Vendas no comércio sobem em maio

Leia em 1min 30s

São Paulo - As vendas do varejo brasileiro cresceram 0,9% em maio na comparação com o mesmo mês de 2016, segundo o indicador da operadora de cartões Mastercard, no entanto, quando avaliado as vendas dos três meses até maio, há queda de 0,4% sobre um ano antes.

 

Segundo a empresa, o resultado é ligeiramente melhor do que o trimestre anterior, quando declinaram 2%. As vendas pela internet continuaram a ser destaque no indicador, com alta de 20,7% ante a maio de 2016. Setores como supermercados, móveis e eletrodomésticos e vestuário também apresentaram desempenho superior às vendas totais do varejo, informou a Mastercard.

 

Na avaliação da empresa, o Dia das Mães, segunda data comercial mais importante do varejo brasileiro, ajudou a aumentar as vendas em maio. Na semana anterior à comemoração, houve crescimento de 8,2% sobre o período equivalente do ano passado.

 

Por regiões, o Sudeste, que representou 60% das vendas totais no mês, foi o único que teve desempenho acima da média, de 1,8%. A região Sul também apresentou crescimento, de 0,6%. Norte, Centro-Oeste e Nordeste, por outro lado, tiveram redução nas vendas, de 2,3%, 1,6% e 0,4%.

 

Instabilidade

 

O diretor de Pesquisa Econômica da Mastercard Advisors, Kamalesh Rao, afirmou que o ambiente econômico segue desafiador, com a perspectiva de alta do desemprego e deterioração da massa salarial. "Mesmo assim, a confiança do consumidor continuou crescendo. Nesse contexto, há uma possibilidade de melhora gradativa no comércio varejista do País nos próximos meses."

 

O indicador da Mastercard, informa sobre gastos no varejo nacional. O dado é baseado nas atividades de vendas na rede de pagamentos Mastercard e estimativas das as outras formas de pagamento, incluindo dinheiro e cheque.

 

 

Fonte: DCI São Paulo


Veja também

Produção industrial cresce 4%, melhor taxa anual para maio em 7 anos

A produção da indústria brasileira cresceu 0,8% em maio frente a abril (com ajuste sazonal), o melh...

Veja mais
Após vender em loja física e virtual, o varejo precisará integrar os estoques

São Paulo - Com clientes cada vez mais hiperconectados, o varejo busca fórmulas para estimular seus ganhos...

Veja mais
Via Varejo lança universidade corporativa gratuita

A Via Varejo, empresa que administra a Casas Bahia e o Pontofrio acaba de criar a Universidade Via Varejo, platafor...

Veja mais
Preços de alimentos e habitação caem e IPC-S encerra junho com deflação de 0,32%

São Paulo - O Índice de Preços ao Consumidor Semanal (IPC-S) encerrou junho com queda de 0,32 por c...

Veja mais
Brasil tem 2 dos 14 gargalos que ameaçam abastecimento global de alimentos

Há apenas 14 gargalos no comércio mundial de alimentos, mas eles são fundamentais para a seguran&cc...

Veja mais
Confiança dos empresários cai ao menor nível desde fevereiro, diz FGV

O Índice de Confiança Empresarial (ICE) caiu 2,1 pontos em junho, para 83,9 pontos, o menor nível d...

Veja mais
Pecuária leiteira: Setor busca meios para crescer

O setor produtivo do leite se reuniu nesta sexta-feira, durante a 14ª edição da Exposiçã...

Veja mais
BRF deixará de usar até 2025 ovos de galinhas confinadas

A BRF assumiu compromisso de eliminar de seu processo industrial, até 2025, ovos de galinhas confinadas em gaiola...

Veja mais
Doença de greening atinge 16,7% dos laranjais

Considerada o maior desafio fitossanitário da citricultura na atualidade, a doença de greening está...

Veja mais