Carrefour é premiado pela Abras como uma das redes que melhor rastreou alimentos em 2016

Leia em 4min 10s

 

Signatário do Programa Rama desde 2014, a rede colabora com o monitoramento e controle do uso de defensivos

agrícolas na produção de alimentos


Pelo segundo ano consecutivo, o Carrefour recebeu o ‘Prêmio Rama 2017' na categoria ‘Destaque do Varejo', durante a apresentação do segundo balanço do Programa de Rastreabilidade e Monitoramento de Alimentos (Rama). Promovido pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras) em São Paulo (SP), o evento debateu os avanços do controle do uso de defensivos agrícolas no país e o Carrefour, signatário do programa desde outubro de 2014, recebeu o reconhecimento pelo amplo monitoramento de fornecedores e pela transparência adotada com os consumidores. Em 2016, o Carrefour rastreou 100% dos itens da sua marca própria, que inclui também os produtos que recebem o selo Garantia de Origem. Em relação aos demais produtos comercializados pela rede, que não inclui a marca Carrefour, a adesão dos fornecedores chegou a 78%. Porém, ao considerar todo o quadro de fornecedores da rede, 82% aderiram ao programa. Como resultado de 420 análises, o índice de conformidade do Carrefour no Rama foi de 76%, percentual superior à média geral do programa.

 

Desenvolvido pela Abras em 2011, em parceria com a empresa Paripassu, o programa Rama promove o rastreamento e monitoramento de defensivos agrícolas em frutas, legumes e verduras, garantindo que a aplicação dos mesmos não esteja acima do nível permitido por lei. Com 44 redes varejistas participantes, que juntas concentram 20,5% das vendas totais desses alimentos pelo setor no Brasil, o programa possui dois pilares de atuação: rastreabilidade de todos os fornecedores cadastrados pelas empresas participantes e o monitoramento do nível de agrotóxico nos produtos.

 

No ano passado, foi rastreado pelo programa 1,244 milhão de toneladas de alimentos, volume 23,6% maior em relação a 2015 (1,006 milhão de toneladas), e o índice de conformidade atingiu 73%, superior ao índice de 66% registrado no ano anterior. Atualmente, o Rama monitora e rastreia uma média mensal de 104 mil toneladas de toneladas de frutas, legumes e verduras no Brasil. Os resultados são obtidos por meio de análises técnicas da quantidade de resíduos em amostras coletadas e os dados são disponibilizados por meio de um portal para que produtores/fornecedores e supermercadistas monitorem os produtos continuamente. Além disso, o consumidor pode rastrear os alimentos por meio do QR Code presente nas embalagens ou mesmo do portal do Rama.

 

Desde que passou a integrar o programa, a área de Segurança Alimentar do Carrefour coletou amostras de diversos fornecedores pelo país. Atualmente, todos aqueles que integram a marca própria da rede ou que recebem o selo Garantia de Origem já seguem as diretrizes do Rama. O objetivo da companhia é atingir 100% da sua cadeia de frutas, legumes e verduras. "O uso adequado de defensivos agrícolas é fundamental para garantir a oferta de alimentos de qualidade e seguros, ao mesmo tempo não comprometem a biodiversidade e o bem-estar das comunidades", destaca Paulo Pianez, diretor de Sustentabilidade do Carrefour Brasil. "A adesão ao Rama possibilitou à companhia fortalecer ainda mais os processos de controle e rastreabilidade a partir da capacitação dos nossos fornecedores sobre as melhores práticas de produção", destaca Pianez.

 

Além do Rama, o Carrefour conta com outras ações de controle de qualidade dos produtos vendidos em suas unidades. O programa Garantia de Origem, implantado no Brasil há 15 anos, atesta o compromisso da companhia em acompanhar a trajetória do alimento desde sua produção até as gôndolas. Além disso, todos os itens da marca Carrefour passam por rígidos padrões de segurança alimentar, testes laboratoriais e auditoria social, o que garante a alta qualidade e procedência dos produtos.


Sobre o Grupo Carrefour
Há mais de 40 anos no Brasil, o Grupo Carrefour está presente em todas as regiões do país e conta com os formatos Carrefour Hiper, Carrefour Bairro, Carrefour Express, Carrefour.com, Atacadão e Supeco, além de oferecer serviços diversos para a conveniência dos consumidores, como postos de combustível, drogarias e serviços financeiros. A cada mês, cerca de 22 milhões de compras são registradas em seus mais de 560 pontos de vendas. Com faturamento de R$ 42,7 bilhões no Brasil em 2015 e uma equipe de mais de 78 mil colaboradores, a empresa é a maior varejista de alimentos do país e a segunda maior operação dentre todos os mercados nos quais o Grupo Carrefour opera. No mundo, a companhia está presente em 35 países, sendo 10 com operações próprias, e emprega cerca de 380 mil colaboradores. O Grupo Carrefour está presente na vida de 100 milhões de consumidores que visitam suas mais de 12 mil lojas espalhadas pela Europa, Ásia e América Latina. Atualmente, cerca de 13 milhões de compras são realizadas a cada dia em seus diversos formatos distribuídos pelo mundo.

 

 

Fonte: Assessoria de Comunicação do Grupo Carrefour


Veja também

Vendas dos supermercados ficam estáveis em janeiro

As vendas dos supermercados brasileiros ficaram estáveis em janeiro na comparação com igual mê...

Veja mais
Abras: vendas dos supermercados ficam estáveis em janeiro

Estadão ConteúdoAs vendas dos supermercados brasileiros ficaram estáveis em janeiro na compara&cced...

Veja mais
Preços dos ovos de Páscoa sobem, em média, 3,4% este ano

No grupo de chocolates, subiram ainda bombons em caixa de 400 gramas Os preços dos ovos de Páscoa est&ati...

Veja mais
Vendas do setor supermercadista ficam estáveis em janeiro

As vendas do setor supermercadista permaneceram estáveis no primeiro mês do ano. Em valores reais, deflacio...

Veja mais
Supermercadistas esperam vendas menores na Páscoa

A Páscoa 2017 deverá registrar vendas no mesmo patamar do ano anterior para 48,5% dos supermercadistas, de...

Veja mais
Entidades e Ministério da Agricultura unem-se em favor da segurança dos alimentos e do consumidor

      Reunião na sede da GS1 Brasil, em São Paulo ...

Veja mais
ABRAS: Programa RAMA cresce 23,6%

Volume de FLV rastreado no Programa RAMA cresce 23,5% em 2016   O Programa de Rastreabilidade e Monitoramento de ...

Veja mais
Pelo 2º ano consecutivo, presidente da Trebeschi é eleito Produtor Destaque em evento da Abras

Diretor-presidente da Trebeschi, uma das maiores produtoras e distribuidoras de tomates do Brasil, Edson Trebeschi foi c...

Veja mais
Rastreamento de frutas, legumes e verduras aumenta em 2016

Flávia Albuquerque - Repórter da Agência Brasil  O volume de frutas, legumes e verduras (FLV) ...

Veja mais