Programa RAMA é lançado no Rio Grande do Sul

Leia em 2min 40s


 

 

A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) lançou o Programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos (RAMA) no Rio Grande do Sul, ontem (25), em parceria com a Associação Gaúcha de Supermercados (AGAS). O objetivo é garantir mais segurança ao consumidor, por meio do controle do uso de defensivos agrícolas em frutas, legumes e verduras (FLV) no estado.


De acordo com o presidente da AGAS, Antônio Cesa Longo, esta é mais uma iniciativa, dentre uma série de ações que a entidade vem adotando nos últimos meses, para qualificar a cadeia de hortifrúti no RS. "A qualificação precisa incluir todos os elos, desde a produção, passando pelos canais distribuidores e chegando ao ponto de venda", destaca.


A entidade gaúcha coordena um programa de capacitação de produtores rurais, que teve início em março, e já conta com 250 propriedades participantes. "Há cerca de dois anos, a AGAS vem proporcionando encontros com entidades representativas de todos os elos da cadeia, em busca de soluções para melhorar a qualidade dos produtos consumidos pelos gaúchos", explica.


Para o superintendente da ABRAS e coordenador do RAMA, Marcio Milan, o programa traz modernidade e segurança para a cadeia de abastecimento do País. "A rastreabilidade e o monitoramento são tendências no mercado global de alimentos. De forma crescente e evolutiva, supermercadistas, fornecedores e produtores, estão percebendo a necessidade e a importância da adesão ao Programa, que é referência como ferramenta no apoio ao controle de defensivos agrícolas, garantindo, assim, mais segurança para a população."

Milan destaca, ainda, que, garantindo a segurança do alimento, os varejistas também conseguem agregar valor às suas vendas. "Temos o exemplo dos produtos orgânicos, que são mais caros, mas o consumidor aceita pagar por isso", afirma.

 

RAMA

Lançado em 2011, o Programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos (RAMA) monitora e rastreia, no Brasil, uma média mensal de 104 mil toneladas de frutas, legumes e verduras (FLV).

De acordo com Giampaolo Buso, diretor da PariPassu, empresa que faz a gestão técnica do programa, no primeiro semestre de 2017 foram rastreadas, pelo programa, 618 mil toneladas de FLV, um crescimento de 12% em relação ao mesmo período de 2016. No último ano, o total do volume rastreado chegou a 1,2 milhão de toneladas.


Adesões

Atualmente, o RAMA conta com 47 redes varejistas participantes (que representam mais de 20% das vendas totais de FLV comercializados pelo setor no Brasil).
O faturamento de R$ 70,4 bilhões das redes participantes do RAMA representa 20,8% de participação no faturamento total do setor, com mais de 800 lojas e um total de 146 mil empregos diretos, de acordo com o Ranking ABRAS 2017.


Metas
O programa tem como metas para 2020 aumentar a participação do FLV no faturamento do setor supermercadista, de 9,1% (R$ 30,8 bilhões), para 12%, além de melhorar a capacitação de fornecedores e supermercadistas, reduzir o desperdício, hoje em 6,25%, para 5,1%. E atingir 20% dos supermercados brasileiros.

 

 

Clique aqui para mais informações.



Redação Portal ABRAS/Comunicação AGAS

 


Veja também

ABRAS divulga indicadores do setor e Pesquisa Natal 2017 no dia 30/10

A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) realiza coletiva de imprensa, na próxima segunda-f...

Veja mais
Programa vai fiscalizar agrotóxicos para garantir FLV saudáveis nas prateleiras

A exigência do consumidor por produtos mais seguros e saudáveis levou a Associação Gaú...

Veja mais
Agas lança programa para monitorar agrotóxicos em alimentos nos supermercados

Com o objetivo de rastrear e monitorar o uso de agrotóxicos em frutas, verduras e legumes nos supermercados do Ri...

Veja mais
Com programa Rama, supermercados vão rastrear hortigranjeiros

Responsável por 9% do faturamento dos supermercados gaúcho, o segmento chamado de FLV (frutas, legumes e v...

Veja mais
AGAS lança programa de rastreabilidade para monitorar FLV no RS

A AGAS (Associação Gaúcha de Supermercados) lançou ontem, um programa de segurança al...

Veja mais
Relatores debatem reformas estruturantes no 3º Fórum Nacional do Comércio

       Os principais pontos pertinentes as reformas trabalhista, previdenci&a...

Veja mais
Diretoria da ABRAS participa de reunião na Coca-Cola

         O presidente da Associação Brasileira de Supermerc...

Veja mais
Presidente da ABRAS participa de reunião da UNECS em Brasília

   (esq.p/dir)Emerson Destro, George Pinheiro, Honório Pinheiro,Nabil Sahyoun,João Sanz...

Veja mais
ABRAS participa de reunião com o deputado Efraim Filho

  (Da esq.p/dir.) Alexandre Seabra, Efraim Filho, João Sansovo O presidente da Associa&c...

Veja mais