Estudos indicam aumento no fluxo de visitantes em shoppings e no número de novas lojas

Leia em 2min 30s

O 1º Simpósio Nacional de Varejo e Shopping, realizado pela Alshop em Punta del Este de 31/03 a 03/04 revelou o estudo encomendado para o Ibope Inteligência sobre a vacância em Shopping Centers. Alarmante, a pesquisa pontua de nos shoppings em maturação, ou seja, inaugurados há menos de três anos, o índice de espaço vago chega a 45% do total da área bruta locável (ABL).


Vistos desse ponto de vista os dados são, realmente, alarmantes. Mas é necessário ressaltar que, nos shoppings já consolidados (que são a grande maioria em operação no Brasil) as áreas vagas ficam em torno de 9%. E há outros dados que mostram o vigor do setor varejista: além do aumento no fluxo de visitantes - fator preponderante para a efetivação das vendas - também há um grande número de marcas abrindo novas lojas em 2016.

 

Visitantes
O Ibope Inteligência divulgou uma tendência no crescimento do fluxo de visitantes nos shopping center brasileiros. Desde novembro, o movimento de queda foi revertido e, em março, o fluxo de visitantes cresceu 0,5% em relação ao mês anterior. Os números mostram a vontade do consumidor em retomar a sua rotina de compras, diversão e entretenimento, que encontra no shopping center o cenário ideal para atender às suas necessidades.


Estudo da CNC - Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo - traz outro dado que merece atenção (e comemoração): o índice de confiança dos empresários do comércio aumentou 1,1% em março em relação a fevereiro. Esse aumento da confiança e otimismo também foi visto durante o Simpósio Nacional de Varejo e Shopping em estudo realizado pela Alshop.


A Entidade ouviu cerca de 50 marcas associadas, todas elas com várias lojas em operação, e detectou que 34 delas pretendem abrir novos pontos de venda em 2016. Somando todas as operações, serão 824 novas lojas (próprias e franqueadas) abertas nos shoppings brasileiros. E não é uma especulação: tratam-se de operações que já estão com contratos assinados, funcionários em processo de seleção e todo o restante necessário para iniciar o funcionamento.


Para repercutir o tema, colocamos à disposição o presidente da Alshop, Nabil Sahyoun, e o diretor de Relações Institucionais da entidade, Luís Augusto Ildefonso. Ambos podem falar sobre a vacância nos shoppings, o aumento no fluxo de visitantes dos malls e sobre o aumento da confiança dos empresários e o reflexo desses fatores na economia brasileira.


ALSHOP

Com mais de 45 mil associados em todo o país, a Alshop - Associação Brasileira de Lojistas de Shopping representa hoje cerca de 140 mil lojistas dos 893 shopping centers instalados no País. A entidade foi criada em 1994 e é membro da Federação Nacional de Varejo norte-americana (NRF), do Forum for International Retail Association Executives (FIRAE), do International Council of Shopping Center (ICSC) e da União Nacional das Entidades do Comércio e Serviços (UNECS).

 


Assessoria de Comunicação da ALSHOP

 


Veja também

Inadimplência atinge 30% da população

      Veículo: Jornal O Estado de S. Paulo...

Veja mais
Em abril, energia e alimentos podem manter desaceleração dos preços

Depois de subir 1,24% em março, os alimentos devem ter alta menos expressiva em abril, acompanhando a tendê...

Veja mais
Vale-tudo: varejo faz parcelamento a perder de vista

                    ...

Veja mais
Com 6 meses de atraso, créditos da Nota Fiscal Paulista são liberados

Com seis meses de atraso, a Secretaria da Fazenda do Estado de São Paulo libera nesta segunda-feira, 11, o montan...

Veja mais
Demanda fraca limita o aumento de preços

Em meio ao cenário de recessão econômica, a demanda mais fraca já começa a contribuir ...

Veja mais
Alimentos baixam de preço, mas consumidor não sente alívio no bolso

             Aumento acumulado nos últimos meses foi tão gran...

Veja mais
Café Pelé reproduz capa do Estadão em embalagens de café

Lew'LaraTBWA usa a capa do jornal para provar que o Café Pelé é embalado todos os dias   &nb...

Veja mais
Um terço dos devedores renegocia dívidas, mas não consegue pagá-las

Brasileiro desconhece o próprio orçamento, mas já é possível encontrar ajuda psicol&o...

Veja mais
Safra de 2016 será maior, diz IBGE

O País terá este ano um aumento na produção de 13 entre os 26 principais produtos da safra a...

Veja mais