Atividade do varejo tem maior recuo em outubro desde 2003

Leia em 2min 10s

O movimento dos consumidores nas lojas recuou 3,3% em outubro ante setembro, de acordo com o Indicador Serasa Experian de Atividade do Comércio, descontadas as influências sazonais. Foi o pior resultado mensal do varejo nacional neste ano.

Já na comparação com o mês de outubro do ano passado, o tombo foi ainda maior: 7,9% na movimentação dos consumidores nas lojas, o pior resultado no período analisado desde maio de 2003. No acumulado do ano até outubro, o movimento da atividade varejista ainda registra expansão de 0,4%.

Segundo os economistas da Serasa Experian, a atividade este ano foi impactada pelo aumento da inflação, do desemprego, da inadimplência, dos juros no crediário e pela queda na confiança dos consumidores, o que fez com que outubro registrasse a quinta queda mensal consecutiva da atividade varejista.

Segundo o balanço, com exceção do segmento de combustíveis e lubrificantes, que registrou alta de 2%, todos os demais segmentos varejistas tiveram retrações mensais em outubro: móveis, eletroeletrônicos e informática (-7,7%); material de construção (-2,7%); veículos, motos e peças (-1,3%); tecidos, vestuário, calçados e acessórios (-1,3%); supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (-0,2%).

No período acumulado de janeiro a outubro, apenas o segmento de móveis, eletroeletrônicos e informática registra expansão, de 2,1%, perante os primeiros 10 meses do ano passado. Todos os demais segmentos varejistas estão operando no território negativo na comparação acumulada anual: veículos, motos e peças (-18%); combustíveis e lubrificantes (-2%); material de construção (-1,1%); tecidos, vestuário, calçados e acessórios (-0,2%); supermercados, hipermercados, alimentos e bebidas (-0,1%).

Confiança do empresário

Por consequência da queda no fluxo dos clientes, o Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec) caiu 3% em outubro, em relação a setembro, apontou a Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC). Em relação ao ano anterior, a queda foi de 26,5%.

Para a entidade, 2015 "caminha para se consolidar como um dos piores para o comércio". A pesquisa atingiu 81,9 pontos em outubro - um leve crescimento ante os 81,4 pontos observados em setembro.

O item que mede a satisfação dos empresários com as condições atuais da econômica caiu 7,1% na comparação mensal, e 48,2%, na anual. Segundo a análise, 94% dos 6 mil empresários ouvidos afirmaram que a economia está pior que em 2014. Após o resultado da pesquisa, a CNC revisou a queda no volume de vendas de 2015 de 2,9% para 3,6%, sem considerar o comércio automotivo e materiais de construção. Levando em conta os dados do varejo, a retração é ainda maior, 6,9% até o final do ano.

 



Veículo: Jornal DCI


Veja também

Novo consumidor brasileiro quer preço, política e igualdade

A crise econômica, que tem tirado o sono dos varejistas, pode ser oportunidade de conhecer melhor o cliente. De ac...

Veja mais
Preços de alimentos já subiram até 68% nos últimos 12 meses

                    ...

Veja mais
2015 caminha para se consolidar como um dos piores anos para comércio, diz CNC

Mesmo às vésperas do Natal, a data comemorativa mais importante para o comércio brasileiro, a confi...

Veja mais
Outubro foi o pior mês do ano para o varejo

Outubro foi o pior mês do ano para os lojistas do País. O Indicador de Atividade do Comércio, divulg...

Veja mais
Pif Paf alimentos anuncia expansão da linha e investe em três novas marcas

  A Pif Paf acaba de anunciar investimento em novas marcas: Pif Paf Premium, Ladelli e a PescaNobre. Com um aporte...

Veja mais
SP registra primeiro foco de ferrugem da soja na safra 2015/16

O Consórcio Antiferrugem, por meio da Fundação ABC, acaba de registrar o primeiro foco de ferrugem ...

Veja mais
Investimentos em pesquisa e manejo tentam reduzir resistência nas lavouras

                Perda de eficácia gera...

Veja mais
Vendas externas de grãos e carnes em alta

As vendas externas de soja, carnes, milho, produtos florestais e açúcar contribuíram com 73% das ex...

Veja mais
Demora na implementação da logística reversa será tema de debate nesta quinta

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio da Câmara dos Deputados p...

Veja mais