Intenção de consumo das famílias sobe 1,6%

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A Intenção de Consumo das Famílias (ICF) avançou 1,6% em fevereiro ante janeiro, já descontados os efeitos sazonais, disse a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC).

O resultado foi influenciado pela melhora nas expectativas para os próximos meses, "um movimento típico de início de ano", segundo a instituição. Na comparação com fevereiro de 2014, porém, a ICF registrou queda de 33,2%. "Somando 78,7 pontos, numa escala de 0 a 200, o índice está em nível bastante baixo em termos históricos e reflete a percepção de insatisfação dos 18 mil entrevistados com as condições correntes", destacou a CNC. Em janeiro, o ICF havia crescido 1,3%, mas recuado 35,3% na comparação com janeiro de 2015.

"A confiança do consumidor parou de cair em janeiro e ensaia alguma melhora. Com avaliações ainda muito desfavoráveis sobre a situação presente da economia e expectativas pessimistas em relação aos próximos meses, ainda é precipitado falar em reversão consistente de tendência, haja vista os fracos resultados recentes do varejo", diz Juliana Serapio, assessora Econômica da CNC.

Bens duráveis

No confronto mensal, a maior parte dos indicadores registrou avanço, com destaque para a intenção de compra de bens duráveis, com aumento de 4,5% ante janeiro. A previsão da CNC é que o volume de vendas caia 3,9% em 2016, após recuo de 4,3% no ano passado.

 



Veículo: Jornal DCI


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