Plataforma da Monsanto gera ganhos em GO

Leia em 3min



O sistema Climate FieldView está sendo testado por cerca de 110 agricultores espalhados pelo Brasil e estará disponível comercialmente para o plantio de verão na temporada de 2017/2018



Rio Verde (GO) - Apoiados ao argumento de que os custos de produção são dependentes do índice de produtividade na lavoura, agricultores goianos aceitaram testar a nova plataforma de monitoramento da The Climate Corporation, subsidiária da Monsanto, e já começam a colher bons os resultados. Ao todo, 110 produtores do Mato Grosso, Goiás e Bahia estão testando a tecnologia FieldView que mapeia os processos de plantio, pulverização e colheita por meio de tablets acoplados nas máquinas agrícolas. No fim do dia, os dados são sincronizados com um software que possibilita o cruzamento das informações e a identificação de eventuais problemas, minimizando perdas e gastos desnecessários. O acesso é remoto e os arquivos são salvos na 'nuvem', por big data.


De acordo com o líder comercial da Climate para a América do Sul, Mateus Barros, a iniciativa visa tornar a ferramenta comercial até o plantio da safra 2017/2018. "Tenho três máquinas colhendo, a ferramenta que nos auxilia na tomada de decisão nos dá de duas a três sacas a mais por hectare na colheita, foi o que vimos até agora", conta sobre a experiência com o FieldView o dono da Fazenda São José, Fernando Orlando dos Santos. A propriedade fica na cidade de Montividiu (GO).


Na fazenda de 2,45 mil hectares já havia um monitoramento por meio de mapas por meio da agricultura de precisão embarcada nas plantadeiras e colheitadeiras. No entanto, não havia um sistema que fizesse a sincronização dos dados ou qualquer outro cruzamento de informações, a ponto de permitir a identificação de intercorrentes em tempo hábil para a correção.


A produtividade esperada para a soja - com 60% da área já colhida - é de 80 sacas por hectare, 17,6% maior em relação ao ciclo passado e ainda mais superior à média nacional, de 53 sacas por hectare. Para a próxima safra, Santos ressalta que não será mais possível abandonar o sistema de mapeamento e entre os planos está o aumento na velocidade de plantio. "Se fizermos um quilômetro a mais por hora, acredito que teremos um ganho de 10% no rendimento diário", projeta o agricultor.


No município de Rio Verde (GO), os donos da Fazenda Pai Manoel, Claudemir e Felipe Schwening, também testam a plataforma da subsidiária da Monsanto. Em uma área de 1,7 mil hectares foram identificados dois tipos de problema nas plantadeiras de soja. "Conseguimos verificar que as máquinas estavam parando muito e questionamos nossos funcionários que, então, nos mostraram o que precisaria ser melhorado na fazenda", comentou Felipe Schwening.

 

Aperfeiçoamento
"Uma sugestão que levamos para a Climate foi a integração com outros softwares de gestão. Hoje temos pessoas que são responsáveis pela organização de estoque, custos e processos operacionais, se essas informações fossem integradas ao sistema, poderíamos economizar a despesa com pessoal e melhorar nosso custo-benefício para investir na plataforma tecnológica", revelou Claudemir Schwening.


Questionados sobre esta possibilidade de integração entre a gestão da lavoura e dos negócios em geral, o presidente-executivo da Climate Corporation, Michael Stern, e o vice-presidente de produto, Jim Ethington, explicaram à imprensa que o sistema está aberto para parcerias com aplicativos de gestão. Segundo a dupla a ideia é proporcionar "uma experiência homogênea ao agricultor".


Nayara Figueiredo


Fonte: DCI - São Paulo

 

 


Veja também

Abrasce estima inauguração de 30 shopping centers neste ano no País

Abertura decorre da retomada de projetos que já foram postergados nos anos anteriores; dos 30 empreendimentos pre...

Veja mais
Bololô fatura R$ 2 mi em 2016

 - A rede de franquias de bolos Bololô fechou o ano de 2016 com faturamento de R$ 2,5 milhões, o que r...

Veja mais
Maior exportadora de café solúvel do Brasil evita novos contratos por falta de robusta

País não permite importações do grão sob o argumento de que eles poderiam expor os ca...

Veja mais
Apesar de chuvas reduzirem clientela, varejo vê expansão no início de 2017

  As chuvas acima da média em janeiro em São Paulo afetaram o fluxo de clientes nas lojas do varejo,...

Veja mais
Exportações aumentam em SP e PE, mas vendas de MG, DF e PI diminuem

Embarques mais fracos de minério de ferro e soja prejudicaram os resultados de alguns estados, mas o avanç...

Veja mais
Empresas do setor têxtil preveem retomada lenta

 Após três anos consecutivos de quedas, o setor têxtil e de confecção terá ...

Veja mais
Lucro da Whirlpool tem estabilidade

 - A Whirlpool, maior fabricante global de eletrodomésticos, afirmou que seu lucro no quarto trimestre perma...

Veja mais
Competição cresce e desafio dos apps de delivery é de melhorar experiência

 Consolidação da entrega em domicílio fez com que empresas como a PedidosJá, SpoonRocke...

Veja mais
CEPEA: Preço do algodão sobe em janeiro devido a oferta baixa

 - Os preços do algodão no mercado brasileiro têm avançado em janeiro, sustentados pela ...

Veja mais