Empresários do setor supermercadista estão receosos quanto ao crescimento das suas vendas

Leia em 1min 40s

 

O Índice de Confiança do Supermercadista, elaborado pela Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) em parceria com a GfK, mostra que os empresários do setor estão receosos em relação ao cenário macroeconômico do Brasil. O resultado de outubro 46,6 (numa escala de 0 a 100) é  2,2 pontos inferior que o apresentado em agosto (48,8), e confirma a tendência de que os varejistas continuam reticentes quanto à projeção de crescimento das vendas de suas empresas. Na avaliação do indicador, 50 é considerado estável, portanto, o número registrado em outubro é um pouco abaixo dessa média.

 

Com periodicidade bimestral, o Índice de Confiança da ABRAS e da GfK contém três perguntas relativas ao último trimestre vivido e três sobre as expectativas dos próximos 12 meses. A parte de passado tem peso de 40% na composição do índice, ao passo que o futuro tem peso maior, 60%. Como dito antes, 50 é o ponto de equilíbrio do ICS, o indicador abaixo desse patamar mostra um mercado com perspectiva de baixa e, acima de 50, um mercado com perspectivas de alta.

 

O Departamento de Economia e Pesquisa da ABRAS e a GfK começaram a pesquisar o Índice de Confiança do Supermercadista em setembro do ano passado, na Convenção ABRAS 2014. Na época, o indicador apresentou resultado positivo (65 em escala de 0 a 100), demonstrando a confiança que havia no mercado consumidor brasileiro.  Depois disso, o indicador foi pesquisado novamente em fevereiro e a partir daí, tem sua avaliação realizada a cada dois meses.

 

 

 

ABRAS

A Associação Brasileira de Supermercados integra todo o setor supermercadista no País, que hoje conta com quase 84 mil lojas em todo o território nacional. O setor, que faturou R$ 294,9 bilhões em 2014, é dos maiores empregadores do País, gerando 1,75 milhão de postos de trabalho diretos, segundo a Relação Anual de Informações Sociais do Ministério do Trabalho e Emprego (RAIS).

 

 

 Redação Portal ABRAS


Veja também

Setor supermercadista projeta vendas estáveis para o Natal

O setor supermercadista brasileiro espera desempenho estável para as vendas de final de ano, em relaç&atil...

Veja mais
ABRAS comemora Dia Nacional do Supermercado com jantar em São Paulo

    No próximo dia 12 de novembro, às 19 horas, a Associaç&atil...

Veja mais
Diretores da Unecs discutem a crise em fórum do comércio

Wagner Hilário, de Brasília          Com o destaque no...

Veja mais
ABRAS divulga Pesquisa de Natal 2015

A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) divulga na próxima quarta-feira, dia 4 de novembro...

Veja mais
Fórum Varejo Lixo Zero tem avanços de SC reconhecidos internacionalmente

   Presidente da ACATS, Atanázio dos Santos Netto Diretoria da ACATS e ...

Veja mais
Redes inovam para driblar a queda nas vendas

Com a perspectiva de fechar o ano com queda de 0,30% nas vendas, supermercadistas estão ampliando as opç&o...

Veja mais
‘Atacarejo’ contra inflação

                    ...

Veja mais
Enquanto isso... Vendas caem

A comercialização nos supermercados brasileiros apresentou queda de 3,11% no mês passado, ante igual...

Veja mais
Vendas reais de supermercados recuam 3,11% em setembro

                    ...

Veja mais