Retomada do consumo de vestuário pode ser suprida por importados

Leia em 3min 30s

A falta de competitividade da indústria têxtil pode comprometer o avanço do setor diante da perspectiva de retomada do consumo. Neste cenário, fabricantes locais devem continuar enfrentando a concorrência dos importados.

 

“Existe demanda dos grandes varejistas, a dificuldade está na produtividade das confecções”, aponta o coordenador de serviços da consultoria do Senai CETIQT, Rodrigo Kurek.

 

Após dois anos no terreno negativo, o setor têxtil voltou a crescer em 2017. A produção de vestuário fechou o ano com aumento de 3,5% e, a total, 4,2%. O presidente da Associação Brasileira da Indústria Têxtil (Abit), Fernando Pimentel, projeta continuidade do crescimento para 2018, mas demonstra preocupação com o aumento contínuo das importações de vestuário no País.

 

“Houve um crescimento de 45% [das importações] e muitas com indícios de irregularidades. Se isso não tivesse ocorrido, teríamos crescido na casa de 28% no ano passado, bem acima do varejo”, destaca.

 

Em 2015 e 2016, as importações também haviam diminuído em virtude da alta do dólar, volatilidade do câmbio e queda do consumo em meio à crise econômica. O diretor do IEMI Inteligência de Mercado, Marcelo Prado, explica que o cenário mudou no final de 2016. “O câmbio está estável, em um patamar razoável há cerca de um ano e meio. Com o consumo em recuperação, as indústrias voltaram a se preocupar com as importações.”

 

O diretor de mercado da Texneo, Johnny Francis Gaulke, acredita que a queda das importações entre 2015 e 2016 fortaleceu o mercado interno. “O País teve que se reindustrializar. A cadeia têxtil brasileira é completa e tem um potencial muito grande de produção.”

 

Pimentel garante que não há oposição a importações lícitas, mas contra condições desiguais de concorrência. “Temos uma agenda de futuro, de combate a importações irregulares e de criar condições de competitividade. O Brasil é a maior indústria têxtil integrada do Ocidente. Esse parque produtivo está criando porosidade ao abrir espaço para concorrentes internacionais.”

 

Prado crê que as importações podem ser benéficas e trazer competitividade para o mercado, desde que ocorram dentro da legalidade. “Existem importadores oportunistas que trazem produtos a qualquer preço. Mas importações regulares trazem exigência de maior qualidade e inovação”.

 

O presidente da Pelican, Alberto Kunath, aponta que a principal matéria-prima da empresa, que atua na produção de pelúcia, não é fabricada no Brasil. “Temos que importar fibra de poliéster e fibra acrílica e 70% do custo de nossa matéria-prima é em dólar.”

 

Kunath conta que a empresa investe para enfrentar a concorrência externa. “Hoje, com gestão, pesquisa e tecnologia, conseguimos ser competitivos contra a desvalorização do câmbio e o mercado chinês. Nós temos pronta-entrega; quem compra da China tem que esperar seis meses.”

 

Demanda do varejo

 

Gaulke vê com otimismo a retomada do consumo, especialmente entre os grandes varejistas. “O varejo está bastante aquecido desde o ano passado. As previsões de crescimento de nossos clientes vão de 15% a 20%. As confecções também estão bem otimistas.” A empresa produz malhas para os segmentos de esporte e praia e acredita que a Copa do Mundo deve resultar em uma boa movimentação neste ano.

 

Rodrigo Kurek explica que um dos principais focos de sua consultoria a confecções é melhorar a eficiência para atender à demanda do varejo. “Mostramos que a capacidade da indústria não está esgotada. É possível produzir o mesmo gastando menos.”

 

Marcelo Prado aponta que cabe ao varejista ter um planejamento adequado para atender à demanda sem correr risco de excessos. “O pequeno e médio varejo têm a prática rotineira de errar o cálculo de estoque e acaba tendo que queimá-lo. Virou quase uma indústria do desconto. Com o consumo em alta, não causava grandes problemas, mas na crise é preciso lidar melhor com essa situação.”

 

Fonte: DCI

 


Veja também

Valor bruto da produção é impactado por milho e cana

O valor bruto de produção da agropecuária brasileira deve recuar 5,2% neste ano, para R$ 515,9 bilh...

Veja mais
Apesar de baixa no setor de chocolates, Mars vai dobrar fábrica no País até 2019

A divisão de alimentos e confeitos da Mars, dona de marcas como Snickers, Twix e M&M's, vai concluir no ano q...

Veja mais
Chocolaterias adaptam menu para atender todos os bolsos

Com um foco maior em volume do que tíquete médio, as lojas especializadas em chocolates esperam crescer ao...

Veja mais
Gigante chinesa Midea abre loja online para venda direta de eletrodomésticos no Brasil

São Paulo (Reuters) - A gigante chinesa de eletrodomésticos Midea abriu uma plataforma de varejo online pa...

Veja mais
Embarque de suco de laranja sobe 23%

Os embarques para a Europa e Estados Unidos impulsionaram o crescimento de 23% das exportações de suco de ...

Veja mais
Venda de ovos de Páscoa deve crescer até 10% em 2018

Eles já estão em exposição há algumas semanas, chamando a atenção dos c...

Veja mais
Citros: Oferta de laranja de qualidade segue restrita e preço, em alta

A oferta de laranja da safra 2017/18 continua escassa em São Paulo, principalmente das frutas com melhor qualidad...

Veja mais
IBGE estima produção de 53 milhões de sacas

O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) reduziu a previsão para a produção ...

Veja mais
Conab estima que Brasil deverá colher 226 milhões de toneladas de grãos

A produção estimada da safra de grãos 2017/2018 deverá ter um aumento de 466,3 mil toneladas...

Veja mais