Produção da indústria cresce 11% na Bahia

Leia em 2min 30s

Mesmo diante da crise, a Bahia registrou expansão de 11% na produção industrial de fevereiro em comparação a igual mês do ano anterior. Em relação a janeiro  deste ano, entretanto, houve uma retração de 7,9%, conforme dados divulgados nesta quinta-feira, 7, pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

As dificuldades no mês enfrentadas pelo setor no estado e pela média da produção nacional, segundo a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) "são reflexos do acirramento das crises econômica e política que se retroalimentam", conforme explicou o superintendente de desenvolvimento industrial da entidade, Maurício West Pedrão, em relatório da análise do desempenho do setor.

Reversão de perda

A boa notícia é que mesmo este ano, considerando o acumulado dos dois primeiros meses, também houve avanços  na Bahia: de 10,6%, revertendo a perda de 8,9%, observada no último trimestre de 2015, conforme constatado pelo IBGE. Nesse cenário, somente Pará (12,8%) e Mato Grosso (8,1%) também tiveram crescimento, sendo que, no caso baiano, impulsionado pela produção de coque, produtos derivados do petróleo e biocombustíveis (óleo diesel e óleos combustíveis).

Os dados do instituto revelam ainda que, na comparação com  fevereiro do ano passado, o desempenho da indústria baiana foi superior à média nacional, que, registrou queda de 9,8%, com 12  dos 15 locais pesquisados apontando resultados negativos -  contrariamente à expansão de 11% verificada na Bahia.

Transformação

O relatório da Fieb destacou o desempenho ainda maior da indústria de transformação baiana na comparação de fevereiro de 2016 com fevereiro de 2015: 13,4%. No acumulado de janeiro e fevereiro, o crescimento  foi de 12,4%.  A entidade frisou, entretanto, a queda de 2,6% em fevereiro, na comparação dos últimos 12 meses, em relação ao período anterior.

Com esse resultado, a Bahia ficou em quarto lugar no ranking dos 14 estados que participam da Pesquisa Industrial Mensal, na qual apenas Mato Grosso e Espírito Santo apresentaram resultados positivos (4,8% e 1%, respectivamente).

Exportações

Para a Fieb, os resultados positivos revelados na comparação com fevereiro do ano passado -  crescimento geral de 11% e de 13,4% para o segmento de transformação - pode ser fruto do bom desempenho do setor exportador: "A depreciação do real pode ser um alento para o setor exportador", afirma a entidade.

Ao contrário dos dados registrados na maioria dos estados pesquisados: oito dos 11 segmentos industriais da Bahia apresentaram resultados positivos  no período, detre eles o ramo de  refino de petróleo e biocombustíveis: com crescimento de 108,3%. Trata-se de uma maior fabricação de óleo diesel, óleos combustíveis, naftas para petroquímica e gasolina automotiva.

"O crescimento tem, entretanto, base de comparação deprimida, uma vez que essa atividade recuou 60,1% em fevereiro de 2015, em função de greve de funcionários ocorrida em uma importante refinaria local", frisou a Fieb.

Dentre os demais segmentos que registraram bom desempenho estão: metalurgia (26,8%), bebidas (8,9%) e equipamentos de informática (6,4%).

 



Veículo: Jornal A Tarde - BA


Veja também

Safra de 2016 será maior, diz IBGE

O País terá este ano um aumento na produção de 13 entre os 26 principais produtos da safra a...

Veja mais
Conheça as 15 tendências de consumo que mudarão o varejo nos próximos anos

A DOM Strategy Partners, consultoria 100% nacional focada em estratégia corporativa, desenvolveu o estudo “...

Veja mais
Colheita das culturas de verão se acelera no RS

A colheita do milho evolui em todas as regiões produtoras do Estado, beneficiada pelo clima quente e seco dos &ua...

Veja mais
Alimentação saudável vale prêmios em nova campanha da marca Nutry

A partir desse mês, quem adquirir qualquer produto da Nutry poderá concorrer a câmeras de víde...

Veja mais
Consumidor paga 27% a mais por produtos frescos em SP

Os produtos comercializados na Companhia de Entrepostos e Armazéns Gerais de São Paulo (Ceagesp) subiram e...

Veja mais
Empresários gaúchos seguem pessimistas, diz Fecomércio-RS

Ao fechar com uma queda de 4,7% em março na comparação com o mesmo período do ano passado, o...

Veja mais
Alimentação e bebidas respondem por 74% da inflação em março

Apesar do freio no ritmo de aumento na taxa de inflação de março, os alimentos ficaram ainda mais c...

Veja mais
País deve importar 700 mil toneladas de milho

As importações de milho da Argentina pelo Brasil deverão atingir neste ano pelo menos 700 mil tonel...

Veja mais
Confiança do consumidor paulista atinge mínima histórica

A confiança do consumidor paulista atingiu em março 57 pontos, mínima histórica, aponta a As...

Veja mais