GS1 Brasil lança Índice de Atividade Industrial e avalia o omnichannel

Leia em 5min 50s


Coletiva de imprensa na sede da GS1 Brasil, em SP

 

A Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil inova ao criar o "Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial", para medir a intenção de lançamento de novos produtos no Brasil a partir dos pedidos de códigos barras pelas empresas.  Desenvolvido em parceria com a 4E Consultoria, o índice, divulgado hoje (24) em coletiva de imprensa, na sede da entidade, em São Paulo, será o primeiro indicador antecedente da produção industrial.

 

Marina Pereira, gerente de Pesquisa & Desenvolvimento da GS1 Brasil, considera que o novo um índice auxilia a sociedade, o empresariado nacional e o governo. "A associação vem atuando para cada vez mais para trazer números relevantes e que auxiliem os negócios na tomada de decisão. Este índice tem elevada correlação com a produção industrial, apesar de não estar diretamente relacionado a ela."


Juan Jensen, sócio da 4E Consultoria, foi um dos formuladores do Índice ABCR de Atividade, que se tornou um dos principais indicadores antecedentes para medir atividade econômica. Neste projeto da GS1, que será apresentado todo o primeiro dia útil de cada mês, Jensen trabalhou com os demais sócios da 4E na formulação do índice e o resultado encontrado superou as expectativas. "O Índice GS1 Brasil de Atividade Industrial tem correlação elevada com produção industrial. A rica base de dados da  associação permitiu criar este indicador com base histórica suficientemente longa para ser incorporada aos modelos de projeção de atividade industrial. Tenho certeza que em pouco tempo este índice será referência no mercado, sobretudo por estar disponível assim que o mês é encerrado."


Estudo do GS1 Brasil avalia omnichannel e o consumidor conectado

Durante a coletiva de imprensa, promovida hoje, na sede da GS1, também foi divulgada o estudo Ecossistema Omnichannel: A visão de consumidores e empresas no Brasil. Realizado em parceria com a H2R Pesquisas, no segundo semestre deste ano em todo o país, o estudo tem como objetivo mapear as preferências de consumidores que acessam informações sobre produtos, empresas, indústria e marcas por meio de vários canais, seja no mundo físico seja no virtual. E também compreender quais as ações as empresas estão desenvolvendo para atender as necessidades de seus clientes.


De acordo com a pesquisa, a necessidade de ter informações sobre produtos e aquilo que consome tem transformado o comportamento do consumidor nos últimos anos. Por consequência, a multiplicação de pontos de contato do varejo com o consumidor ampliou. Ele tem a loja física, o site, as redes sociais, o representante de vendas e todos estes meios devem reconhecer o consumidor como único, independente de onde acesse a marca. Essa nova realidade gerou o conceito de "omnichannel". Ou seja, estamos nos preparando para a o próximo debate que será o maior entendimento sobre como a Internet das Coisas, e vai interferir no cotidiano das pessoas, as empresas de varejo já se comunicam com seu público por meio de vários canais simultaneamente. Trata-se de uma fusão dos mundos físico e virtual no relacionamento entre vendedor e comprador.

De acordo com Marina Pereira, gerente de Pesquisa & Desenvolvimento da Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, para o consumidor, o mundo já é omnichannel. "Ele não separa mais uma informação do mundo físico do virtual. O novo consumidor omnichannel é digital, conectado, multicanal, multimídia e altamente informado; e, portanto, apresenta um novo modelo de consumo baseado na ‘intimidade com vários ambientes simultaneamente."

O estudo conclui ainda que a decisão de compra agora é orientada por diversos meios como consulta à internet e canais como loja, catálogo, call center e aplicações móveis. "O novo comportamento do comprador obriga os canais de vendas a assumir um atendimento consistente e muito mais integrado em todos os canais de comunicação de que dispõe. O termo omnichannel significa omni, do latim 'tudo', channel - canais. Isto é, reconhecer o consumidor nos diversos canais que tem contato com a marca/empresa", ressalta Marina.


Identificação

A pesquisa mostra que as múltiplas formas de comunicação devem identificar os itens comerciais de forma padronizada para que um mesmo produto não receba nomes diferentes em meios diferentes. O Número Global do Item Comercial (GTIN), uma estrutura numérica específica para cada item, é a alternativa que a GS1 Brasil oferece. É o GTIN que orienta a criação do código de barras estampado nas embalagens dos produtos e que tem identificação padronizada no mundo inteiro. "O código de barras facilita o controle de circulação de mercadorias em todas as etapas do processo da cadeia de abastecimento, seja no recebimento nos depósitos ou em qualquer outra fase que seja necessária à captura de dados", explica Marina Pereira.


A relevância da identificação foi comprovada pelo estudo Ecossistema Ominichannel, que mostra que quando 79% dos consumidores entrevistados concordaram que o código de referência do produto deve ser o mesmo em qualquer ponto de contato, seja loja física seja virtual. Já 68% dos entrevistados valorizam o acesso às informações de rastreabilidade dos produtos tanto no mundo físico quanto no virtual. "Vale lembrar que o princípio da rastreabilidade está no acesso ao caminho percorrido pelo produto desde sua produção até a sua chegada ao consumidor. Uma forma única de identificar os produtos é o princípio para um processo de rastreabilidade', observa Marina.

 


Foi observado ainda que as empresas brasileiras estão começando a se preparar para atuar neste ambiente omnichannel. O Brasil está no processo de desenvolvimento, mas já tem algumas empresas mais avançadas neste sentido. "Não é possível se tornar omnichannel do dia para noite. É um processo a ser construído etapa por etapa, até que atinja o estágio mais avançado", afirma Marina Pereira. As empresas que mais investiram no comércio eletrônico no país nos últimos anos, de acordo com o estudo, começam agora a integrar seus processos de comunicação e relacionamento com o consumidor para transformá-los integrados nas lojas físicas e online.

 

 

 

 

 

GS1 Brasil
A Associação Brasileira de Automação-GS1 Brasil, é uma organização multissetorial sem fins lucrativos que representa nacionalmente a GS1 Global. Em todo o mundo, a GS1 é responsável pelo padrão global de identificação de produtos e serviços (Código de Barras e EPC/RFID) e comunicação (EDI e GDSN) na cadeia de suprimentos. Além de estabelecer padrões de identificação de produtos e comunicação, a associação oferece serviços e soluções para as áreas de varejo, saúde, transporte e logística. A organização brasileira tem 58 mil associados.





Redação Portal ABRAS/Assessoria de Comunicação da GS1 Brasil

 


Veja também

Produtores de leite usam aplicativo para melhorar desempenho da fazenda

  Pequenos produtores vão poder comprar gado leiteiro de alto padrão a preço de custo Progra...

Veja mais
New Holland adota barter para cafeicultura

Agora é possível negociar máquinas agrícolas em troca de sacas de café, como alternat...

Veja mais
Venda de brinquedos no Natal deve crescer 11% neste ano

  Levantamento da Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos foi obtido com exclusividade p...

Veja mais
Bayer é a primeira empresa do setor agro a participar da Black Friday

  Produtores e clientes cadastrados no Programa de Pontos da Bayer, iniciativa inédita para o agroneg&oacut...

Veja mais
Governo insitui Comitê Estratégico do Agronegócio do Tocantins

  Convicto da necessidade de ampliar o diálogo com os agentes do agronegócio do Estado do Tocantins,...

Veja mais
Exportações do Brasil em contêineres sobem no 3º tri puxadas por agronegócio

As exportações do Brasil em contêineres subiram 2,9 por cento no terceiro trimestre deste ano, puxad...

Veja mais
Luzes de Natal: Aliança entre economia e segurança

  Apesar de faltar pouco mais de um mês para o Natal, os comerciantes ainda não sentiram uma procura ...

Veja mais
Entregas de fertilizantes sobem 8,2% no Brasil em outubro

  SÃO PAULO (Reuters) - As entregas de fertilizantes aos produtores rurais do Brasil aumentaram 8,2 por cen...

Veja mais
Preços de frutas e hortaliças recuam

Os preços da alface, do tomate, da cebola e da cenoura tiveram queda no mês de outubro nas principais centr...

Veja mais