Demanda por crédito sobe 11,9% em julho ante junho

Leia em 2min 40s

É o que revela indicador do Boa Vista

 
São Paulo - A demanda do consumidor por crédito teve alta de 11,9% em julho contra junho, descontados os efeitos sazonais, segundo indicador divulgado ontem, pela Boa Visa SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito). Na avaliação ante o mesmo mês do ano anterior, o indicador caiu 9,9%. Já na variação acumulada em 12 meses houve intensificação da tendência de queda, que passou de -5,1% no mês anterior para atuais -6,0%.
 
A avaliação mensal mostrou que nas instituições financeiras houve elevação de 10,8% na demanda, enquanto para o segmento não-financeiro a alta foi de 12,5%, segundo a instituição responsável pelo indicador.
 
Em nota, a Boa Vista SCPC destaca que o cenário ainda é de muita incerteza para o consumidor, apenas de alguma melhora nas expectativas para a economia. ?Fatores como altas taxas de juros, rendimentos reais negativos e desemprego elevado são apenas algumas das variáveis condicionantes deste resultado, que gera como consequência um consumidor bastante cauteloso?, diz a empresa.
 
A Boa Vista SCPC espera que a demanda por crédito continue em território negativo neste ano e apresente níveis positivos no acumulado em 12 meses somente a partir de 2017.
 
Confiança ? E o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), divulgado também ontem pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), aumentou 1% em agosto, na comparação com julho, na série com ajuste sazonal. Apesar da menor variação, é o quarto aumento mensal consecutivo, e o resultado foi influenciado pela melhora na avaliação das condições correntes (8,3%) e nas intenções de investimentos (1,8%).
 
Em relação a julho do ano passado, o Icec aumentou 9,4%, segunda taxa positiva nessa base de comparação desde julho de 2013. No entanto, o índice ainda ficou em patamar abaixo do nível de indiferença (100 pontos), reflexo da contínua redução das vendas e da atividade do comércio.
 
De acordo com a economista Izis Ferreira, da CNC, a atividade do comércio ainda não mostra perspectiva de recuperação no curto prazo, embora haja diminuição no ritmo de queda das vendas. ?As condições do mercado de trabalho, com desemprego e elevado comprometimento da renda dos consumidores, seguem influenciando negativamente o consumo. Entretanto, a confiança dos varejistas tem evoluído positivamente, após o indicador ter atingido a mínima histórica no fim do ano passado.?
 
Além da alta mensal de 8,3% no subitem que mede as condições correntes do Icec, a avaliação mostra melhora desde fevereiro deste ano na avaliação mensal dessazonalizada. Apesar disso, o índice continua em patamar muito baixo no ano, teve a primeira variação positiva (9,4%) desde o início da série histórica, em março de 2011, a despeito de o índice base de comparação (agosto 2015) ter sido também muito baixo.
 
Segundo a economista Izis Ferreira, os comerciantes estão conseguindo ajustar os estoques. ?Verificamos a desaceleração na queda das vendas no varejo, mas no curto prazo ainda seguem ausentes fatores que indicam retomada do crescimento da atividade do comércio. As condições ainda ruins do mercado de trabalho e o crédito caro mantêm a demanda em níveis baixos e dificultam a recuperação mais rápida do varejo?, disse.
 
Fonte: Diário Do Comércio de Minas  


Veja também

Alta do feijão tem forte desaceleração e prévia da inflação oficial perde força

IPCA-15 de agosto ficou em 0,45%, depois de subir 0,54%, em julho.Taxa de agosto é a maior para o mês desde...

Veja mais
Varejo gaúcho tem nova redução de vagas

FCDL-RS apresenta levantamento sobre os indicadores do emprego varejista no Rio Grande do Sul  A análise me...

Veja mais
Preço do leite em agosto deve diminuir 6,15%

Depois de atingir sua marca história em julho, o preço de referência do leite deve cair no Rio Grand...

Veja mais
Benefícios previdenciários saltaram 14,7 pontos no PIB em quase 20 anos

Em 1997, esses gastos representavam 4,9% do que era produzido no País, e, em 2015, essa relação foi...

Veja mais
B.blend lança cápsulas multibebidas

A joint venture da Whirlpool e Ambev já inaugurou a fábrica, em Sete Lagoas  Depois do sucesso das c...

Veja mais
25% dos homens já deixaram de economizar para comprar tratamentos de beleza

61,9% acreditam que cuidar da beleza é uma necessidade e não um luxo; 7% declararam estar com o nome suj...

Veja mais
Espumante da CRS Brands conquista medalha de ouro na Grande Prova Vinhos do Brasil

O Massimiliano Brut foi destaque da categoria Champenoise, concorrendo com rótulos de 110 vinícolas Ao...

Veja mais
Turismo no sul da Europa aumenta consumo de peixe

O turismo registado este verão no sul da Europa aumentou o consumo de pescado, inflacionando os preços de ...

Veja mais
Exportação terá novo recorde em 2016

Levantamento do Cepea indica que o agronegócio brasileiro caminha para um novo recorde no volume de exporta&ccedi...

Veja mais