Percepção sobre estoques melhora em outubro

Leia em 2min 10s

A percepção dos empresários da Região Metropolitana de São Paulo em relação aos estoques teve uma leve melhora em outubro, mostra pesquisa da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). O Índice de Estoques (IE), calculado pela entidade, atingiu 91,9 pontos, alta de 1% ante o resultado de setembro (91 pontos) e recuo de 16,1% em relação a outubro do ano passado (109,5 pontos).

O movimento foi puxado pelo aumento do percentual de comerciantes que consideram o volume de mercadorias estocadas como adequado, de 45,3% em setembro para 45,8% em outubro. Por sua vez, 37,8% dos empresários ouvidos pela entidade consideraram seus estoques acima do adequado. Em setembro, essa percepção abrangia 38,7% dos entrevistados.

Para Fábio Pina, assessor econômico da FecomercioSP, o dado é reflexo de um ajuste comum nesta época do ano. "Apesar de o Natal provavelmente ser pior do que o do ano passado, o momento é propício para adequação dos estoques", disse.

Apesar da alta, Pina recomenda cautela em relação à análise do IE de outubro, uma vez que o dado representa o segundo pior resultado da série histórica, iniciada em 2011.

" claro que precisamos de mais evidências, mas o dado de outubro talvez marque um ponto de fundo de poço. Ainda assim, é difícil imaginar quando o consumidor vai recuperar sua confiança", afirmou. "Não esperamos uma recuperação do consumo e do emprego este ano e, muito provavelmente, nem na primeira metade de 2016".

A pesquisa também mostra um leve aumento do percentual de empresários com estoque abaixo do adequado, de 14,8% em agosto, 15,6% em setembro e 16% em outubro. "Essa oscilação ocorre por causa da redução de sortimento de produtos, especialmente nos setores de supermercados e vestuário", afirmou Pina.

Emprego - O comércio varejista paulista apresentou pela primeira vez em oito meses saldo positivo na geração de empregos. Em agosto, foram admitidos 79.054 empregados e desligados 74.699, registrando um saldo positivo de 4.355 vagas. Com isso, a ocupação formal no setor atingiu 2.137.590 empregados, crescimento de 0,2% na comparação com o mês imediatamente anterior.

Os dados compõem a pesquisa realizada mensalmente pela entidade a partir de dados do Caged, do Ministério do Trabalho e Emprego. Porém, os dados compilados pela entidade mostram que, no acumulado do ano, foram suprimidas 52.880 vagas no varejo paulista, com 696.423 admissões contra 749.303 desligamentos.

Para a assessoria econômica da entidade, o saldo positivo em agosto representa apenas um efeito sazonal, uma vez que o oitavo mês do ano costuma responder pelo segundo maior saldo de empregados do ano, atrás apenas de novembro.

 



Veículo: Jornal Diário do Comércio - MG


Veja também

Calor evapora climatizadores das lojas de BH

Temperatura recorde e clima seco elevam procura por ventiladores em 30% e por ar-condicionado em 500%. Com demanda em al...

Veja mais
Sorvete deve crescer ainda mais no Brasil

    Veículo: Jornal O Estado de S. Paulo  ...

Veja mais
Alta do dólar reanima mercado nacional para venda de brindes

Enquanto a alta do dólar prejudicou diversos setores da economia, outros acabaram sendo beneficiados. É o ...

Veja mais
Desmontando o Natal

                    ...

Veja mais
Agronegócio deve crescer 0,45% em 2015

Apesar da queda de 0,19% em julho, o PIB do agronegócio mineiro deve encerrar o ano em R$ 163,32 bilhões (...

Veja mais
VBP em Minas está estimado em R$ 49 bi

                    ...

Veja mais
Luz deve subir até 15% em 2016 com alta do dólar e poucas chuvas

                    ...

Veja mais
O Brasil e a freada chinesa

O governo brasileiro tem motivos especiais para se preocupar com o menor crescimento chinês. Há preocupa&cc...

Veja mais
Estiagem em Minas atrasa o plantio de grãos e pode elevar os custos

O início da implantação da safra 2015/16 de grãos em Minas Gerais está atrasado em de...

Veja mais