Varejo físico apresenta queda no fluxo de pessoas

Leia em 3min 10s

          Segundo dados da Virtual Gate, o tráfego de consumidores nas lojas em janeiro caiu cerca de 6,7% em comparação com 2015.

A recessão vem afetando o varejo físico nacional, como é possível observar pelo grande número de lojas que foram fechadas no país em 2015 e, consequentemente, a redução de postos de trabalho no setor. Essa situação, além das questões atreladas à política econômica do país, passa também por uma mudança no comportamento do consumidor, que em janeiro de 2016 teve um fluxo 6,7% menor nas lojas físicas em relação ao mesmo período de 2015.

Segundo Caio Camargo, diretor de Relações Institucionais da Virtual Gate, empresa responsável pelo monitoramento no tráfego de pessoas em mais de 1.200 estabelecimentos em todo o país, a queda no fluxo de pessoas no início deste ano vem seguindo a tendência apresentada em 2015, ano que “fechou com uma redução de fluxo que obedeceu às tendências de curva de fluxo sazonais de mercado, mas apresentou uma queda quase que no mesmo nível durante todo o ano, se comparado com 2014”.
Tendência deve se repetir em 2016

Para 2016, Camargo considera que o quadro deve se repetir em decorrência do momento recessivo pelo qual o Brasil vem passando: “A tendência é que neste ano, pelo menos inicialmente, esse caminho seja parecido. Ou seja, o mercado apresente números mais reduzidos, por conta da situação econômica”, diz.

De acordo com ele, até o momento não foi possível identificar um movimento anormal no índice, registrado há pelo menos três anos, mas divulgado ao mercado apenas a partir de 2014. Assim, “no mês que sobe, sobe em todos os anos, no mês que desce, desceu em todos, mas sempre com números comparativamente menores”. “A alteração não tem sido pontual, tem se mostrado distribuída ao longo do ano. O fluxo de lojas vem reduzindo, a partir de 2014, nos meses quando comparados”, aponta.
Interesse de compra

Mais do que necessariamente indicar a redução das vendas e, consequentemente, do lucro das lojas físicas, a análise do fluxo de pessoas está relacionada ao interesse de compra dos consumidores que entram nos estabelecimentos buscando por determinados produtos ou serviços pelos quais estão interessados. Nesse aspecto, Caio Camargo aponta uma queda no interesse de compra ao longo dos períodos.

Segundo ele, “de cada cinco pessoas que entram em um ponto-de-venda, apenas uma compra”. As razões para a não realização da compra são variadas, compreendendo “desde o 'não atendimento' até questões como mix, preços, condições, etc.”. Trabalhando com a noção de taxa de conversão aplicada aos estabelecimentos físicos, que corresponde à relação entre o fluxo de pessoas e as vendas, Camargo aponta que a média do mercado tem sido entre 17% e 20%. Porém, o índice pode ser ainda menor, como em “alguns mercados nos quais a decisão de compra é mais cognitiva, como o setor de eletroeletrônicos, por exemplo. Nesses casos de mercado, a média tem sido entre 5% e 10%”.

A cultura da taxa de conversão já é algo bastante aplicada à internet, sobretudo no comércio eletrônico, e agora vem servindo de instrumento para que o varejo físico desfaça alguns mitos, como a ideia de que todos são sempre atendidos: “Tem-se a impressão que se atende quase todo mundo, mas todo mundo tem uma experiência de consumo para contar na qual entrou em uma loja e não foi atendido”, afirma. “Se um gerente diz que não vende mais porque não entram mais pessoas na loja, a questão agora é saber quantas pessoas deixaram de entrar e quanto mais de pessoas ele precisa que entrem na loja para que possa perseguir suas metas”. Assim, “Não dá mais para 'achar' no varejo. É tempo de 'saber'”, conclui.

 



Veículo: Site Blasting News


Veja também

Milho gaúcho atinge produtividade inédita

A produtividade do milho no Rio Grande do Sul atingiu níveis considerados inéditos. Apesar de uma redu&cce...

Veja mais
Preços de alimentos têm a maior alta em 14 anos, diz IBGE

Os preços de alimentos e bebidas saltaram 2,28% em janeiro, registrando a maior alta desde dezembro de 2002 (3,91...

Veja mais
Indicadores da FGV mostram melhora do mercado de trabalho em janeiro

Dois indicadores da Fundação Getulio Vargas (FGV) apontam tendência de melhora da situaç&atil...

Veja mais
Lenovo vê crescimento de 25% nas vendas de smartphones

Mesmo com perdas e um pequeno panorama negativo, o quarto trimestre de 2015 foi motivo de comemorações par...

Veja mais
Gigante chinesa de eletrodomésticos Midea tenta se consolidar no Brasil

Para aumentar sua relevância na América Latina, empresa decidiu aumentar o portfólio de produtos no ...

Veja mais
Sucesso de linha infantil leva a novos produtos

Dados divulgados pela Associação Brasileira de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (Abihpec) a...

Veja mais
Feriado de Carnaval anima o comércio da capital mineira

O feriado de Carnaval só começa, oficialmente, a partir deste sábado, mas Belo Horizonte já ...

Veja mais
77% dos lares brasileiros compraram pelo menos um par de calçados em 2015

Um levantamento revelou que 77% dos lares brasileiros compraram pelo menos um par de calçados em 2015 e o pre&cce...

Veja mais
IBGE diz que Safra 2016 será de 210,7 milhões de t, 0,6% maior que a de 2015

A safra brasileira deve somar 210,7 milhões de toneladas em 2016, segundo o Levantamento Sistemático de Pr...

Veja mais