 40 anos

Entre os destaques está a inauguração do novo Centro Administrativo da rede em Sertãozinho e...

Veja mais