Indústria mineira mantém pessimismo

Leia em 2min 30s

                         Produção em outubro registrou uma pequena melhora em relação a setembro, aponta a sondagem da Fiemg.

Depois de ter batido recorde negativo em outubro, ficando em apenas 31 pontos, o Índice de Confiança do Empresário Industrial de Minas Gerais (Icei/MG) subiu um pouco neste mês. As expectativas do empresariado mineiro seguem pessimistas (32,8 pontos), porém menos que no mês anterior. Esse número está 20 pontos abaixo da média histórica do índice (52,8 pontos) e 7,5 pontos mais baixo do que o pessimismo registrado em igual período do intervalo anterior. O Icei mineiro também ficou abaixo do nacional, que registrou 36,4 pontos.

A pesquisa, realizada pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e divulgada na sexta-feira, mostrou que os empresários de pequeno porte são os mais pessimistas (29,9 pontos). Já o indicador das médias e grandes empresas mostrou 31,7 e 34,8 respectivamente.

Segundo o Icei/MG, na percepção dos empresários, as condições de negócio (24,6 pontos) estão muito insatisfatórias. Atualmente, o descontentamento é maior com a economia brasileira (17,9 pontos) e a do Estado (18,7 pontos) do que com a própria empresa (27,9 pontos).

Para os próximos seis meses, as expectativas também continuam negativas (36,9 pontos) e estão presentes em todos os portes e segmentos de empresas pesquisadas. As expectativas para a economia do País e do Estado são as mais negativas, com 28,7 e 29,6 pontos, respectivamente, enquanto o indicador da própria empresa ficou bem acima: com 41,0 pontos.

Produção - A Sondagem Industrial da Fiemg também mostrou que o indicador de produção de Minas Gerais em outubro continuou negativo (42,0 pontos). No entanto, houve pequena melhora em relação a setembro (39,1 pontos). "Mas não o suficiente para elevar o índice acima dos 50,0 pontos", aponta a pesquisa.

As empresas de médio e grande portes também registraram melhora no índice em relação à pesquisa anterior e apenas as empresas de pequeno porte apresentaram uma redução mais intensa na produção.

Já o indicador de emprego apresentou recuo no mês passado, ficando em 40,2 pontos. Segundo a sondagem, apesar de menor, o índice sinaliza relativa estabilidade em relação ao apurado na última pesquisa 41,4 pontos, dada a margem de erro de dois pontos para cima ou para baixo.

Por outro lado, diante da queda na atividade, a pesquisa também revela que as empresas estão conseguindo ajustar o nível de estoques, com redução nos estoques de produtos finais (47,9 pontos) e fechamento do mês com estoque dentro do planejado (49,9 pontos).

A pesquisa da Fiemg indica que as expectativas dos empresários em relação à demanda continuam pessimistas. Nos próximos seis meses, eles acreditam que deve haver redução nos pedidos (40,9 pontos), na compra de matéria-prima (38,6 pontos), nas contratações (38,9 pontos) e nas exportações (41,4 pontos).

O índice de intenção de investimento, como já era esperado, manteve-se em níveis baixos (35,4 pontos). Porém, se levado em conta a margem de erro da sondagem, que é de quatro pontos, o resultado mostra estabilidade em relação à pesquisa de outubro.

 



Veículo: Jornal Diário do Comércio - MG


Veja também

Confiança da indústria cai 2,50% em novembro ante outubro, aponta prévia da FGV

O Índice de Confiança da Indústria (ICI) apurado na prévia da sondagem de novembro caiu 2,50...

Veja mais
Desembolsos para setor de cana patinam com juros

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) deve fechar este ano com queda no volume de recurso...

Veja mais
Usda reduz safra brasileira de café em 9%

A produção brasileira de café na safra 2015/16 (julho a junho) foi revisada para 49,4 milhõe...

Veja mais
Lojas do RS precisarão parar a venda de palmitos

A Associação Gaúcha de Supermercados (Agas) encaminhou pedido a supermercados do Rio Grande do Sul ...

Veja mais
Melhora na qualidade dos importados já preocupa fabricantes de calçados

Mesmo com uma vantagem adicional trazida pela valorização do dólar frente à moeda brasileira...

Veja mais
93% dos brasileiros pretendem presentear neste Natal, aponta SPC Brasil

Mas gasto médio por presente deve cair 22%. Consumidores atribuem diminuição à alta da infla...

Veja mais
Consumidores criam grupos de compras coletivas para fugir da crise

               Itens adquiridos em atacado, em mai...

Veja mais
Confiança do industrial tem leve melhora

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (Icei) teve uma leve alta em novembro em relaç...

Veja mais
Empresa investe R$ 1,5 mi para rastrear mercadorias

HBSIS criou software para acompanhar distribuição em tempo real, o que trouxe alta na produtividade e qued...

Veja mais