Uma ponte para a retomada do crescimento

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                                          Sistema Fecomércio RJ lança Mapa Estratégico do Comércio com foco no Estado do Rio de Janeiro.

O setor do comércio, Bens, Serviços e Turismo é o que mais contribui para o incremento da atividade econômica do Rio de Janeiro, em cinco das oito regiões do Estado. Fica na segunda posição em apenas três. O setor também é, de longe, o principal empregador: são dois milhões de trabalhadores com carteira assinada, o que equivale a 42,6% dos postos de trabalho formais do Estado, distribuídos por 349 mil estabelecimentos, que incluem o comércio de varejo (37% dos vínculos), comércio de atacado (7%), serviços (44%) e turismo (12%), em regiões com características bem distintas.

As informações acima fazem parte do Mapa Estratégico do Comércio, uma iniciativa do Sistema Fecomércio RJ, que visa o fortalecimento do setor no Estado do Rio de Ja-neiro, no período de 2015 a 2020.

O Mapa, feito em parceria com a Fundação Getúlio Vargas (FGV), será lançado hoje a noite, em evento no Copacabana Palace. Participam do lançamento empresários, parlamentares e representantes dos sindicatos e das prefeituras do Estado. Contará ainda com a presença do governador Luiz Fernando Pezão e do ex-prefeito de Nova York, Rudolph Giuliani, que foi convidado para falar sobre segurança e educação.

A apresentação será feita pelo presidente do Sistema Fecomércio RJ, Orlando Diniz, que debaterá os diferentes aspectos do documento com os economistas Fábio Giambiagi e Samuel Pessoa; além do jornalista Gilberto Dimenstein, sob a mediação do colunista George Vidor.

A divulgação destes dados, além de ser um instrumento de mobilização do empresariado, da sociedade e dos governos, tem como objetivo inserir o setor do comércio de Bens, Serviços e Turismo no centro da agenda de desenvolvimento e de formulação de políticas públicas do Estado. Além disso, neste momento de crise, o setor, por suas características e importância, pode ser um dos eixos da retomada do crescimento econômico do Estado.

Mais do que colher indicadores, o Mapa do Comércio faz um estudo socioeconômico aprofundado, que busca refletir a realidade, as demandas e as especificidades do setor do comércio de Bens, Serviços e Turismo nas oito regiões do Estado: Metropolitana, Costa Verde, Noroeste Fluminense, Médio Vale do Paraíba, Serrana, Baixadas Litorâneas, Norte Fluminense e Centro-Sul Fluminense. O Mapa aprofundará o conhecimento acerca das vocações regionais, identificando similaridades e diferenças entre as economias dos municípios. E será, ainda, um instrumento estratégico para a atuação do Senac RJ, braço de Educação Profissional do Sistema.

O Mapa apresenta nove fatores-chave, considerados fundamentais para garantir o desenvolvimento do setor e das diversas regiões do Estado. Cada fatorchave é associado a um objetivo que sintetiza o principal resultado a ser alcançado até 2020, de modo a orientar os debates, os esforços e a atuação dos diferentes atores de interesse do comércio, incluindo empresários, sindicatos, setor público e a sociedade, como um todo.

Ao longo de 2016, o Sistema Fecomércio RJ promoverá encontros regionais para discussão das questões locais do setor, em prol do desenvolvimento sustentável e adoção de políticas públicas eficientes.

Mais competitividade e inovação

A primeira edição do Mapa Estratégico do Comércio foi lançada pelo Sistema Fecomércio RJ em 2013 e apresentava o diagnóstico sobre temas de interesse do setor em âmbito nacional, para o período 2014-2020. Em 2015, a Federação amplia o escopo desse estudo para elaborar o Plano Estratégico do Comércio do Estado do Rio de Janeiro.

Este planejamento será concluído após a promoção de encontros nas oito regiões fluminenses. A ideia é abordar em profundidade temas que afetam o setor e as economias municipais, por meio de debates com empresários locais, o poder público e a sociedade.

– Faremos a maior mobilização empresarial já realizada no Estado. Queremos que as soluções sejam acordadas localmente pelos atores diretamente envolvidos em cada região. Não acreditamos em medidas impostas de cima para baixo, mas em propostas que tenham real afinidade com as demandas de cada região – afirma o presidente do Sistema Fecomércio RJ, Orlando Diniz.

Por meio do Mapa Estratégico do Comércio do Estado do Rio de Janeiro, o Sistema Fecomércio RJ oferece uma plataforma com subsídios ao incremento da competitividade e da inovação empresarial, a partir da análise de indicadores econômicos, estudos internos e da realidade vivenciada e narrada por empresários que tornam o comércio de Bens, Serviços e Turismo protagonista da economia fluminense.

 



Veículo: Jornal O Globo - RJ


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