Mais de 96% dos varejistas são PMEs

Leia em 2min
No ato da compra: lojista menor fatura bem menos que grandes


Das 1.647 mil empresas do comércio no País, 96,3% são de pequeno e médio porte, as quais são responsáveis por 53,5% dos empregos e 27,1% da receita do segmento.

Para a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP), as micro e pequenas empresas exercem um papel fundamental na economia brasileira e o foco do setor público deve ser o de proporcionar condições para viabilizar seu crescimento e, consequentemente, que se tornem empresas de maior porte ao longo do tempo - ao contrário do que ocorre hoje, quando mais de 50% das micro e pequenas empresas encerram atividades em até cinco anos.

Segundo a entidade, do total de empresas atuantes no comércio varejista, praticamente 97% são micro e pequenas empresas. No atacado essa proporção é de 93%, segundo a FecomercioSP.

Faturamento


O impacto delas no faturamento total do segmento, no entanto, é bem menor. Elas são responsáveis por 34,5% da receita do varejo nacional e por 17,8% do atacado. Com isso, em valores nominais, a receita média das empresas do varejo de pequeno porte é de R$ 408 mil por ano, enquanto as grandes empresas faturam mais de R$ 23 milhões por ano. No caso das atacadistas, a receita média das micro e pequenas é de R$ 1,3 milhão por ano e das maiores de R$ 79,5 milhões.

Adicionalmente, informa o estudo da Federação, os salários pagos nas micro e pequenas empresas do comércio são 28,8% menores em relação às grandes companhias - cerca de R$ 1.033 contra R$ 1.932 e uma média de R$ 1.451. "Assim, verificou-se um certo 'caos' produtivo nas micro e pequenas empresas já que a geração de receita anual por empregado é 49% abaixo da média, isto é, R$ 141 mil contra uma média de R$ 279 mil e R$ 437 mil nas empresas de grande porte, o que as posicionam como menos competitivas no mercado", dizia o relatório.

Sobre o desempenho dessas empresas no último ano, a assessoria econômica da FecomercioSP exalta o avanço das medidas de incentivo para as micro e pequenas empresas nos últimos anos, porém, ainda considera insuficiente. "Algumas medidas são fundamentais que envolvem, por exemplo, burocracia, precisam ser revistas", dizia o estudo.




Veículo: DCI



Veja também

Maior rede de farmácias do Sul, Panvel avança e chega ao mercado de São Paulo

Criada há 43 anos a partir da união de dois negócios familiares do Rio Grande do Sul - a Panitz e a...

Veja mais
Apenas 13,4% dos lojistas vão contratar temporários

O percentual de estabelecimentos do varejo que pretende contratar funcionários temporários será de ...

Veja mais
Famílias de baixa renda pagam menos por alimentos e transportes em setembro

Cinco dos oito grupos investigados apresentaram taxas de variação menores em relação a agost...

Veja mais
Black Friday: comércio eletrônico espera vendas 30% maiores em 25 de novembro

As vendas do comércio eletrônico devem subir 30% durante o principal dia de descontos da Black Friday, de a...

Veja mais
Brasileiros admitem pagar mais caro por alimento sem malefício

De acordo com uma pesquisa global elaborada pela consultoria Nielsen, 66% dos brasileiros estariam dispostos a pagar val...

Veja mais
Comércio varejista do País privilegia funcionários maduros e qualificados

Em meio à crise nas vendas, o comércio varejista apostou na dispensa de trabalhadores jovens e contrata&cc...

Veja mais
Óleo de abacate é alternativa ao azeite

Projeto da Epamig permite aproveitamento da fruta durante todo o ano com produto diferenciado Os produtores de abacate ...

Veja mais
Carne bovina e leite estão mais baratas em Belém

OFERTAS: Queda é para manter volume de vendas, justificam comerciantes   Os preços da carne bovina ...

Veja mais
Mapa amplia controle de frutas importadas de nove países

Medida visa a evitar ingresso de praga devastadora de pomares    Brasília (3/10/2016) - O Minist&eac...

Veja mais