Receita exige retificação para restituir IR de férias

Leia em 2min 30s

A Receita Federal do Brasil publica no Diário Oficial da União de hoje uma instrução normativa em que estabelece as regras para o pagamento da restituição do Imposto de Renda de trabalhadores que venderam dez dias de férias dos últimos quatro anos, desde 2004. O supervisor nacional do programa do Imposto de Renda do Fisco, Joaquim Adir, disse que os interessados devem fazer uma declaração retificadora referente aos anos de 2004, 2005, 2006 e 2007. Tais serviços devem ser feitos na página da internet do órgão. Adir avisou que o contribuinte terá que fazer uma retificação para cada ano. A empresa, porém, não será obrigada a entregar ao funcionário o documento em que comprova as férias vendidas em tais períodos. Ou seja, a empresa só entrega a documentação se quiser.

 

O supervisor do Fisco calcula que as devoluções do imposto cobrado devem chegar a R$ 2 bilhões, em média. Não será necessária a retificação do ano base 2008, porque este já foi corrigido, automaticamente.

 

Imposto de Renda

 

A Receita Federal divulgou ainda que as entregas das declarações do Imposto de Renda Pessoa Física (PF) 2009 somaram 25.565 milhões. O número superou em 5 mil as previsões da Receita Federal. "Essa é a primeira vez que o número de registros supera as nossas previsões", disse Joaquim Adir.

 

No ano passado, as declarações do IR somaram 24 milhões, número abaixo das previsões do órgão que eram de 24,5 milhões. A média anual das declarações em atraso dos últimos anos é de 1 milhão. Este ano, porém, a média dos documentos não entregues foi de 500 mil. Adir atribui o resultado "favorável" das declarações à divulgação na imprensa. Além disso, a internet é uma ferramenta que facilita as declarações. Para Adir, as pessoas têm usado cada vez mais a rede para fazer tal serviço. "O contribuinte tem deixado de declarar o imposto em formulário", disse, ao informar que as declarações pelo papel somaram apenas 100 mil.

 

No entanto, o brasileiro ainda deixa para última hora a entrega da declaração do imposto. Reflexo disso, informou o supervisor, nos últimos dois dias os registros de declarações foram de quase 6 milhões. Apenas no penúltimo dia, em que fluxo tradicionalmente é maior do que os demais dias, houve um pico de 2.954 milhões declarações. Apesar de ter sido o maior volume da história, não houve congestionamento no sistema da Receita este ano.

 

Os contribuintes que ainda não acertaram suas contas com o Fisco podem rever sua situação, mas com pagamento de multa pelo atraso. Para aqueles que têm direito à restituição de IR, a multa será de R$ 165,74. No caso dos contribuintes com imposto a pagar, a multa pelo atraso é de 1% do imposto devido por mês. A multa máxima é de 20% do imposto devido, conforme o entendimento do diretor da consultoria Gasparino, Fabro, Roman e Sachet Advocacia, Felipe Lückmann Fabro.

 

Veículo: Gazeta Mercantil


Veja também

Empresa em recuperação poderá negociar débito fiscal com Fazenda

Se o Congresso Nacional aprovar a proposta do Executivo para implantar no Brasil a chamada transação tribu...

Veja mais
Inadimplência entre empresas triplica

O atraso no pagamento de empresas a fornecedores ou clientes pessoas jurídicas no Brasil continuou crescendo nest...

Veja mais
Auditorias terão novas normas a partir de 2010

Em 2010 as firmas de auditoria terão de seguir novos padrões de conduta e qualidade. O objetivo é q...

Veja mais
Registro de marcas e patentes deverá sofrer reajuste de 40%

Empresários que ainda não registraram o nome de sua empresa ou marca e optarem por fazê-los a partir...

Veja mais
Restrição a créditos é derrubada

As empresas que apuram o Imposto de Renda (IR) e a Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL)...

Veja mais
Prazo para a adaptação ao Sped é prorrogado

A Receita Federal, pela segunda vez neste ano, prorrogou o prazo para que empresas possam se adaptar ao Sistema Pú...

Veja mais
Decreto adia ICMS na área industrial

Os contribuintes de São Paulo começam a colher os benefícios do Decreto nº 45.490, editado pel...

Veja mais
Raupp defende desoneração fiscal para setor de alimentos

Ao saudar a redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) promovida pelo governo federal para d...

Veja mais
SP ampliará substituição tributária

O Estado de São Paulo planeja compensar a queda de receitas em 2009 com uma série de medidas. Em rela&cced...

Veja mais