Bahamas diversifica bandeiras como estratégia de venda

Leia em 2min 50s

Tendo em vista as mudanças no comportamento do consumidor nos últimos anos, em virtude da diminuição da renda e do aumento da inflação, a rede supermercadista Bahamas está investindo pesado na diversificação das bandeiras de atendimento. Presente em grande parte da Zona da Mata mineira, o supermercado tem buscado atuar com, pelo menos, dois dos três tipos de lojas em cada cidade.
 
De acordo com o gerente de Marketing da rede, Nelson Júnior, o grupo conta com formatos “Bahamas”, “Bahamas Mix” e “Empório Bahamas”, que podem ser acessadas pelo mesmo público, em momentos diferentes.
 
“A ideia é oferecer aos consumidores produto, preço e serviço compatíveis com o momento que vivem. Se buscam uma compra do dia a dia, a melhor opção é o ‘Bahamas’; se precisam de opções mais variadas e diferenciadas, o ‘Empório Bahamas’; e no caso de um evento maior, uma festa ou até um negócio, o ‘Bahamas Mix’”, explica.
 
O mais recente investimento na estratégia foi realizado neste mês, no município de Além Paraíba. Ao todo foram R$ 6 milhões voltados para a abertura da segunda loja do grupo na cidade, que já tinha uma unidade no formato “Bahamas”, voltada unicamente para o varejo. Agora, a região passa a contar também com a loja “Bahamas Mix”, que além do varejo, vende também no atacado.
 
Segundo o gerente, o diferencial da bandeira é, justamente, oferecer funcionalidade para consumidores de pequenos e grandes volumes. Conforme ele, o objetivo é atender não somente os moradores de Além Paraíba, mas também de cidades próximas ao município, estejam elas em Minas Gerais ou no Rio de Janeiro.
 
“Fizemos algumas pesquisas para traçar o perfil do público consumidor da cidade e identificamos um potencial também no entorno, gerando uma estimativa de atrair cerca de 750 mil pessoas”, afirma. Na loja, estarão disponíveis 18 check outs e um estacionamento com 113 vagas.
 
Ainda dentro dessa estratégia, Nelson Júnior conta que também recentemente foi inaugurada mais uma unidade da “Empório Bahamas”, desta vez, em Muriaé. Este formato, conforme o gerente, conta com produtos mais diferenciados, nos estilo gourmet. Antes, a cidade já possuía uma loja “Bahamas Mix”.
 
Primeiro do interior - Atualmente, o grupo que ocupa a quarta posição no ranking mineiro de supermercados, sendo o primeiro no interior do Estado, conta com 39 lojas em Minas Gerais. Destas, dez são no formato mix; seis, no empório; e 23, no tradicional. Segundo Nelson Júnior, no primeiro semestre deste ano foram inauguradas duas lojas e reformada outra. Já para a segunda metade de 2016, ele revela que novos investimentos serão anunciados em breve.
 
Em relação ao desempenho dos negócios no decorrer deste exercício, o gerente afirma que os números são satisfatórios, pois o desempenho está cerca de 20% superior ao registrado no mesmo período do ano passado, patamar superior à média do setor. Além disso, ele destaca os números da primeira quinzena de julho.
 
“O resultado dessas duas primeiras semanas foi surpreendente. As vendas foram melhores que no início de julho dos últimos anos. Se continuar nesse ritmo até o fim do mês, eu arriscaria dizer que começamos a despertar para uma possível recuperação no nível de consumo da população”, comemora.
 
Ele atribuiu os resultados aos esforços do grupo para atenuar os efeitos da crise econômica. Entre as medidas adotadas estão a própria estratégia de diversificar as bandeiras, a manutenção do mix de produtos, bem como reforma e inauguração de lojas.
 
Veículo: Diário do Comércio de Minas


Veja também

RS: Setor supermercadista registra primeira queda real em 10 anos

O setor supermercadista gaúcho sentiu os efeitos da instabilidade econômica e registrou sua primeira queda ...

Veja mais
Vendas do Casino crescem puxadas por desempenho de GPA no Brasil

Unidade de eletrodomésticos voltou a crescer após um ano de queda.No mercado francês, no entanto, pe...

Veja mais
Vendas do Assaí puxam receita do Grupo Pão de Açúcar

A receita líquida consolidada do Grupo Pão de Açúcar (GPA) atingiu R$ 16,7 bilhões no...

Veja mais
Vendas nos supermercados e hipermercados recuram 5,6%

O IBGE mostrou hoje que os hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo marcaram taxa de -...

Veja mais
Brasileiro está mais cauteloso e freia o consumo até mesmo nos supermercados

  Mesmo com expectativas otimistas do mercado para a retomada do crescimento econômico, a verdade é q...

Veja mais
Pão de Açúcar tem alta de 5% na receita líquida consolidada

São Paulo - A receita líquida consolidada do Grupo Pão de Açúcar atingiu 16,7 bilh&ot...

Veja mais
Aplicativo para ‘compra do mês’ quer substituir supermercados

Com investimento de R$ 10 milhões, Home Refill tem parcerias com distribuidores e empresa de logística Um...

Veja mais
Supermercado Now oferece serviço personalizado de compras

Plataforma reúne 'shoppers' que vão até locais próximos da residência do cliente para ...

Veja mais
Walmart integra lojas e deve aplicar mais de R$ 550 milhões

Companhia acaba de concluir o processo de integração logística de 414 lojas, de sete diferentes ban...

Veja mais