Via Varejo terá mais quatro lojas em Minas

Leia em 3min 30s

Timóteo, Frutal, Lagoa da Prata e Ibirité são as cidades do interior que receberão unidades das Casas Bahia

 



A Via Varejo, responsável pela administração das varejistas Casas Bahia e Ponto Frio, inaugura até o fim deste ano mais quatro lojas em Minas Gerais, todas elas com a bandeira Casas Bahia. A primeira delas abre as portas hoje em Timóteo, no Vale do Aço, e contou com um investimento total de R$ 2,2 milhões. A unidade terá área de vendas de 660 metros quadrados e vai empregar 19 colaboradores diretamente.

Segundo o diretor regional de Operações Minas e Nordeste, Sérgio Grossi, Timóteo já teve uma unidade Casas Bahia antes da criação da Via Varejo. Porém, a companhia optou por encerrar as atividades naquela época, devido a motivos estratégicos. "Agora a operação está mais adequada ao porte da cidade, onde vislumbramos um alto potencial de rentabilidade", afirma o executivo.

Outras três unidades entram em funcionamento até o Natal, data comemorativa mais aguardada do ano pelo setor. As cidades escolhidas foram Frutal, no Triângulo, Ibirité, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), e Lagoa da Prata, na região Centro-Oeste. O valor investido em cada uma delas ainda não foi revelado e, até o momento, as datas exatas de inauguração também não foram definidas.

Grossi acrescenta que a decisão de abrir unidades Casas Bahia tem relação com o perfil econômico da população de cada município. "A marca Ponto Frio conversa mais com as classes A e B, enquanto as Casas Bahia estão mais voltadas para as C e D, que predominam nos municípios que receberam ou ainda vão receber unidades neste ano", esclarece o diretor. Em 2014, a empresa inaugurou, entre janeiro e setembro, outros três pontos de venda no Estado. Os locais contemplados foram Lagoa Santa e Sabará (RMBH) e Nova Serrana, no Centro-Oeste. O aporte total foi de R$ 8 milhões.

Embora prefira não adiantar os planos da Via Varejo para o próximo exercício, o diretor garante que a expansão vai continuar avançando. "Estamos em fase de avaliação, mas Minas Gerais continua sendo um mercado muito interessante do ponto de vista da expansão", informa. A Via Varejo prevê a inauguração de cem lojas na região Sudeste entre 2014 e 2016. Até agora, 14 já foram abertas. No país, 210 operações começam a funcionar no triênio.

Centro de distribuição - Os investimentos da Via Varejo em Minas Gerais neste ano não se restringiram à abertura de lojas. Em abril a companhia inaugurou um centro de distribuição (CD) em Contagem (RMBH). Com área total de 87,5 mil metros quadrados, substitui os outros três CDs que a empresa mantinha no Estado anteriormente. "Com ele, tivemos um ganho de área de 40% e cumprimos a meta de entregar os produtos aos nossos clientes em no máximo 72 horas", comemora Grossi.

O valor do aporte não é revelado, mas faz parte dos investimentos que a organização tem feito em logística e tecnologia da informação (TI). Somente na primeira metade deste exercício, a empresa aportou R$ 30 milhões nesses dois setores. O novo CD auxilia a corporação a solucionar o principal desafio enfrentado por ela em Minas Gerais: a dimensão geográfica e o elevado número de municípios. "A extensão territorial e a grande quantidade de cidades diferenciam Minas dos demais estados do país. Por isso, aqui precisamos definir o crescimento por microrregião e, assim, otimizamos a logística", diz.

O centro gera 800 postos de trabalho, entre diretos e indiretos. Já as 129 lojas em funcionamento no Estado, 61 Casas Bahia e 68 Ponto Frio, empregam 3.600 colaboradores.


Próximo ano - Grossi demonstra otimismo em relação o ano que vem. Para ele, o fato de 2015 ser um ano mais estável e sem a realização de eventos atípicos pode favorecer o bom desempenho dos negócios. No acumulado de janeiro até setembro de 2014, a Via Varejo acumula no país crescimento de 30,2% do lucro líqüido frente a idêntico intervalo de 2013. Os dados integram balanço divulgado pela companhia no fim de outubro.



Veículo: Diário do Comércio - MG


Veja também

Pão de Açúcar possibilita clientes antecipar compras de natal

Com a proximidade das festas de final de ano, economizar tempo acaba sendo essencial para quem tem muitos compromissos e...

Veja mais
Clientes Carrefour concorrem a um ano de biscoitos grátis

  Até o dia 30 de novembro, o Carrefour realiza o Festival do Biscoito em todos os supermercados e hipermer...

Veja mais
Supermercado Escola investe R$ 1 milhão em ampliação

Serão instalados uma cafeteria e um espaço de estudos para os acadêmicos   O Supermercado Esc...

Veja mais
Orientações de saúde são levadas para clientes em supermercado

A segunda-feira foi de orientações sobre saúde no Bistek Supermercados da avenida Centenário...

Veja mais
GPA vai investir até R$ 2 bi em 2015

Maior companhia de varejo do país, o Grupo Pão de Açúcar informou na sexta-feira que os inve...

Veja mais
Super Nosso fatura com e-commerce

ɐ cada vez maior a participação do e-commerce da rede de supermercados Super Nosso nos negó...

Veja mais
Confiança Supermercados irá sortear mais de meio milhão em prêmios

Campanha deste ano inova com sorteios diários, prêmios em barras de ouro e um total de mil ganhadores &n...

Veja mais
Lucro consolidado do Pão de Açúcar no 3º tri sobe 9,3%

O Grupo Pão de Açúcar (GPA) reportou lucro líquido consolidado de R$ 390 milhões no t...

Veja mais
ABRAS realiza jantar do Dia Nacional do Supermercado

       No próximo dia 12 de novembro a ABRAS reúne empresá...

Veja mais