Secretária do MMA, Samyra Crespo, anuncia assinatura da portaria ministerial para criação do Grupo de Trabalho sobre Sacolas Plásticas

Leia em 5min


  Adns01
  (Da esq. para dir.) Fernando Yamada, Samyra Crespo,   Carlos Eli, diretor de Relações Governamentais do WalMart e Sussumu Honda
   
Durante o jantar do Dia Nacional dos Supermercados a Secretária de Articulação do Ministério do Meio Ambiente, Samyra Crespo, representando a Ministra Izabella Teixeira, falou sobre a portaria ministerial que será publicada na próxima segunda-feira para criação de uma instrução normativa sobre sacolas plásticas.

 

"Começamos há três anos uma parceria muito sólida, muito bem estruturada, baseada em muita confiança com a Abras para redução de sacolas plásticas no Brasil. A Abras voluntariamente, no âmbito do nosso Plano de Produção e Consumo, assinou um acordo com o MMA, com a meta de reduzir 40% o uso de sacolas plásticas até 2015. Nós sabemos que colocar o tema das sacolas plásticas na agenda do País, dos consumidores, dos gestores públicos, ocasionou uma série de turbulências. Eu acho que uma conquista nossa foi fazer com que a sociedade brasileira debatesse sobre as suas escolhas, mas ao mesmo tempo trouxemos para o conjunto dos supermercadistas não só uma reflexão mas uma decisão difícil de ser tomada porque hoje não temos um marco regulatório claro sobre a questão da sacola. Temos uma Política Nacional de Resíduos Sólidos com um certo vácuo em relação ao tema sacolas plásticas. Acho que a notícia que trago vai aliviá-los em muito", disse Samyra.

  
Segundo a secretária, a ministra Izabella Teixeira, sensível às colocações feitas pela Abras e ciente da insegurança jurídica e tecnológica com que os supermercadistas lidam com as várias leis que fazem restrições ao uso da sacolas plásticas e induzem a adoção de certas tecnologias, assinou portaria ministerial que cria no âmbito do MMA, com a participação de outros oito ministérios e mais representantes de todos os setores, das partes interessadas, ou seja, dos supermercadistas, da indústria do plástico, os recicladores e representantes da sociedade civil.

"Este grupo de trabalho terá seis meses para trabalhar em uma instrução normativa para construir um marco regulatório que tire o setor supermercadista da insegurança jurídica que vive hoje e para que os supermercadistas não desanimem das iniciativas que hoje já estão consolidadas, como em Minas Gerais, Espírito Santo e outros Estados. O setor tem sido grande parceiro do Ministério e não vamos faltar nessa hora. Estaremos juntos para ajudar resolver este problema", disse Samyra.

  

Fonte: Portal Abras

 

 Veja também: 

Abras irá participar de GT do Ministério do Meio Ambiente para criar Instrução Normativa para sacolas plásticas

Encontrar caminhos para resolver a insegurança jurídica e tecnológica é o objetivo central do grupo

 

O Ministério do Meio Ambiente (MMA) vai criar um Grupo de Trabalho (GT) sobre sustentabilidade do uso de sacolas plásticas descartáveis. O anúncio foi feito ontem, quinta-feira (8/11), pela secretária de articulação institucional e cidadania do MMA, Samyra Crespo, durante o jantar promovido pela Associação Brasileira de Supermercados (Abras), em São Paulo. A iniciativa atende a uma demanda da Abras, apresentada em agosto deste ano, com o objetivo de estabelecer regras claras com relação à fabricação e ao uso de sacolas plásticas e, com isso, reduzir a insegurança jurídica e tecnológica que ameaça o setor.

 

Segundo a secretária, a portaria ministerial cria o GT Sacolas no âmbito do Ministério do Meio Ambiente, com a participação de outros oito ministérios e mais representantes de todos os setores, das partes interessadas, ou seja, supermercadistas, indústria do plástico, recicladores e representantes da sociedade civil. A portaria será publicada no Diário Oficial na segunda-feira (12/11) e trará as diretrizes para o funcionamento do Grupo de Trabalho. "Há uma lacuna jurídica nessa relação de uso das sacolas plásticas que precisa ser preenchida e é fundamental que todos os setores envolvidos façam parte dessa discussão. Este grupo de trabalho terá seis meses para trabalhar em uma instrução normativa para construir um marco regulatório que tire o setor supermercadista da insegurança jurídica que vive hoje e para que os supermercadistas não desanimem das iniciativas que hoje já estão consolidadas, como em Minas Gerais, Espírito Santo e outros Estados. O setor tem sido grande parceiro do Ministério e não vamos faltar nessa hora. Estaremos juntos para ajudar a resolver este problema", afirmou Samyra.

 

Em comunicado divulgado pela Abras, em agosto deste ano, a instituição declarou a importância de se criar um novo fórum de debates para examinar as tecnologias disponíveis e combater a falsificação que coloca a segurança do mercado e dos consumidores em risco, justificando o pleito junto ao MMA. A entidade assume o compromisso em contribuir com o governo, mas sobretudo dar resposta ao desafio socioambiental de reduzir o uso de sacolas plásticas descartáveis, para com isso manter o atendimento ao consumidor com excelência e dentro de parâmetros éticos.

 

Desde 2007, a Abras vem atuando ao lado do MMA, quando assumiu o compromisso de contribuir para a redução do consumo de sacolas plásticas no setor. Ao mesmo tempo, no âmbito do setor privado, estabeleceu parceria com entidades da indústria de plásticos para a melhoria da qualidade das sacolas tradicionais em 2008/2009. Em 2010 assinou um acordo em que assumiu a meta de reduzir em 40% a distribuição de sacolas plásticas descartáveis (período 2011/2015). Em junho deste ano, durante a Rio+20, a ABRAS apresentou ao Ministério o 1º Relatório de Redução do Consumo de Sacolas Plásticas, que apontou queda de consumo de 6,4% (2010/2011), ou seja, menos 953 milhões de sacolas plásticas, apenas neste período de um ano.

  


Veja também

Abras e indústria do vinho assinam acordo de cooperação no jantar do Dia Nacional do Supermercado

Representantes da Abras, Abrabe, A.B.B.A, Ibravin e Uvibra Secretário ...

Veja mais
Deputado Federal Guilherme Campos é agraciado com troféu supermercadista honorário

(Da esq. para dir.) Sussumu Honda, João Carlos de Oliveira, Guilherme Campos e Fernando Yamada O...

Veja mais
Levy Nogueira recebe a comenda Ordem do Mérito dos Supermercados do Brasil

  (Da esq. para dir.) Sussumu Honda, Levy Nogueira e João Carlos de Oliveira ...

Veja mais
Fernando Yamada assume presidência da Abras

O ex-presidente da Associação Paraense de Supermercado (Aspas), foi eleito por unanimidade e assume a part...

Veja mais
SuperHiper realiza 35ª edição do prêmio Lançamento do Ano

Cerimônia que reconhece o bom trabalho da indústria foi prestigiada por empresários e representantes...

Veja mais
Fernando Yamada é eleito presidente da Abras

Conheça a diretoria completa do biênio 2013/2014. Sussumu Honda assume a presidência do Conselho Cons...

Veja mais
SuperHiper premia os melhores lançamentos do ano

Premiação completa 35 anos de história e é exemplo de reconhecimento do setor supermercadist...

Veja mais
Supermercados do Paraná começam Campanha de Conscientização do Consumo de Sal

Seguindo a programação nacional, a Associação Paranaense de Supermercados (Apras) irá...

Veja mais
Alta do câmbio reduzirá oferta de importados à metade

A valorização de 25% do dólar, que passou do patamar de R$ 1,60 para mais de R$ 2,10 do ano passado...

Veja mais