Varejistas contam com a inflação para crescer

Leia em 3min 30s

Apesar do crescimento de 2% no primeiro semestre de 2018, o setor do varejo alimentar revisou a estimativa de avanço até o final do ano de 3% para 2,53% em função da paralisação dos caminhoneiros e da queda na confiança dos supermercadistas. Para os próximos cinco meses, o que deve segurar o faturamento das operações é a alta de preços.

 

“Eu diria que a greve dos caminhoneiros e os fatores do cenário político-econômico tiveram grande influência nessa redução na previsão de crescimento para o segundo semestre”, argumentou o superintendente da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), Márcio Milan.

 

De acordo com os dados publicados pela entidade ontem (31) sobre o desempenho do setor no primeiro semestre, as vendas decresceram 0,7% entre junho e maio de 2018. No ano contra ano, houve avanço de 3,37% na comercialização de itens no setor.

 

Ainda sobre esse montante de produtos vendidos no período, a Abras listou os itens que mais avançaram em termos de faturamento: cervejas (9,3%), salgadinhos (9%), chocolates (8,2%), suco pronto (7,3%), papel higiênico (4,9%) e refrigerante (2,4%).

 

“No momento em que começou a paralisação dos caminhoneiros, os consumidores correram para fazer o abastecimento de suas famílias e, ao mesmo tempo, os varejos mais abastecidos tiveram um desempenho melhor”, afirmou Milan. Além disso, o superintendente destaca que as regiões mais distantes dos polos abastecedores demoraram a sentir os efeitos da greve – tendo em vista que esses comércios trabalham naturalmente com estoques maiores.

 

Mau humor

 

A piora no cenário macroeconômico – que inclui aumento na taxa de desemprego, queda da previsão do PIB e imprevisibilidade política – não afetou apenas a perspectiva de crescimento do setor, mas também o nível de confiança do supermercadista para com o futuro dos negócios.

 

De acordo com um estudo realizado pela empresa de pesquisa de mercado GfK, a confiança dos varejistas no setor atingiu 46,9 pontos – o menor nível desde junho de 2017. O melhor desempenho foi registrado em fevereiro de 2018, chegando a 55,7 pontos, em uma escala que vai de 0 a 100.

 

No que diz respeito à alta de preços, o levantamento aponta um aumento – entre maio de junho – de 20,87% no valor no leite longa vida, 8,30% na batata, 8,13% no frango congelado, 5,81% no queijo muçarela e 4,41% na farinha de trigo.

 

Ainda de acordo com os dados divulgados ontem pela Abras, as maiores quedas foram verificados em produtos como: cebola (-11,59%), creme dental (-2,62%) e farinha de mandioca (-2,54%).

 

No território nacional, as maiores altas de preços foram registradas no Sudeste (6,7%) e Centro-Oeste (3,65%). A maior queda se deu no Norte do País (-1,59%), segundo a entidade.

 

“Para se ter noção, na Grande São Paulo, chegou a cima de 8% a inflação da cesta básica comercializada no mercado”, afirmou o diretor de relacionamento da GfK, Marco Aurélio.

 

Segundo ele, a região Sul continua como a mais cara entre as demais do Brasil e que, com o nível de consumo das famílias mais reduzido, os preços não devem subir tanto – cerca de 4% ao longo do ano.

 

Abertura de unidades

 

Para a consultora em varejo da Nielsen, Ana Szasz, existe uma tendência de fortalecimento da figura das “lojas de vizinhança” – comércio com até quatro caixas – e do modelo de cash and carry. Este último, de acordo com o levantamento da Nielsen, apresentou crescimento de 10,6% entre os anos de 2016 e 2017 – com a abertura de 36 novos negócios.

 

Já no que diz respeito às cadeias regionais, segundo o balanço, houve alta de 4,9% na mesma base de comparação, culminando na abertura de 57 unidades nesse formato. “O brasileiro tem um novo perfil consumidor, muito mais focado em fazer coisas dentro de casa e trazer mais saudabilidade no dia a dia. Isso traz uma vantagem para o que chamamos de varejo moderno”, diz.

 

Fonte: DCI


Veja também

Vendas de supermercados no Brasil sobem 3,37% em junho ante 2017

  São Paulo - As vendas de supermercados no Brasil em junho cresceram 3,37 por cento em termos reais ante i...

Veja mais
Vendas de supermercados sobem 3,37% em junho ante 2017

A queda nas vendas ante o mês anterior, segundo a associação, já era esperada e reflete os pr...

Veja mais
Abras reduz projeção de vendas do setor supermercadista em 2018 após alta de 2%

As vendas de supermercados no Brasil devem ter alta de 2,53 por cento em 2018, informou nesta terça-feira a assoc...

Veja mais
Vendas de supermercados no Brasil sobem 3,37% em junho ante 2017

As vendas de supermercados no Brasil em junho cresceram 3,37 por cento em termos reais ante igual período de 2017...

Veja mais
Vendas de supermercados sobem 3,37% em junho ante 2017

As vendas de supermercados no Brasil em junho cresceram 3,37 por cento em termos reais ante igual período de 2017...

Veja mais
Vendas reais de supermercados caem 0,7% em junho

O setor de supermercados registrou queda real de 0,70% nas vendas em junho na comparação com maio e cresci...

Veja mais
Abras reduz projeção de vendas do setor supermercadista em 2018 após alta de 2%

São Paulo - As vendas de supermercados no Brasil devem ter alta de 2,53 por cento em 2018, informou nesta ter&cce...

Veja mais
Abras reduz projeção de vendas do setor supermercadista em 2018

São Paulo – As vendas de supermercados no Brasil devem ter alta de 2,53 por cento em 2018, informou nesta t...

Veja mais
Mesmo com queda em junho, supermercados crescem 2% no semestre

O setor de supermercados registrou crescimento de 2% no primeiro semestre de 2018 na comparação com o mesm...

Veja mais