Confiança da Indústria avança 2,6 pontos em janeiro ante dezembro, aponta FGV

Leia em 1min 40s

O Índice de Confiança da Indústria (ICI) subiu 2,6 pontos em janeiro ante dezembro, passando de 75,4 para 78,0 pontos, informou nesta sexta-feira, 29, a Fundação Getulio Vargas (FGV). Com o resultado, o índice alcança o maior nível desde março de 2015.

O ICI, no entanto, ainda está 9,4 pontos abaixo do registrado no mesmo mês de 2014. Entre dezembro e janeiro, o Nível de Utilização da Capacidade Instalada (Nuci) diminuiu 1,1 ponto porcentual, para 73,9%, o menor nível da série histórica, com início em 2001.

A alta do ICI na margem se deve tanto à melhora das avaliações dos empresários sobre o atual momento quanto sobre o futuro. Dos 19 principais segmentos pesquisados, 12 registraram aumento da confiança no período. Na passagem de dezembro para janeiro, o Índice da Situação Atual (ISA) subiu 3,5 pontos, para 78,5 pontos, enquanto o Índice de Expectativas (IE) avançou 1,6 ponto, para 77,9 pontos.

A maior contribuição para a evolução do ISA veio do item que sinaliza o nível de estoques, que passou de 121,6 para 117,3, indicando que menos empresas avaliam ter estoques excessivos. Este é o menor nível deste componente desde abril de 2015 (116,4 pontos). De acordo com a FGV, houve diminuição da proporção de empresas com estoques excessivos e aumento da parcela de empresas com estoques insuficientes no mês.

No âmbito do IE, a principal influência de alta foi do quesito que mede as expectativas de produção para os próximos três meses. O indicador avançou 2,8 pontos em relação a dezembro, para 80,2 pontos.

Na avaliação do superintendente adjunto para ciclos econômicos da FGV, Aloisio Campelo Jr., a alta mais expressiva do ICI em janeiro é reflexo de avanços no processo de normalização de estoques do setor, às custas da manutenção de níveis muito baixos de utilização da capacidade produtiva.

"Associado à percepção de estabilização do nível de demanda, este ajuste de estoques tem colaborado para reduzir o pessimismo, sugerindo um cenário de atenuação das taxas de queda da produção industrial nos próximos meses", analisou Campelo Jr.

Veículo: Site Revista IstoÉ Dinheiro


Veja também

Varejo espera retração ainda maior em 2016

                    ...

Veja mais
Vendas de smartphones batem recorde no mundo em 2015

Segundo dados preliminares divulgados nesta quarta-feira (27) pela consultoria de mercado IDC, os embarques de smartphon...

Veja mais
Brasil aumentou produção de suínos e de ovos em 2015

Consumo internos dos dois produtos também teve elevação no ano passado   A produç&ati...

Veja mais
Identificação do setor produtivo para cursos do Pronatec acontece até dia 5 de fevereiro

Entidades participantes do Fórum de Competitividade do Varejo têm até o dia 5 de fevereiro para iden...

Veja mais
Produção de ovos do Brasil bate recorde histórico em 2016

Crescimento registrado foi de 6,1% e chega a 39,5 bilhões de unidades Levantamentos feitos pela Associaç&...

Veja mais
Chuvas comprometem a safra mineira de feijão

                    ...

Veja mais
FGV apura alta no índice de confiança do comércio

O Índice de Confiança do Comércio (Icom) subiu 6,4 pontos em janeiro ante dezembro, na série...

Veja mais
Fatia de famílias endividadas aumenta no mês

As famílias brasileiras começaram o ano de 2016 mais endividadas. A fatia das contas a pagar passou de 61,...

Veja mais
Vendas do varejo caem 3,9% no ano, diz o IDV

Já no mês de dezembro do ano passado, o indicador do IDV manteve a retração de vendas e os as...

Veja mais