Desemprego fica em 11,8% no trimestre encerrado em agosto

Leia em 2min 30s

É a maior taxa da série da Pnad, que começou no 1º trimestre de 2012.
Número de desocupados chegou a 12 milhões no país, segundo o IBGE.

 
 O desemprego ficou em 11,8% no trimestre encerrado em agosto, segundo dados divulgados nesta sexta-feira (30) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). É a maior da série da Pnad, que teve início no primeiro trimestre de 2012.
 
A taxa aumentou em relação à registrada no trimestre anterior, de março a maio, quando ficou em 11,2%, e em comparação à relativa ao trimestre encerrado em agosto de 2015, que atingiu 8,7%.
 
De junho a agosto deste ano, havia 12 milhões de desocupados no Brasil, de acordo com o IBGE. O número representa uma alta de 5,1% sobre o trimestre de março a maio de 2016 e de  36,6% diante do mesmo período de 2015.
 
Por outro lado, a população ocupada somou 90,1 milhões. Em comparação ao trimestre anterior, o contingente recuou 0,8% e em relação ao mesmo trimestre do ano passado, diminuiu 2,2%.
 
“O contingente de pessoas ocupadas continua em queda em ambos os períodos de comparação. Nós voltamos ao patamar de 2013. E em um ano, esse contingente perdeu cerca de 2 milhões de trabalhadores”, ressaltou Cimar Azeredo, coordenador de trabalho e rendimento do IBGE.
 
Desse total, havia 34,2 milhões de trabalhadores com carteira assinada. O número não mudou em relação ao trimestre de março a maio de 2016. Já frente ao trimestre de junho a agosto de 2015, a queda foi de 3,8%.
 
No trimestre encerrado em agosto, o rendimento médio dos trabalhadores ficou em R$ 2.011 e praticamente não variou em nenhuma das comparações.
 
Categorias de trabalhadores
O número de trabalhadores domésticos diminuiu 2,5% em relação ao trimestre de março a maio ao atingir 6,1 milhões de pessoas. Se comparado com o resultado do trimestre de junho a agosto de 2015, houve estabilidade.
 
O número de trabalhadores do setor público, em compensação, cresceu 1,6% sobre o trimestre anterior e chegou a 11,4 milhões de pessoas. Na outra base comparação, não houve variação.
 
Com o aumento do desemprego, o número de trabalhadores por conta própria vinha aumentando, mas nesse trimestre encerrado em agosto, foi registrada queda de 3,2%, para 22,2 milhões de pessoas. Sobre o mesmo período de 2015, houve estabilidade.
 
Indústria
Na comparação com o trimestre anterior, o emprego na indústria caiu 1,9%, na construção recuou 3,3% e nos serviços domésticos diminuiu 2,8%. Por outro lado, aumentou 1,9% na administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais (acréscimo de 294 mil pessoas).
 
Na comparação com o trimestre de junho a agosto de 2015, foi registrada queda de 2,8% na agricultura, pecuária, produção florestal e pesca; de 11% na indústria geral e de 9,4% na informação, comunicação e atividades financeiras, imobiliárias, profissionais e administrativas.
 
Aumentou 4,4% em transporte, armazenagem e correio, 5,3% em alojamento e alimentação e de 3,5% em administração pública, defesa, seguridade social, educação, saúde humana e serviços sociais. Os demais grupamentos não se alteraram.
 
Fonte: Portal G1


Veja também

Maior competitividade pode devolver crescimento a receitas de exportação

Primeiro levantamento da Abiove para 2017 indica ligeira recuperação no faturamento de vendas internaciona...

Veja mais
Estoques voltam a ter queda

Depois de quatro meses de queda, voltou a subir a ruptura nos estoques dos supermercados em agosto deste ano, segundo pe...

Veja mais
Ovos: Oferta elevada pressiona valores dos ovos

As cotações dos ovos continuam enfraquecidas, pressionadas pela maior oferta em setembro. Segundo colabora...

Veja mais
Sem PEC do teto de gastos dívida bruta poderá chegar a 100% do PIB em 2024, diz Temer

(Reuters) - O presidente Michel Temer reiterou nesta sexta-feira ser fundamental para o país a aprovaç&ati...

Veja mais
Citros: Preços da pera seguem em alta; tahiti volta a subir

Os preços da laranja pera seguem sustentados pela forte absorção das indústrias paulistas e ...

Veja mais
Procon detecta impureza em 74 de 241 amostras de café em Minas

Das 12 marcas denunciadas pelo Procon-MG, seis já foram excluídas da Associação Brasileira d...

Veja mais
Eliseu Padilha reforça a necessidade de reformas

O ministro-chefe da Casa Civil, Eliseu Padilha, afirmou ontem, em palestra a empresários da imprensa, que sem as ...

Veja mais
Crise estimula negócio virtual entre empresas

Para reduzir custos, companhias têm migrado suas compras para o e-commerce, e impulsionado o segmento business to ...

Veja mais
Exportações brasileiras para países nórdicos voltam a diminuir em 2016

Ainda que vendas para Suécia, Noruega e Finlândia tenham aumentado, embarques para Islândia e Dinamar...

Veja mais