Mamão e banana ficaram mais baratos em setembro

Leia em 2min 10s

Mamão e banana apresentaram queda de preços no mês de setembro. É o que aponta o 10º Boletim Prohort de Comercialização de Hortigranjeiros nas Ceasas em 2016, divulgado ontem pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab).

O preço do mamão, que em agosto teve alta generalizada, caiu em oito das nove centrais de abastecimento analisadas pela Conab. A cotação subiu apenas em Brasília, 2,31%. Nas outras cidades, o recuo chegou aos dois dígitos, com destaque para Vitória (ES), onde ficou 37,41% mais barato. A tendência de baixa é explicada pela maior oferta de mamão papaya, devido à queda nas exportações da fruta.
Com o aumento da oferta, a banana também registrou queda no preço em sete Ceasas. A maior redução foi em Recife (PE), de 19,96%. Dentre as altas verificadas para o produto, o aumento mais expressivo aconteceu em Curitiba (PR), 19,51%.

Ao contrário da banana, a laranja ficou mais cara em sete mercados. A baixa oferta no estado de São Paulo e uma demanda aquecida em diversas regiões estão entre as causas do aumento. A melancia apresentou alta de preços entre 0,44% (em Curitiba) e 27,59% (em Belo Horizonte), pois a demanda cresceu em relação à oferta devido à boa qualidade do produto. Já a alta qualidade da maçã não resultou em alta significativa de preços devido ao baixo consumo da fruta nesta época do ano. O aumento mais expressivo foi de 7,3%, no Rio de Janeiro.

Hortaliças – Batata e cenoura ficaram ainda mais baratas que no mês anterior. As principais reduções de preços para essas hortaliças foram de 33,34% para a batata, em Vitória, e de 20,18% para a cenoura, em Curitiba. A baixa se deve à grande oferta de produtos no mercado. Recife foi a única capital que registrou aumento no preço da cenoura: 18,23%.
Alface e cebola não tiveram movimentos uniformes nos mercados observados. Enquanto na Ceagesp, em São Paulo, a alface subiu 35,89%, em Curitiba os preços recuaram 20,46%. A cotação da cebola também caiu em Curitiba (11,23%), mas aumentou 16,86% em Fortaleza (CE).
 
O comportamento de preço do tomate pode ser considerado de alta. Recife apresentou o maior reajuste (37,54%), seguido de Curitiba (12,79) e Rio de Janeiro (8,63%). Em caminho contrário, Campinas (SP) e São Paulo registraram queda de 13,2% e 2,05%, respectivamente.
O levantamento é feito mensalmente pelo Programa Brasileiro de Modernização do Mercado Hortigranjeiro (Prohort) da Conab, a partir de informações fornecidas por grandes mercados atacadistas no País. Para a análise do comportamento dos preços de setembro, foram considerados os principais entrepostos dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Paraná, Ceará, Pernambuco e Distrito Federal.
 
Fonte: Jornal Diário do Comércio de Minas


Veja também

Ovos sofrem a terceira baixa consecutiva de preços

A letargia no mercado de ovos causado pelo aumento nas ofertas e retração no consumo do produto provocou n...

Veja mais
Lojas vão contratar 7.240 temporários

Apesar da recessão na qual o país está mergulhado, a injeção de recursos do 13º,...

Veja mais
Mercados estagnados para frutas brasileiras

Presidente do IBRAF avalia que, para aumentar exportações de frutas, devemos buscar novos mercados  ...

Veja mais
Colheita de frutas no Ceará abre milhares de oportunidades no campo

Para instituto, trabalho temporário no campo evita perda de mão de obra.Valorização das frut...

Veja mais
Neste ano, mercado de televisores deve retornar ao patamar de 2004

Apesar da aposta de fabricantes na tecnologia Ultra HD, empresas ainda sofrerão efeitos da retração...

Veja mais
Natal do comércio têxtil será de venda fraca e pouca promoção

Cenário ruim. As expectativas negativas para o final do ano farão com que as empresas do ramo invistam men...

Veja mais
Piracanjuba é campeã na categoria Laticínios, no Prêmio

A Piracanjuba foi a vencedora da 12ª edição do Melhores do Agronegócio 2016 - setor Latic&iacu...

Veja mais
Comércio abre 2,5 mil vagas para empregos temporários em Manaus

Contratações em caráter temporário podem garantir a efetividade no posto de trabalho de acor...

Veja mais
Crise hídrica no Estado pode fazer preço do café subir até 25% nos próximos dias

O presidente do Sindicafé acredita que o aumento de preços das lavouras será repassado ao consumido...

Veja mais