Proteste: alerta sobre alergênicos nos rótulos não pode ser adiado

Leia em 3min

                                           Associação de consumidores pede que seja mantido prazo para empresas cumprirem exigência.

A Proteste Associação de Consumidores enviou ofício à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) pedindo que seja mantido o prazo, até início de julho, para a inclusão de ingredientes que podem provocar alergia alimentares nos rótulos de alimentos e bebidas. Às vésperas de a exigência se tornar obrigatória, empresas de alimentos pediram à Anvisa um adiamento desse prazo. Como mostrou reportagem publicada pelo Globo, na quarta-feira, a data-limite é julho deste ano, uma vez que a proposta de regulamentação foi aprovada em 3 de julho de 2015 e determinava que as empresas do setor cumprissem a norma em 12 meses. A Anvisa diz que esses pedidos estão em avaliação e, portanto, o prazo continua o mesmo.

— Informação adequada pode fazer toda a diferença para quem tem alguma alergia alimentar - afirma Maria Inês Dolci, coordenadora institucional da Proteste. - A clareza no rótulo melhorará a segurança alimentar e a vida de muitas famílias. A garantia de acesso a alimentos seguros é o principal obstáculo encontrado por quem tem alergia alimentar.

Alguns fabricantes já adaptaram as embalagens, mas há situações em que os consumidores interessados no assunto são obrigados a consultar os serviços de atendimento ao cliente das empresas, bem como a compartilhar informações com grupos de alérgicos, para checar se determinado alimento ou bebida oferece algum risco à sua saúde ou de seus familiares e amigos.

Há quase dois anos, a Proteste e a equipe da campanha "Põe no Rótulo" se uniram para trazer mais esclarecimentos ao consumidor sobre o tema, por meio de uma cartilha. A publicação online, que teve apoio da Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (Asbai), está disponível nos sites da Proteste e Põe no Rótulo.

Um ano para a adaptação

A Anvisa promoveu consulta pública sobre a inclusão de informações de alergênicos —substâncias que possam causar alergia — nos rótulos de alimentos industrializados ainda em 2014, mas só no ano passado baixou a RDC nº 26, de 2 de julho de 2015, dando prazo de um ano para a indústria se adaptar às novas regras.

Segundo o regulamento – que abrange alimentos e bebidas – os rótulos deverão informar a existência dos alimentos: trigo (centeio, cevada, aveia e suas estirpes hibridizadas); crustáceos; ovos; peixes; amendoim; soja; leite de todos os mamíferos; amêndoa; avelã; castanha de caju; castanha do Pará; macadâmia; nozes; pecã; pistaches; pinoli; castanhas, além de látex natural.

Com isso, os derivados desses produtos devem trazer a informação: "Alérgicos: Contém (nomes comuns dos alimentos que causam alergias alimentares)", "Alérgicos: Contém derivados de (nomes comuns dos alimentos que causam alergias alimentares)" ou "Alérgicos: Contém (nomes comuns dos alimentos que causam alergias alimentares) e derivados".

Já nos casos em que não for possível garantir a ausência de contaminação cruzada dos alimentos (que é a presença de qualquer alérgeno alimentar não adicionado intencionalmente, como no caso de produção ou manipulação), o rótulo deve constar a declaração "Alérgicos: Pode conter (nomes comuns dos alimentos que causam alergias alimentares)".

Essas advertências, segundo a norma, devem estar agrupadas imediatamente após ou logo abaixo da lista de ingredientes e com caracteres legíveis, em caixa alta, negrito e cor contrastante com o fundo do rótulo.

No Brasil, cerca de 8% das crianças e 3% dos adultos possuem alergia alimentar, cujo tratamento demanda um cuidado especial em relação ao que é consumido, sendo imprescindível que os rótulos dos produtos industrializados tragam informações claras, legíveis, em língua portuguesa, incluindo dados sobre o risco de contaminação cruzada com outros alimentos, que não os declarados na lista de ingredientes.

 



Veículo: Jornal O Globo


Veja também

Com avanço do desemprego, um em cada quatro jovens está sem trabalho

A taxa de desemprego entre os jovens aumentou 4,7 pontos percentuais (p.p.) durante um trimestre, chegando a 24,1% nos p...

Veja mais
Preços dos ovos caem com aumento da oferta e queda da demanda

Depois de subirem por sete semanas, os preços dos ovos começam a recuar. Entre 10 e 17 de maio, o valor m&...

Veja mais
Mercados apostam em estratégias promocionais para driblar crise

Para garantir as vendas durante a crise econômica, os supermercados de Uberlândia têm intensificado as...

Veja mais
Promoção em produtos de limpeza leva 500 mil pessoas a supermercado

Com a inflação corroendo o poder de compra, o consumidor se vira como pode para amenizar os efeitos da cri...

Veja mais
Índice de confiança da indústria cresce mais no Nordeste

                    ...

Veja mais
Lojistas devem se alinhar ao “novo consumidor”

                     Consumo em queda ex...

Veja mais
Perdas na produção devem pressionar mais os preços

                    ...

Veja mais
Varejo do ABC tem prejuízo de R$ 29 mi

O primeiro bimestre foi de prejuízos para o setor varejista do Grande ABC. A retração de 3,3% no fa...

Veja mais
Pesquisa mostra que há falta de produtos nos supermercados

A cada 100 produtos da lista de compras, cerca de 11 itens estão em falta nas prateleiras dos supermercados no Pa...

Veja mais