Varejo do futuro deve combinar tecnologias disruptivas

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Se antes, as empresas varejistas já tinham em suas agendas a superação de desafios operacionais, gerenciais e de atendimento personalizado ao cliente, hoje, essas demandas não só ainda estão presentes, mas também se juntam à tendência da transformação digital. Gargalos como integração da cadeia logística, eficiência na produtividade e gestão automatizada ficaram mais complexos diante da onda da digitalização. “Quem não souber surfar essa onda, certamente estará fora do mercado”, opina Ronan Maia, head de Consumer da TOTVS.

Segundo ele, é justamente nessa onda que a empresa de TI tem surfando junto ao segmento de Varejo. Para a TOTVS, os varejistas estão diante de um cenário completamente novo, onde o consumidor tem ainda mais poder nas mãos e está cada vez mais conectado. E a ideia é caminhar junto com os clientes deste setor na jornada para o digital.

“O Varejo tradicional precisa experimentar novos modelos de negócio e isso engloba todo ecossistema para se criar o Varejo do futuro. O digital está no centro dessa mudança”, pontua Maia e acrescenta que para esse caminho não existe mágica, mas uma combinação de tecnologias disruptivas que contemplem recursos de gestão empresarial, plataformas de colaboração com e-commerce e analytics, além dos hardwares, equipamentos e sensores que apoiam as decisões de frente de loja.

Maia explica que com aquisições de algumas empresas especializadas no Varejo, inclusive a compra da Bematech, a TOTVS se capacitou para ter um portfólio mais completo com soluções de ponta a ponta. A estratégia da empresa, que já atua há algum tempo por meio de verticais de mercado, é integrar todo o ecossistema do Varejo para que a TI seja mais simples e ágil, capaz de entregar uma nova experiência de compra ao consumidor.

“A digitalização do negócio consiste não só em combinar essas tecnologias, mas também capacitar o varejista a pensar diferente. Não importa o tamanho da loja, se é física ou no comércio eletrônico, o que vale é a inovação e entrega de uma nova experiência de marca ao cliente”, completa Maia.

 



Veículo: Site Decision Report


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