ABRAS participa de audiência com ministro Afif Domingos, em São Paulo

Leia em 2min 10s


A diretoria da ABRAS participou de audiência com o ministro-chefe da Secretaria da Micro e Pequena Empresa, Guilherme Afif Domingos, na terça-feira (23), em São Paulo. Na oportunidade, o presidente da ABRAS, Fernando Yamada, apresentou análise e proposta da entidade sobre a discriminação de impostos no cupom fiscal, prevista na Lei 12.741/2012.


"Conversei com a ABRAS sobre ajustes e detalhes referentes à lei do imposto na nota, já que as redes de supermercados no Brasil terão papel preponderante na conscientização do contribuinte, de quanto ele paga. E a adesão já começou: os supermercados brasileiros já estão colocando as informações no rodapé da nota, peço ao consumidor que preste atenção, para verificar o quanto ele está pagando de imposto. Pretendemos regulamentar este dispositivo da lei por meio da prática, e os supermercados estão demonstrando como isso pode ser feito", ressaltou Afif Domingos.


A proposta da ABRAS destaca a forma de apresentação das informações ao consumidor, as dificuldades que estão sendo constatadas no processo de implementação da Lei e traz ainda diversos modelos de cupom fiscal com a discriminação dos tributos, como contribuição para o processo de regulamentação.


"O setor supermercadista está presente em todo o País, com milhares de empresas de pequeno a médio porte, e por isso entendemos que precisa haver um processo de regulamentação da lei que possa contemplar a todas essas empresas", explica o presidente da ABRAS, Fernando Yamada.

 

Transparência


O setor supermercadista apoia a implementação da nova lei Imposto na Nova Fiscal porque entende que a mesma traz transparência à carga tributária incidente nos preços e demonstra claramente ao consumidor o impacto dos impostos na dinâmica de preços/inflação.


No entanto, a discriminação dos impostos apresenta alguns pontos que estão sendo discutidos para melhor aplicação da lei, pois são em média, sete tributos federais, estaduais e municipais que incidem sobre as mercadorias ou serviços, que deverão ser informados, como Imposto sobre Operações Financeiras (IOF), Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI), Imposto relativo ao Programa de Integração Social e de Formação do Patrimônio do Servidor Público (PIS/Pasep), Contribuição para o Financiamento da Seguridade Social (Cofins), Impostos Sobre Serviços (ISS), Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Prestação de Serviços (ICMS).

 

Audiência


Participaram da audiência com o ministro Afif Domingos, o presidente Fernando Yamada, o vice-presidente João Sanzovo Neto e o diretor de Relações Institucionais, Alexandre Seabra, o presidente da Federação das Associações Comerciais do Estado de São Paulo, Rogério Pinto Coelho Amato e o superintendente do Instituto de Economia Gastão Vidigal, da Associação Comercial de São Paulo, Marcelo Domingos Solimeo.

 

Fonte: Redação Portal ABRAS

 


Veja também

Super Mix 2013 começa com novidades e sucesso de público

Presidente da APES, Edivaldo Guilherme, durante discurso na abertura do evento   Primei...

Veja mais
ABRAS divulga resultados do setor no primeiro semestre

A Associação Brasileira de Supermercados (ABRAS) realizará coletiva de imprensa na próxima q...

Veja mais
Supermercadistas esclarecem dúvidas sobre a NR 12 em workshop durante a FIPAN

Vice-presidente de Relações Institucionais da ABRAS, Marcio Milan, na abertura do workshop ...

Veja mais
13ª Pesquisa de Prevenção de Perdas será divulgada dia 14

O tradicional encontro técnico anual da ABRAS reunirá especialistas no tema e supermercadistas de todo o B...

Veja mais
APAS lança a Academia de Varejo em parceria com ABRAS e MCKinsey

    Da esq.p/dir. João Galassi, presidente da APAS, Ari Kertesz, da MCKinsey, Fernando Yamada, ...

Veja mais
Super Mix apresenta as últimas tendências do setor a partir do dia 24

Organizadores apostam na tradição do evento, um dos principais do nordeste, e projetam gerar cerca de R$ 8...

Veja mais
Comitê Jurídico ABRAS analisa demandas do setor supermercadista

      As principais demandas jurídicas do setor supermercadista estão sendo ...

Veja mais
ExpoEcos reúne representantes do setor de 30 a 1º agosto em Brasília

Evento deverá receber cerca de 20 mil pessoas nos três dias, e gerar em torno de R$ 200 milhões em n...

Veja mais
SUPERBAHIA 2013 reunirá empresários do setor em Salvador

Evento começa dia 15 de julho. Organizadores esperam receber cerca de 10 mil visitantes e uma geraçã...

Veja mais