Supermercados têm crescimento de 2% em vendas no AM e acompanham cenário nacional

Leia em 2min 30s

O setor de supermercados amazonense registou alta de aproximadamente 2% nos primeiros quatro meses de 2018. O dado foi divulgado pela Associação Amazonense de Supermercados (Amase). O crescimento acompanhou o cenário nacional com alta de 2,28%, maior resultado acumulado no período desde 2013, segundo Associação Brasileira de Supermercados (Abras).

 

“Observamos que estamos acompanhando o Brasil como um todo, sempre no mesmo patamar. Não temos dados fechados, mas acreditamos que o crescimento foi de 2%”, apontou o superintendente da Amase, Alexandre Zuqui.

 

Ele apontou que o crescimento nas vendas se deve principalmente ao período da Páscoa. “Grandes redes e pequenos comerciantes, o crescimento atingiu a todos neste período por conta da páscoa, que tem uma sazonalidade forte”, apontou Zuqui. Mas a melhora nas vendas foi sentida pelos empresários.

 

“Os meses de março e abril não foram tão bons quanto esperado, mas não teve queda e conseguimos crescer um pouco em relação ao ano passado, não tem como reclamar”, disse a empresária Jackeline da Silva Oliveira, da rede Casa da Carne.

 

Para a empresária, o alto imposto cobrado em cima dos alimentos pode ser um dos fatores que faz o setor não alavancar o crescimento. “Acho que imposto em cima da alimentação da cesta básica pode atrapalhar. Tem também a questão do acesso à capital (por meio da bacia amazônica), alguns itens ficam mais caros, poderíamos ter outras portas”, observou.

 

Oliveira avalia que o setor tem conseguido passar bem pelo 'apertar de cintos' que têm se tornado a vida do brasileiro. “O comércio em si é mais difícil de ser afetado por esta crise, porque todo mundo tem que comer. A gente sente, mas é mais difícil. Vemos loja de eletrodomésticos fecharem. Já mercadinhos, se contar de 10 lojas, um ou outro fecha”, analisou.

 

'Primeiro Natal'

 

Uma alta maior que o acumulado nos primeiros quatro meses é esperada pela categoria. “Dia das mães é conhecido como o primeiro Natal do ano. Esperamos um crescimento superior a 2%. Sempre tem algo diferente no almoço das mães, as pessoas investem mais”, apontou o superintendente da Amase, Alexandre Zuqui.

 

Crescimento Nacional

 

Em março, as vendas do setor de mercado em valores reais, cresceram 17,23% na comparação com o mês de fevereiro. A alta foi de 12,12% em relação ao mesmo mês do ano de 2017, de acordo com o Índice Nacional de Vendas ABRAS.

 

De acordo com a Abrasmercado todas as regiões brasileiras apresentaram queda nos preços dos 35 produtos mais consumidos nos supermercados, como alimentos (incluindo cerveja e refrigerante) produtos de higiene, beleza e limpeza doméstica. A análise foi feita no mês de março. A maior variação negativa foi registrada na região Nordeste 1,29%, seguido da região Norte com 0,61% e Sudeste com 0,93%. Os dados foram levantados pela Abrasmercado.

 

Fonte: G1 - Amazonas

 


Veja também

Vendas dos supermercados cresceram 2,28% no 1º trimestre

O primeiro trimestre do ano foi positivo para o setor supermercadista, que registrou crescimento de 2,28%, maior resulta...

Veja mais
Supermercados têm melhor primeiro trimestre em cinco anos

O setor de supermercados registrou vendas 2,28% maiores no primeiro trimestre deste ano em relação a igual...

Veja mais
Puxada por Páscoa, vendas nos supermercados sobem 12,2% em março

Em março, as vendas nos supermercados cresceram 12,2% em comparação ao mesmo mês em 2017, seg...

Veja mais
ABRAS participa do painel "150 dias da reforma trabalhista" promovido pela UNECS

          O presidente da Associaç&at...

Veja mais
Supermercados registram crescimento nas vendas no primeiro trimestre

O setor supermercadista registrou um crescimento de 2,28% no primeiro trimestre do ano, o maior resultado acumulado no p...

Veja mais
Supermercados registram crescimento nas vendas

O setor supermercadista registrou um crescimento de 2,28% no primeiro trimestre do ano, o maior resultado acumulado no p...

Veja mais
Vendas reais de supermercados no Brasil sobem 2,3% no 1º tri, melhor resultado desde 2013

São Paulo (Reuters) - As vendas de supermercados do Brasil em março subiram 12,12 por cento em termos reai...

Veja mais
Supermercados registram crescimento nas vendas no trimestre

O setor supermercadista registrou um crescimento de 2,28% no primeiro trimestre do ano, o maior resultado acumulado no p...

Veja mais
Supermercados têm alta nas vendas no primeiro trimestre

O setor supermercadista registrou um crescimento de 2,28% no primeiro trimestre do ano, o maior resultado acumulado no p...

Veja mais