Problemas de mobilidade afetam o varejo

Leia em 3min 20s


Você já deixou de consumir algo por não conseguir estacionar o carro próximo do comércio ou por não ter ânimo para enfrentar o transporte público e chegar até a loja? Esse tipo de comportamento, ligado à mobilidade urbana, está impactando de maneira negativa o varejo de Belo Horizonte, segundo apontou pesquisa realizada pela primeira vez pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio-MG). O estudo mostrou que as restrições à mobilidade causam algum tipo de dificuldade para 45,5% do comércio da cidade. Para a grande maioria dos empresários - 89% -, o que vem provocando esse problema é o trânsito ruim.

 

 

"Os deslocamentos são determinantes para a escolha do local de compra do consumidor. Se tenho condições de trânsito inadequadas, há impacto negativo no varejo. Esse foi o motivador da pesquisa", disse o economista da Fecomércio, Guilherme Almeida. Foram feitas duas pesquisas: Mobilidade Urbana: Opinião do Empresário; e Mobilidade Urbana: Opinião do Consumidor. Além do trânsito ruim, os empresários citaram como geradores de impacto (muito ou pouco) no comércio o custo do estacionamento (81,1%); disponibilidade de transporte público (83,4%); a dificuldade de carga e descarga impacta (78,9%); falta de via exclusiva para o transporte público, (65,8%); cobrança do rotativo (56%).

 

 

A pesquisa apontou ainda que 60% dos empresários estão insatisfeitos com o trânsito de Belo Horizonte, sendo que 30,8% o avaliaram como péssimo e 29,2% como ruim. Outros 33,4% consideram o trânsito regular. Apenas 6,6% afirmaram que o trânsito na cidade é bom. Ninguém o considerou ótimo. "Para o empresariado, as condições de trânsito estão influenciando negativamente no ambiente de negócios. Vias sucateadas, condições impróprias do transporte público, alto custo do estacionamento e a dificuldade de carga e descarga de mercadorias foram alguns pontos citados", citou o economista Guilherme Almeida.

 

 

 

Estacionamento - Funcionária de uma loja de calçados localizada na rua Sergipe, na Savassi, região Centro-Sul de Belo Horizonte, Priscila da Silva Quirino diz que é frequente os clientes reclamarem da falta de vagas para estacionar o carro na rua. Há também aqueles que se queixam do alto valor cobrado nos estacionamentos. "Tem gente que fala que vem até a loja só porque é freguês e sabe que só vai encontrar determinado produto aqui", diz. O comerciante José Otto Temporão, proprietário da Lullo Gelato, sorveteria na Praça da Savassi, diz que não sofre tanto o impacto do trânsito porque o movimento maior é sábado e domingo, quando há mais vagas disponíveis de estacionamento. A sorveteria também é muito frequentada por quem já está na Savassi para trabalhar ou passear. "Mas é claro que se houvesse maior oferta de vagas, as vendas também melhorariam", diz.

 

 

 

Caminhões - Quanto à restrição da circulação de caminhões na cidade, 35,8% dos empresários avaliam a medida como positiva para o tráfego, 33,3% não se posicionaram e os demais (30,9%) a consideram negativa. Para a maioria dos empresários (73,8%), essas restrições impactam no preço do frete cobrado. Outro item pesquisado foi o recente aumento das tarifas dos transportes públicos. Dos entrevistados, 42% responderam ter sentido impacto quanto a esta questão na matriz de custos do estabelecimento, sendo que, em 37,7% dos casos, houve redução do quadro de funcionários. Foram citadas também a redução no volume de vendas (15,5%) e a queda no movimento de clientes (12,1%). Segundo Almeida, o próximo passo é levar os resultados da pesquisa a comitês que reúnem entidades e poder público. Esses grupos podem trabalhar em busca de soluções para as questões levantadas. A Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans) foi procurada e informou que só teria de condições de responder à reportagem hoje.

 

 

 

Fonte:Diário do Comércio de Minas


Veja também

Ovos de Páscoa começam a ganhar espaço nos supermercados na região

  Quem quiser comprar essa delícia já pode preparar o bolso. Nos supermercados de Araçatuba ...

Veja mais
O varejo brasileiro mostra que inovação também acontece fora dos EUA

Las Vegas (EUA) - O mercado varejista brasileiro é considerado promissor e repleto de oportunidades pelos executi...

Veja mais
Agricultores estão deixando a atividade, mas o agronegócio gera emprego

  Durante muitos anos, grandes volumes de recursos públicos foram investidos na falsa premissa de que seria...

Veja mais
Com estoque recorde de R$ 3,4 bi em 2016, varejistas prolongam liquidações

Redes como Renner e Restoque, dona da Le Lis Blanc, viram o volume de produtos estocados crescer 25% em relaç&ati...

Veja mais
Veja os alimentos que mais subiram neste ano

  A alimentação consome pelo menos 25% do orçamento das famílias brasileiras e, por is...

Veja mais
Agricultura familiar é responsável por 36% da riqueza produzida no campo

A agricultura familiar tem características diferentes da agricultura empresarial e representa 36% de toda a rique...

Veja mais
John Deere promete solução para a falta de conectividade nas lavouras

  A fabricante de equipamentos inaugurou ontem um novo centro de agricultura de precisão no interior paulis...

Veja mais
Movimento do varejo cai 6,2%

Resultado em fevereiro, na comparação anual, foi puxado pela performance ruim nas lojas de eletrônic...

Veja mais
Alimento básico ganha espaço com a persistência da crise

Mudança. A migração da demanda interna de produtos de maior valor agregado para outros mais baratos...

Veja mais