4 tecnologias que tornam o agronegócio mais eficiente e lucrativo

Leia em 2min 20s

São Paulo – A tecnologia tem um importante papel no agronegócio: ajudar os produtores rurais a ser mais eficientes, a atuar em conformidade com a legislação e a ganhar mais dinheiro. Startups brasileiras já fazem isso com drones, ácaros e inteligência artificial.

 

No EXAME Fórum Agronegócio, quatro startups apresentaram suas iniciativas para o setor. A Horus Aeronaves utiliza drones para mapear fazendas e plantações. A premissa é encontrar problemas nas imagens, que são analisadas com  inteligência computacional, e oferecer relatórios com as possíveis soluções.

 

Em plantações de cana, por exemplo, os agricultores podem encontrar falhas e saber quanto devem investir para corrigi-las ou o quanto irão perder de dinheiro por conta disso. Outra aplicação é para o gado. Os drones sobrevoam as fazendas para determinar a quantidade de proteína animal e sugerir a suplementação de ração necessária para aumentar a qualidade da produção.

 

“Desenvolvemos tecnologia de ponta para que o agricultor tenha tudo na palma da mão”, disse Fabrício Hertz, CEO da Horus Aeronaves.

 

Para o controle de pragas, a Promip, que tem sede em Engenheiro Coelho (região de Campinas, em SP), foi a pioneira no desenvolvimento de macrobiológicos. Ácaros são produzidos e comercializados a produtores rurais para manter a qualidade das plantações e evitar perdas.

 

Em 2014, a Promip recebeu um aporte de 4 milhões de reais do Fundo de Inovação Paulista. No ano seguinte, comprou a Insecta Agentes Biológicos e levou sua estrutura de Lavras (MG) para Engenheiro Coelho. Com a compra, a empresa passou a produzir também microvespas para ajudar no controle de pragas, informou Marcelo Poletti, diretor geral da Promip.

 

Já a PariPassu monitora a produção de hortaliças para detectar se os agrotóxicos estão em conformidade com a legislação. Ela rastreia os alimentos da plantação até o supermercado, sendo responsável pela gestão técnica do Programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos, um programa de adesão voluntária da Associação Brasileira de Supermercados (Abras).

 

Como uma espécie de Google Maps para a agricultura, a AgroTools tem mapeamento de propriedades rurais. São mais de 3,8 milhões de propriedades mapeadas do total de 5,5 milhões do país. A empresa é comandada por Fernando Martins, que foi CEO da Intel Brasil por cinco anos. Por meio de uma parceria com a Serasa, ela positiva ou negativa as produções. Além disso, a empresa detecta problemas como trabalho escravo e desmatamentos.

 

Segundo Lucas Tuffi, diretor comercial da AgroTools, todos os hambúrgueres exportados para o McDonald’s, por exemplo, passam pela AgroTools para que se confira se a produção está em conformidade com a legislação.

 

 

Fonte: EXAME


Veja também

Setor supermercadista acumula alta de 0,67% nas vendas

As vendas do setor supermercadista acumulam alta de 0,67% (de janeiro a agosto) na comparação com o mesmo ...

Veja mais
Marcos Jorge firma parceria com setor privado para apoiar Plano Progredir

Brasília (DF) – Incentivos para abrir o próprio negócio, ofertas de qualificaçã...

Veja mais
SuperAmas terminou ontem com expectativa de 2,5 mil visitantes

Terminou ontem (27) a 27º SuperAmas 2017 (Congresso e Exposição Sul-Mato-Grossense de Produtos e Serv...

Veja mais
Workshop Gestão de Categoria apresenta novas estratégias ao setor supermercadista

O workshop Gestão de Categoria - sua gôndola ao gosto do consumidor será realizado no próximo...

Veja mais
UNECS realiza reunião na capital paulista

  Reunião da UNECS, na sede da ABAD   Integrantes da União Nacional...

Veja mais
Prêmio Anamaco 2017 homenageia deputado Rogério Marinho

    O relator da reforma trabalhista, deputado Rogério Marinho, foi o grande homenageado da 2...

Veja mais
ABRAS participa da solenidade de abertura da 27ª Super Amas

Presidente da ABRAS, João Sanzovo Neto   Solenidade de Abertura da Super Amas   ...

Veja mais
Unecs assina protocolo de intenções com Governo Federal para o Plano Progredir

O coordenador da União Nacional de Entidades do Comércio e Serviços (UNECS), Honório Pinheir...

Veja mais
Durante feira varejista, empresários agradecem apoio do Governo de MS com medidas fiscais de combate a crise

Campo Grande (MS) – Os dirigentes das associações do comércio varejista de alimentos de Mato ...

Veja mais