Dados estratégicos ajudam o varejo a tomar decisões

Leia em 4min 30s

Entender melhor os desejos e o comportamento de compra dos consumidores por meio de um uso mais inteligente das informações disponíveis nos mais diferentes canais deve estar no centro das estratégias dos varejistas brasileiros. O alerta é de Rodrigo Lacerda, novo membro do Conselho da Seed Digital, fundada em 2014 e uma das líderes em soluções de analytics para o varejo. A empresa tem no seu portfólio clientes como Coca-Cola, Starbucks e Centauro, e trabalha com tecnologia própria para fornecer dados precisos de hábitos de consumo, que possibilitam o cruzamento de informações para a tomada de decisões estratégicas e mensuração da eficiência do investimento em comunicação. O executivo, que já foi vice-presidente de marketing e novos negócios do Carrefour e passou por outras companhias, como Danone e Nestlé, diz que o varejo tradicional tem muito a aprender com o universo on-line. "A tecnologia será cada vez mais fundamental para ajudar o varejo a entender os seus clientes e conseguir tomar decisões mais assertivas para o futuro dos negócios", observa.

Jornal do Comércio - Qual é o maior gargalo para que o varejo tradicional consiga tomar decisões mais inteligentes no dia a dia da operação?
Rodrigo Lacerda - Durante muitos anos, estive no dia a dia das operações de um dos principais varejistas do Brasil, que é o Carrefour, e pude perceber que um dos grandes gargalos desse setor é a qualidade das informações disponíveis para a tomada de decisão. Temos muitos dados, mas que geralmente estão concentrados no pós-venda, e não antes ou durante o processo de compra, o que dificulta a análise dos gestores para conseguirem identificar cenários, ajustar rumos e redefinir investimentos. Os varejistas precisam levantar dados, transformar isso em conhecimento e, depois, em ferramentas para a tomada de decisão. Um dos pontos em que o e-commerce leva vantagem, sob a ótica da gestão, é justamente pelo fato de ter muita informação e estar conseguindo se utilizar de métricas para identificar o comportamento de compra dos seus consumidores.

JC - Qual o caminho para identificar as demandas dos consumidores diante de tantas ofertas que eles recebem hoje em dia?
Lacerda - O varejo tradicional precisa absorver as ferramentas inteligentes que estão disponíveis. No fundo, o que todo mundo quer é entender melhor o comportamento do consumidor - e como ele age e reage aos diferentes impulsos que está recebendo - para vender mais. Esse é um processo vivo, pois, quando a gente acha que conhece os clientes, chegam novas ofertas, necessidades e tendências. O consumidor está em constante mudança, e precisamos da tecnologia para conseguir acompanhá-lo. É fundamental qualificar a informação, saber quantos e quem são os clientes que entram e saem das lojas e identificar, por exemplo, por que não estão comprando.

JC - Que lições o Brasil precisa aprender com os Estados Unidos e a Europa em termos de aplicação do uso da tecnologia no varejo?
Lacerda - Temos muito a evoluir. O mercado brasileiro do varejo ainda está em um estágio inicial em termos de comunicação e de adoção de tecnologia de ponta em loja. Em alguns países, por exemplo, toda precificação é feita digitalmente - e aqui é em papel. Isso gera uma quantidade enorme de dados, maiores custos e lentidão em qualquer mudança de estratégia de preço. Além disso, a quantidade de etapas pelas quais o consumidor brasileiro precisa passar para comprar algo na loja física é enorme. Ele sai de casa, estaciona o carro, entra no supermercado, coloca os produtos no carrinho, depois tira para passar no caixa, coloca de novo para levar até o carro e tira para guardar. Estudos globais mostram que a tendência é reduzir ao máximo o número de etapas, o que vai resultar em mais eficiência e menor tempo e custos envolvidos. Basta olharmos a nossa realidade para vermos que ainda temos um bom chão a percorrer.

JC - Como a tecnologia pode auxiliar para tornar o processo de compra mais ágil?
Lacerda - Muitos varejistas europeus e americanos já começam a usar sistemas como o de self check-out, no qual o consumidor vai passando pelas gôndolas, escaneando os produtos que deseja e, ao final, apenas retira as suas compras. Outra estratégia é a de unir o mundo on-line ao off-line, permitindo que as pessoas façam as suas compras pela web e retirem na loja física.

JC - Além da questão tecnológica, quais são os outros desafios a serem vencidos para essa evolução se tornar uma realidade no varejo brasileiro?
Lacerda - Existe o fator de custo, pois, na medida em que a escala ainda é pequena, se torna muito caro adotar essas novas tecnologias. Os processos mais tecnológicos também exigem sistemas de autochecagem modernos, que garantam que o produto que está sendo passado é o mesmo pelo qual a pessoa vai pagar lá no final do processo. E sem falar na questão cultural. O nosso consumidor está muito habituado ao varejo básico. Ele vai até a loja e, na maioria dos casos, parece não se importar de ficar em uma fila. Como o Brasil tem uma política de custos muito atrelada a promoções, as pessoas gostam de estar in loco no momento da compra para sentirem que fizeram a melhor escolha. Tudo isso ainda deixa o País em uma posição de atraso na adoção das ferramentas disponíveis do varejo.

 



Veículo: Jornal do Comércio - RS


Veja também

Redes varejistas apostam em marcas próprias

                    ...

Veja mais
Tangerina cravo e berinjela estão mais em conta, diz Ceagesp

               Outros preços em baixa são mel&atild...

Veja mais
Vendas do Dia das Mães devem apresentar queda em 2016, diz ACSP

   Para a entidade, o recuo deverá ser maior no segmento de bens duráveis e o consumidor vai opt...

Veja mais
Farinha tem aumento de mais de 60% este ano em Belém

                    ...

Veja mais
FGV: famílias sentem que situação financeira pode piorar

As famílias brasileiras sentem que a situação financeira está ruim e ainda pode piorar nos p...

Veja mais
Consumidores registram em abril o menor nível histórico de confiança, aponta FGV

A recuperação ensaiada pela confiança do consumidor no início do ano não se confirmou...

Veja mais
Chuvas não evitarão perdas na safra de milho

Em reunião prévia realizada na sede do Conselho Nacional do Café (CNC), em Brasília (DF), o ...

Veja mais
Movimento do comércio cai 7,1% no trimestre

O movimento do comércio varejista nacional recuou 7,1% no primeiro trimestre na comparação com o me...

Veja mais
Setor atacadista distribuidor fatura R$ 218,4 bi em 2015 e tem crescimento nominal de 3,1%

       A Associação Brasileira de Atacadistas e Distribuidores (ABA...

Veja mais