Setor de supermercados retrai e só deve crescer 4% este ano

Leia em 1min 40s

O setor de supermercados na Paraíba deve ter crescimento menor este ano comparado ao balanço de 2013. A inflação, pouco crescimento do país, endividamento da população, desconfiança no cenário político-econômico brasileiro já têm reflexos no comportamento do consumidor, que está retraindo gastos. A estimativa do presidente da Associação de Supermercados da Paraíba (ASPB), Cícero Bernardo, estima que o faturamento este ano deve crescer 4%, um ponto percentual e meio inferior à alta de 5,5% de 2013 sobre o ano anterior.

Uma das provas da redução do consumo é que as famílias estão substituindo as marcas líderes e mais caras, por outras mais em conta. Este comportamento deve se estender até o Natal, que poderá ser mais “magro” em termos de receita para os empresários. “A situação econômica do país tem deixado o paraibano retraído nas compras. A inflação alta, inadimplência, as eleições, tudo isso tem impacto no consumo”, afirmou Cícero Bernardo.

De acordo com ele, o ticket médio das compras tem caído nos supermercados porque as famílias, além de estarem migrando para marcas mais baratas, estão cortando o supérfluo. E para acompanhar este novo perfil do comprador, surgido desde o primeiro semestre, os empresários estão investindo em produtos mais populares. “Principalmente as marcas de higiene pessoal estão sendo substituídas pelas mais baratas. Mas no ramo de alimentos como feijão, arroz e itens de limpeza também observamos esta mudança. Então, os supermercados têm que acompanhar tudo isso, fazendo algumas substituições. Acredito que no Natal isso deva permanecer, inclusive a redução nos gastos”, afirmou o presidente da ASPB.

A situação do Estado, porém, está melhor do que a média do país, porque as projeções de 4% de alta na Paraíba é do dobro da expectativa da Associação Brasileira de Supermercados (Abras), que espera crescimento de 1,9% no balanço deste ano ante os 2,5% registrados no ano passado. O Instituto Fecomércio de Pesquisas Econômicas e Sociais (Ifep) apontou que o setor na Grande João Pessoa encerrou o primeiro semestre deste ano com expansão de 4,4% comparado ao mesmo período do ano passado.



Veículo: Paraíba Total


Veja também

1º Fórum ABRAS Tributário acontece na próxima terça-feira em SP

       A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) realiza n...

Veja mais
Mantega: Fazenda tentará fazer o maior superávit possível para o ano

O ministro da Fazenda, Guido Mantega, afirmou nesta quinta-feira que a equipe econômica do governo quer entregar, ...

Veja mais
Supermercados

Os supermercados paulistas registraram, entre janeiro e agosto deste ano, um aumento real nas vendas de 3,14%, quando co...

Veja mais
Presidente da ABRAS se reúne com empresários da indústria em SP

O presidente da ABRAS, Fernando Yamada, e o presidente do Conselho Consultivo da entidade, Sussumu Honda, participaram n...

Veja mais
FESUPER 2014 começa na próxima quarta-feira em Maceió

    A FESUPER 2014 - Feira de Supermercados, Distribuidores, Panificadores, Produtos, Equipamentos e...

Veja mais
Vendas em supermercados crescem 2,63% em agosto

As vendas dos supermercados subiram 2,63% em agosto, em relação a igual mês do ano passado, e 2,53% ...

Veja mais
Vendas reais dos supermercados no Brasil sobem em agosto

As vendas reais dos supermercados no Brasil subiram 2,63% em agosto ante igual mês do ano passado, confirmando exp...

Veja mais
Supermercados têm alta real de vendas de 2,63% em agosto

As vendas dos supermercados subiram 2,63% em termos reais (descontada a inflação medida pelo IPCA) em agos...

Veja mais
Setor supermercadista deve crescer 3,5% no estado de São Paulo

O setor supermercadista deve crescer 1,9% no Brasil, em 2014, de acordo com uma pesquisa da Associação Bra...

Veja mais