Setor de supermercados prevê crescimento de 2,5% em 2015

Leia em 1min 50s

O setor supermercadista prevê crescimento de 1,9% em 2014. De acordo com a Associação Brasileira de Supermercados (Abras), até julho, o resultado acumulado era de 1,48%. Para 2015, a perspectiva é de que o ano seja um pouco melhor, com o setor crescendo 2,5%.

“Apesar dos rumores de um ano difícil em 2015, nossa perspectiva é a de continuarmos crescendo acima do PIB, acreditando na força do mercado interno brasileiro e na manutenção de uma taxa de desemprego nos mesmos patamares que se apresenta atualmente”, diz Fernando Yamada, presidente da Abas.

Em relação ao fechamento de 2014, a entidade revisou em agosto a sua estimativa de crescimento, que era de 3%, para 1,9%, levando em conta os resultados do primeiro semestre do ano. Em 2013, o setor cresceu 5,36%.

De acordo com levantamento da Abras, em parceria com a Nielsen, as mudanças de hábito de consumo impactaram na preferência por formatos de lojas com menos serviços e foco em preço baixo, chamado de Cach&Carry ou atacarejo, que cresceu 9% no primeiro semestre de 2014, em comparação com o mesmo período de 2013. Já os supermercados e hipermercados apresentaram variação de 1,48%. O formato atacarejo já responde pela mesma importância de vendas dos hipermercados, segundo a Abras.

Já o consumo de bens de alto consumo em 2014 cresceu 4,4% no acumulado do primeiro semestre, mas voltou ao mesmo patamar de 2012, com todas as classes impulsionando o consumo. No entanto, a frequência de compra de classes mais baixas da população caiu em 2014. Os consumidores fazem menos visitas ao ponto de venda e levam mais itens por viagem.

Levantamento da Abras para medir a evolução dos preços em uma cesta de 35 produtos de grande consumo como frutas, legumes e verduras, carnes, cereais, bebidas e itens de higiene e limpeza mostra que o índice deve fechar o ano em 6,17%, contra 6,27% do IPCA, do IBGE, utilizado para medir a inflação nos alimentos.

A Abras informa que houve estabilidade de preços nos itens da cesta a partir de maio deste ano e que os alimentos estão deixando de ser o “vilões” da inflação. A análise mostrou que o consumidor está deixando de consumir alguns produtos por causa do aumento dos preços.



Veículo: Portal G1 (17/09)


Veja também

Ida a supermercado cai 10,5% no 1º semestre, diz Kantar

Os consumidores estão indo às compras  com menos frequência, apontou estudo da Kantar Worldpane...

Veja mais
Ida a supermercado cai no 1º semestre, diz Kantar

Apesar da queda, número de itens comprados em cada viagem de compras aumentou Os consumidores estão indo ...

Veja mais
Setor de supermercados prevê crescimento de 2,5% em 2015

Em 2013, o setor cresceu 5,36%. Abras prevê crescimento de 1,9% este ano. O setor supermercadista prevê cre...

Veja mais
Setor de supermercados prevê crescimento de 2,5% em 2015

O setor supermercadista prevê crescimento de 1,9% em 2014. De acordo com a Associação Brasileira de ...

Veja mais
Setor de supermercados deve crescer 1,9% este ano, diz Abras

Segundo o presidente da Associação Brasileira de Supermercados, perspectiva é de crescimento acima ...

Veja mais
Setor deve crescer apenas 1,9 este ano

      Veículo: Brasil Econômico...

Veja mais
Supermercados preveem alta de 2,5% para 2015

  Veículo:  A Tribuna de Santos...

Veja mais
Alimentos ficam mais caros

...

Veja mais
Solenidade de abertura da 48ª Convenção ABRAS reúne líderes do varejo e representantes do governo em Atibaia

Líderes das maiores empresas supermercadistas do país se reuniram ontem (16/9) em jantar de abertura da 48...

Veja mais