Combustíveis, lixo, ônibus, aeroportos: veja a situação em SP neste sábado

Leia em 5min 50s

A cidade de São Paulo tem falta de combustíveis nos postos de gasolina e redução na frota de ônibus neste sábado (26) em consequência da crise de desabastecimento provocada pelas manifestações de caminhoneiros nas estradas. O decreto do prefeito Bruno Covas (SP) que coloca São Paulo em estado de emergência foi publicado no "Diário Oficial".

 

Veja a situação:

 

O prefeito Bruno Covas (PSDB), disse que a situação "é grave, mas está controlada", e que a Prefeitura conseguiu combustível suficiente para manter o funcionamento de serviços essenciais à cidade para os próximos dias. "Situação é grave, mas está controlada. Não há necessidade de decretar ponto facultativo ou feriado na cidade na segunda-feira", disse Covas após uma reunião do Comitê de Gerenciamento de Crise neste sábado (26). O prefeito disse que uma nova reunião será feita neste domingo para reavaliar a situação. "Estamos avaliando a todo momento."

 

COMBUSTÍVEIS

 

O Sindicato Comércio Varejista Derivados Petróleo Estado São Paulo (Sincopetro) informou que 99% dos postos de gasolina da capital paulista estão sem combustíveis. Alguns postos ainda têm diesel à venda. Ainda de acordo com o Sincopetro, quando a paralisação dos caminhoneiros terminar, pode levar de 5 a 7 dias para regularizar a situação de abastecimento nos postos da cidade de São Paulo. No interior, o tempo pode ser ainda maior.

 

Taxistas que circulam com gás natural veicular conseguem encontrar GNV à venda nos postos que trabalham com esse tipo de combustível. A Polícia Militar está usando viaturas para escoltar caminhões-tanque que saem das distribuidoras.

 

ÔNIBUS

 

A São Paulo Transporte (SPTrans) informa que deve operar neste fim de semana com 40% da frota. Pela manhã deste sábado a frota circula com 57% da capacidade. O serviço parcial será mantido graças à compra de 240 mil litros de óleo diesel. Apesar da compra, a SPTrans informa que o combustível continuará sendo usado de forma racionada.

 

A empresa Viação Tupi, que serve à Zona Sul, está totalmente paralisada por falta de combustível para os ônibus. A frota não saiu da garagem. Uma outra empresa cedeu ônibus para fazer uma das linhas que opera no Terminal Grajaú. A viação Cidade Dutra, que também opera na Zona Sul, também não circulou os ônibus neste sábado por falta de combustível.

 

METRÔ E CPTM

 

Funcionam normalmente neste sábado.

 

AEROPORTOS

 

Congonhas e Guarulhos estão operando normalmente para pousos e decolagens. O GRU Airport registrou, até as 11h30, 122 partidas, com 18 delas atrasadas. Três partidas foram canceladas. Já as chegadas foram 143, com 17 voos atrasados e 4 cancelados. Congonhas teve quatro voos cancelados.

 

A Infraero informa que Congonhas tem combustível suficiente para operar até segunda-feira (28). Guarulhos tem depósito de combustíveis.

 

A crise de combustível que assola o país afeta o mercado de táxi aéreo brasileiro. Segundo Jorge Bitar, presidente da Associação Brasileira de Táxi Aéreo (Abtaer) e fundador da Helimarte, a previsão é de que neste sábado, o aeroporto Campo de Marte, em São Paulo, fique sem combustível para abastecer todas as aeronaves.

 

Veja nota da Plural (associação dos fornecedores de combustíveis):

 

"O abastecimento de Congonhas segue precisando de escolta para ser suprido, o que aconteceu de forma bem-sucedida nesta sexta-feira. É importante destacar que o consumo no aeroporto está duas vezes maior do que o normal.

 

O aeroporto de Guarulhos funciona normalmente, enquanto no de Viracopos há uma tentativa de manter um fluxo de escolta mais regular. Na sexta, o suprimento foi bastante satisfatório em Campinas, atendendo bem aos principais clientes."

 

ESTRADAS

 

·         A Régis Bittencourt tem bloqueio parcial em pistas na altura de Embu das Artes.

·         A Anchieta registra protesto no km 28 sentido litoral.

·         As demais rodovias não têm registros de problemas.

 

RODOVIÁRIAS

 

Terminal Rodiviário do Tietê reduziu em 35% as saídas de ônibus.

 

Na Barra Funda e no Jabaquara, índice é de 50%.

 

COLETA DE LIXO

 

A Prefeitura havia suspendido na sexta-feira (25) a coleta de lixo na cidade de São Paulo, mas a AMLURB informaou que as concessionárias conseguiram adquirir combustível para a coleta de lixo domiciliar. Ela está mantida para este sábado, durante o dia. As empresas irão reavaliar os estoques ao final do trabalho para decidir se conseguirá realizar a coleta noturna.

 

Os Ecopontos permanecem fechados, já que os resíduos coletados nesses locais são encaminhados a aterros localizados em rodovias federais e estaduais, muitas delas bloqueadas pelos caminhoneiros. Os serviços de varrição de vias e logradouros continuam reduzidos, mas a coleta hospitalar, a limpeza pós-feiras livres e o recolhimento de animais mortos está mantido.

 

SERVIÇO FUNERÁRIO

 

O serviço funciona normalmente e tem combustível para viaturas até este domingo.

 

POLICIAMENTO

 

PM trabalha com 100% dfa capacidade de patrulhamento, segundo informou o secretário de Segurança Pública Mágino Alves. Viaturas da PM estão fazendo escolta de caminhões-tanque.

 

A Guarda Civil Municipal conseguiu abastecer toda a frota na sexta-feira e está operando.

 

SAMU

 

As viaturas operam normalmente.

 

SUPERMERCADOS

 

Segundo a Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS), a maioria das lojas trabalha com estoque médio de produtos não perecíveis, e a falta no abastecimento dos supermercados está mais concentrada nos perecíveis no momento. A expectativa da entidade é de que a situação melhore nas próximas horas, para que possam normalizar o abastecimento da população. Por enquanto, a associação ainda não tem estimativas de perdas e prejuízos. A normalização do abastecimento, após a greve, pode levar de 5 a 10 dias, dependendo da região.

 

FEIRAS LIVRES

 

O abastecimento dos feirantes foi seriamente prejudicado pela falta de produtos no Ceagesp. Os preços de vários produtos subiram e estão sendo repassados nas feiras.

 

SHOWS

 

O Festival Tim Brasil, que estava marcado para a noite deste sábado no Anhembi, foi cancelado pelos organizadores. Equipe técnica e artistas tiveram dificuldades para chegar a São Paulo. Estavam programados shows de Simone e Simaria, Bell Marques e Jorge Araújo, entre outros. Os ingressos serão reembolsados, segundo a organização do festival.

 

FUTEBOL

 

O jogo Palmeiras x Sport está confirmado. Será às 19h no Allianz Parque, estádio do Palmeiras, pelo Campeonato Brasileiro.

 

Fonte: G1 SP

 


Veja também

Normalização em supermercado pode levar de 5 a 10 dias mesmo com fim de greve

A normalização do abastecimento dos supermercados ainda poderia levar de 5 a 10 dias mesmo no caso de have...

Veja mais
Supermercados em São Paulo já sofrem com falta de alimentos

  A busca pela batata ocupou parte da manhã de sábado de Jane Oliveira, de 39 anos. Foram quatro sup...

Veja mais
Supermercados têm estoque médio de 15 dias para produtos não perecíveis, diz Abras

O setor supermercadista deve levar até 10 dias para normalizar o abastecimento de produtos após o fim da g...

Veja mais
Ceasa do RN recebe um terço dos caminhões previstos e alimentos já estão em falta

Segundo direção, tomate, pimentão, repolho e laranja não são encontrados na central, ...

Veja mais
ABRAS destaca preocupação com a continuidade da greve dos caminhoneiros

      NOTA ABRAS Greve nacional dos caminhoneiros Mesmo com a última decisão do Go...

Veja mais
Setor supermercadista pode levar até 10 dias para normalizar abastecimento, diz Abras

São Paulo - O setor supermercadista deve levar até 10 dias para normalizar o abastecimento de produtos ap&...

Veja mais
Perdas nos supermercados somam R$ 1,3 bilhão, diz Apas

Com a greve dos caminhoneiros, os supermercados brasileiros já perderam vendas equivalentes a R$ 1,3 bilhã...

Veja mais
Workshop SuperHiper discute perdas e desperdícios no setor supermercadista na Paraíba

Superintendente da ABRAS, Marcio Milan e o superintendente da ASPB, Damião Evangelista   ...

Veja mais
ABRAS divulga nova nota sobre a greve dos caminhoneiros

      NOTA OFICIAL Greve nacional dos caminhoneiros   A Associação Brasileira...

Veja mais